Os fundamentos do trabalho educativo no Referencial Curricular Gaúcho e suas implicações para a educação linguística a partir de uma abordagem histórico-crítica

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644472247

Mots-clés :

Referencial Curricular Gaúcho, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Linguística

Résumé

Este artigo tem como mote ‘currículo’ e objetiva identificar a(s) base(s) teórico-pedagógica(s) do Referencial Curricular Gaúcho, documento oficial orientador de ações educativas alusivas à Educação Básica no estado do Rio Grande do Sul, discorrendo sobre suas implicações para o trabalho educativo com educação linguística. Consiste, assim, em pesquisa documental e toma como eixo analítico as concepções de ‘ensino’ e ‘aprendizagem’ constantes no documento, as quais são examinadas a partir da teoria pedagógica histórico-crítica (SAVIANI, 2018). Evidencia-se, ao longo do texto, uma fundamentação concernente às denominadas pedagogias do “aprender a aprender” (DUARTE, 2011), alinhadas ao ideário neoliberal e pós-moderno, caracterizadas como reverberações da Pedagogia Nova e da Pedagogia Tecnicista, voltadas para a formação unilateral com vistas ao atendimento às demandas mercadológicas. Em atenção ao potencial emancipatório das instituições formais de ensino, advoga-se, neste estudo, por um exame crítico por parte dos profissionais da educação em relação ao documento parametrizador, a fim de que a escola cumpra sua função que consiste em formar omnilateralmente os indivíduos, em especial no que tange às aulas de Língua Portuguesa.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvana Nascimento, Université Fédérale du Rio Grande do Sul

Doutora em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Possui Mestrado em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos (UFSM) e é graduada em Letras também pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sabatha Catoia Dias, Universidade Federal do Rio Grande

Habilitada em Licenciatura e Bacharelado no curso de Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em Linguística pela mesma universidade, área de concentração Linguística Aplicada. Atuou como docente na Educação Básica da rede municipal de São José/SC, como formadora no curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede de São José/SC, e como docente no curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lotada no Instituto de Letras e Artes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma universidade, área de Estudos da Linguagem, ao curso de Especialização em Língua Portuguesa, também da FURG, e docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFSC (PROFLETRAS)

Pierre Silva Machado, Université Fédérale du Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestrado em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna, pela mesma universidade, com bolsa CAPES. Também atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi professor-bolsista no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF -FURG). Além disso, é membro-pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística (GEPEL), parceria entre Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo interesse nos seguintes temas: Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Formação Docente em Letras, Currículo, Filosofia da Enunciação, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Histórico-Cultural e Teoria Social Marxista

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Publié-e

2024-08-05

Comment citer

Nascimento, S., Dias, S. C., & Machado, P. S. (2024). Os fundamentos do trabalho educativo no Referencial Curricular Gaúcho e suas implicações para a educação linguística a partir de uma abordagem histórico-crítica. Educação, 49(1), e115/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644472247