As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491336

Parole chiave:

Alfabetização, Autismo, Abordagem Multissensorial

Abstract

Il processo di alfabetizzazione dei bambini con Disturbo dello Spettro Autistico (DSA) rappresenta una serie di sfide che richiedono l’adozione di metodologie specifiche e adattate alle loro particolarità. L’approccio multisensoriale si è distinto come strategia efficace integrando stimoli visivi, uditivi, tattili e cinestetici nel processo di insegnamento-apprendimento. Questo studio ha avuto l’obiettivo di mappare, attraverso una revisione di scoping, le strategie multisensoriali descritte nella letteratura scientifica per l’alfabetizzazione dei bambini con DSA. La metodologia ha seguito le linee guida del Joanna Briggs Institute (JBI) e il protocollo PRISMA-ScR, includendo studi senza restrizioni di tipo, anno o lingua, presenti in banche dati nazionali e internazionali. I risultati hanno evidenziato una scarsità di pubblicazioni in lingua portoghese, indicando una lacuna nella produzione scientifica nazionale. Le strategie più comuni includevano l’uso di materiali manipolabili, come lettere in rilievo e scatole di parole; attività tattili, come il tracciamento delle lettere sulla sabbia; e risorse digitali come l’E-Word Wall per rafforzare il vocabolario. Sono state inoltre evidenziate pratiche che combinano stimoli uditivi e visivi, come l’associazione tra suoni e lettere. Si conclude che la sistematizzazione di queste evidenze può supportare la formazione degli insegnanti e orientare l’implementazione di pratiche pedagogiche più accessibili e inclusive nel processo di alfabetizzazione dei bambini con DSA.

Biografie autore

Gabriella Conti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Instituto de Educação Rhema. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Única. Formação em Análise do Comportamento Aplicada- ABA. Formação em letramento e alfabetização, metodologias a partir de tecnologias assistivas, e psicologia educacional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente da educação básica. Atua com cognição infantil. Realiza avaliações e intervenções terapêuticas voltadas ao desenvolvimentos cognitivo de crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, especificamente para crianças do Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Aprendizagem.

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente do curso de graduação de Medicina da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. Membro do Banco de Avaliadores do INEP (BASis) desde 2019, como Avaliadora de Cursos de Graduação em Psicologia. Estágio pós-doutoral em Ensino junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - 2021). Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Especialista em Avaliação Psicológica (2020); Especialista em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo - ABA (2021); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes pela Escola de Saúde do Paraná (2011). Especialista em Psicopedagogia abrangência Clínica e Institucional (ESAP, 2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense UNIPAR (2005), campus Cascavel - PR. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia Social na Saúde e Saúde Pública. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literacia para a Saúde em Região de Fronteira. Áreas de interesse: Psicologia e Educação Popular em Saúde; Atenção Primária à Saúde e Metodologias ativas de Ensino-aprendizagem.

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Pubblicato

2025-09-17

Come citare

Conti, G., & Mombelli, M. A. (2025). As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo. Educação, 50(1), e120/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644491336