As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491336Palavras-chave:
Alfabetização, Autismo, Abordagem MultissensorialResumo
A alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um conjunto de desafios que demanda a adoção de metodologias específicas e adaptadas às suas particularidades. A abordagem multissensorial tem se destacado como uma estratégia eficaz por integrar estímulos visuais, auditivos, táteis e cinestésicos no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo mapear, por meio de uma revisão de escopo, as estratégias multissensoriais descritas na literatura científica voltadas à alfabetização de crianças com TEA. A metodologia seguiu as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e o protocolo PRISMA-ScR, considerando estudos sem restrições de tipo, ano ou idioma, localizados em bases de dados nacionais e internacionais. Os resultados evidenciaram uma escassez de publicações em língua portuguesa, o que indica uma lacuna na produção científica nacional. As estratégias mais frequentes envolveram o uso de materiais manipulativos, como letras em relevo e caixas de palavras; atividades táteis, como o desenho de letras na areia; e recursos digitais, como o E-Word Wall para reforço do vocabulário. Também se destacaram práticas que combinam estímulos auditivos e visuais, como a associação entre sons e letras. Conclui-se que a sistematização dessas evidências pode subsidiar a formação de professores e orientar a implementação de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas no processo de alfabetização de crianças com TEA.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Pereira. O uso dos recursos pedagógicos mediados pelo professor no ensino dos conceitos geométricos a um educando com TEA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed., texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2022.
ARAÚJO, W. C. O. Recuperação da informação em saúde. ConCI, 2020. Disponível em: https://conci.ibict.br. Acesso em: 2 set. 2025.
ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, v. 8, n. 1, p. 19-32, 2005.
BOGDASHINA, Olga. Autism and the edges of the known world: sensitivities, language and constructed reality. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2010.
BOGDASHINA, Olga. Sensory perceptual issues in autism and Asperger syndrome: different sensory experiences – different perceptual worlds. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2003.
BOGDASHINA, Olga. The role of sensory perceptual differences in autism. Blog Olga Bogdashina, 4 mar. 2022. Disponível em: https://www.olgabogdashina.com/post/the-role-of-sensory-perceptual-differences-in-autism. Acesso em: 2 set. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Crescem matrículas de alunos com Transtorno do Espectro Autista na educação básica. Brasília: INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/censo-escolar/crescem-matriculas-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista. Acesso em: 2 set. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 jun. 2024.
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 28, e280010, 2023.
COUTINHO, Monike Carvalho; TESSARO, Mônica. Percepção de professores acerca do processo de inclusão de alunos neurodivergentes. Revista Pedagógica, v. 26, e7871, 2024.
ESPLENDORI, Gabriela Feitosa; SANTOS, Kelli Borges; PÜSCHEL, Vilanice Alves de Araújo. Teaching and learning with a multisensory approach in undergraduate Nursing education: scoping review protocol. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 22, suppl. 1, e20236655, 2023.
JOANNA BRIGGS INSTITUTE. JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI, 2020. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global. Acesso em: 2 set. 2025.
JOSEPH, Laurice M. Effects of word boxes on phoneme segmentation, word identification, and spelling for a sample of children with autism. Child Language Teaching and Therapy, v. 34, n. 3, p. 223-240, 2018.
KONKEL, S.; FARIAS, E. R. S. A alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no ensino comum. Revista Ensino & Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 170-180, 2024.
LANTER, Elizabeth. Emergent literacy development in children with autism spectrum disorders. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – [Instituição não identificada].
MOSTAFA, A. A. Investigating the effect of multisensory approach on improving emergent literacy skills in children with autism disorder. Journal of Autism Research, v. 15, n. 3, p. 189-205, 2022.
NARKON, Drue E.; WELLS, Jenny C.; SEGAL, Lillian S. E-Word Wall: an interactive vocabulary instruction tool for students with learning disabilities and autism spectrum disorders. Teaching Exceptional Children, v. 43, n. 4, p. 38-45, 2018.
PORCO, Barbara. Reading: functional programming for people with autism. Bloomington: Indiana Resource Center for Autism, Indiana University, 1989.
REIS, V. L. dos; CAPELLINI, V. L. M. F. (org.). Desafios e propostas atuais da educação inclusiva. Araraquara, SP: Padu Aragon Editor, 2022.
SILVA, Laiza Ribeiro; SILVA, Alan Pedro da; ELIAS, Nassim Chamel; ISOTANI, Seiji. Computational approaches for literacy of children with autism: a systematic mapping. Interactive Learning Environments, v. 28, n. 3, p. 389-407, 2020.
SOLLER, Marcelo. Didáctica multisensorial de las ciências. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras completas. Tomo cinco: fundamentos de defectologia. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WATARI, Antônio Vinícius Almeida; ALMEIDA JÚNIOR, Osvaldo Fernandes. A mediação da informação no contexto escolar: uma abordagem nas tecnologias digitais de informação e comunicação. Biblioteca Escolar em Revista, v. 8, n. 2, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

