As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491336

Palabras clave:

Alfabetizacion, Autismo, Enfoque Multissensorial

Resumen

El proceso de alfabetización de niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA) representa una serie de desafíos que exige la adopción de metodologías específicas y adaptadas a sus particularidades. El enfoque multisensorial se ha destacado como una estrategia eficaz al integrar estímulos visuales, auditivos, táctiles y cinestésicos en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este estudio tuvo como objetivo mapear, a través de una revisión de alcance, las estrategias multisensoriales descritas en la literatura científica para la alfabetización de niños con TEA. La metodología siguió las directrices del Joanna Briggs Institute (JBI) y el protocolo PRISMA-ScR, considerando estudios sin restricciones de tipo, año o idioma, ubicados en bases de datos nacionales e internacionales. Los resultados evidenciaron una escasez de publicaciones en lengua portuguesa, lo que indica una brecha en la producción científica nacional. Las estrategias más frecuentes involucraron el uso de materiales manipulativos, como letras en relieve y cajas de palabras; actividades táctiles, como el trazado de letras en arena; y recursos digitales como el E-Word Wall para reforzar el vocabulario. También se destacaron prácticas que combinan estímulos auditivos y visuales, como la asociación entre sonidos y letras. Se concluye que la sistematización de estas evidencias puede apoyar la formación docente y orientar la implementación de prácticas pedagógicas más accesibles e inclusivas en el proceso de alfabetización de niños con TEA.

Biografía del autor/a

Gabriella Conti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Instituto de Educação Rhema. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Única. Formação em Análise do Comportamento Aplicada- ABA. Formação em letramento e alfabetização, metodologias a partir de tecnologias assistivas, e psicologia educacional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente da educação básica. Atua com cognição infantil. Realiza avaliações e intervenções terapêuticas voltadas ao desenvolvimentos cognitivo de crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, especificamente para crianças do Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Aprendizagem.

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente do curso de graduação de Medicina da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. Membro do Banco de Avaliadores do INEP (BASis) desde 2019, como Avaliadora de Cursos de Graduação em Psicologia. Estágio pós-doutoral em Ensino junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - 2021). Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Especialista em Avaliação Psicológica (2020); Especialista em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo - ABA (2021); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes pela Escola de Saúde do Paraná (2011). Especialista em Psicopedagogia abrangência Clínica e Institucional (ESAP, 2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense UNIPAR (2005), campus Cascavel - PR. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia Social na Saúde e Saúde Pública. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literacia para a Saúde em Região de Fronteira. Áreas de interesse: Psicologia e Educação Popular em Saúde; Atenção Primária à Saúde e Metodologias ativas de Ensino-aprendizagem.

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Publicado

2025-09-17

Cómo citar

Conti, G., & Mombelli, M. A. (2025). As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo. Educación, 50(1), e120/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644491336