Os fundamentos do trabalho educativo no Referencial Curricular Gaúcho e suas implicações para a educação linguística a partir de uma abordagem histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472247

Palavras-chave:

Referencial Curricular Gaúcho, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Linguística

Resumo

Este artigo tem como mote ‘currículo’ e objetiva identificar a(s) base(s) teórico-pedagógica(s) do Referencial Curricular Gaúcho, documento oficial orientador de ações educativas alusivas à Educação Básica no estado do Rio Grande do Sul, discorrendo sobre suas implicações para o trabalho educativo com educação linguística. Consiste, assim, em pesquisa documental e toma como eixo analítico as concepções de ‘ensino’ e ‘aprendizagem’ constantes no documento, as quais são examinadas a partir da teoria pedagógica histórico-crítica (SAVIANI, 2018). Evidencia-se, ao longo do texto, uma fundamentação concernente às denominadas pedagogias do “aprender a aprender” (DUARTE, 2011), alinhadas ao ideário neoliberal e pós-moderno, caracterizadas como reverberações da Pedagogia Nova e da Pedagogia Tecnicista, voltadas para a formação unilateral com vistas ao atendimento às demandas mercadológicas. Em atenção ao potencial emancipatório das instituições formais de ensino, advoga-se, neste estudo, por um exame crítico por parte dos profissionais da educação em relação ao documento parametrizador, a fim de que a escola cumpra sua função que consiste em formar omnilateralmente os indivíduos, em especial no que tange às aulas de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Silvana Nascimento, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Possui Mestrado em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos (UFSM) e é graduada em Letras também pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sabatha Catoia Dias, Universidade Federal do Rio Grande

Habilitada em Licenciatura e Bacharelado no curso de Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em Linguística pela mesma universidade, área de concentração Linguística Aplicada. Atuou como docente na Educação Básica da rede municipal de São José/SC, como formadora no curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede de São José/SC, e como docente no curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lotada no Instituto de Letras e Artes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma universidade, área de Estudos da Linguagem, ao curso de Especialização em Língua Portuguesa, também da FURG, e docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFSC (PROFLETRAS)

Pierre Silva Machado, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestrado em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna, pela mesma universidade, com bolsa CAPES. Também atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi professor-bolsista no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF -FURG). Além disso, é membro-pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística (GEPEL), parceria entre Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo interesse nos seguintes temas: Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Formação Docente em Letras, Currículo, Filosofia da Enunciação, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Histórico-Cultural e Teoria Social Marxista

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Nascimento, S., Dias, S. C., & Machado, P. S. (2024). Os fundamentos do trabalho educativo no Referencial Curricular Gaúcho e suas implicações para a educação linguística a partir de uma abordagem histórico-crítica. Educação, 49(1), e115/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644472247