As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491336

Keywords:

Literacy, Autism, Multisensory Approach

Abstract

The literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) presents a series of challenges that require the adoption of specific methodologies adapted to their individual needs. The multisensory approach has stood out as an effective strategy by integrating visual, auditory, tactile, and kinesthetic stimuli into the teaching-learning process. This study aimed to map, through a scoping review, the multisensory strategies described in the scientific literature for the literacy of children with ASD. The methodology followed the guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI) and the PRISMA-ScR protocol, considering studies without restrictions on type, year, or language, located in national and international databases. The results showed a shortage of publications in Portuguese, highlighting a gap in national scientific production. The most frequent strategies involved the use of manipulative materials, such as raised letters and word boxes; tactile activities, such as letter tracing in sand; and digital resources like the E-Word Wall for vocabulary reinforcement. Practices combining auditory and visual stimuli, such as associating sounds with letters, also stood out. It is concluded that the systematization of these findings can support teacher training and guide the implementation of more accessible and inclusive pedagogical practices in the literacy process of children with ASD.

Author Biographies

Gabriella Conti, Western Paraná State University

Mestranda em ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Instituto de Educação Rhema. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Única. Formação em Análise do Comportamento Aplicada- ABA. Formação em letramento e alfabetização, metodologias a partir de tecnologias assistivas, e psicologia educacional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente da educação básica. Atua com cognição infantil. Realiza avaliações e intervenções terapêuticas voltadas ao desenvolvimentos cognitivo de crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, especificamente para crianças do Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Aprendizagem.

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente do curso de graduação de Medicina da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. Membro do Banco de Avaliadores do INEP (BASis) desde 2019, como Avaliadora de Cursos de Graduação em Psicologia. Estágio pós-doutoral em Ensino junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - 2021). Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Especialista em Avaliação Psicológica (2020); Especialista em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo - ABA (2021); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes pela Escola de Saúde do Paraná (2011). Especialista em Psicopedagogia abrangência Clínica e Institucional (ESAP, 2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense UNIPAR (2005), campus Cascavel - PR. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia Social na Saúde e Saúde Pública. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literacia para a Saúde em Região de Fronteira. Áreas de interesse: Psicologia e Educação Popular em Saúde; Atenção Primária à Saúde e Metodologias ativas de Ensino-aprendizagem.

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Published

2025-09-17

How to Cite

Conti, G., & Mombelli, M. A. (2025). As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo. Education, 50(1), e120/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644491336