As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644491336

Mots-clés :

Alfabetização, Autismo, Abordagem Multissensorial

Résumé

Le processus d’alphabétisation des enfants atteints de trouble du spectre de l’autisme (TSA) représente une série de défis qui nécessitent l’adoption de méthodologies spécifiques et adaptées à leurs particularités. L’approche multisensorielle s’est distinguée comme une stratégie efficace en intégrant des stimuli visuels, auditifs, tactiles et kinesthésiques dans le processus d’enseignement-apprentissage. Cette étude visait à cartographier, à travers une revue de portée, les stratégies multisensorielles décrites dans la littérature scientifique pour l’alphabétisation des enfants avec un TSA. La méthodologie a suivi les lignes directrices du Joanna Briggs Institute (JBI) et le protocole PRISMA-ScR, en incluant des études sans restriction de type, d’année ou de langue, trouvées dans des bases de données nationales et internationales. Les résultats ont révélé une rareté des publications en langue portugaise, ce qui indique une lacune dans la production scientifique nationale. Les stratégies les plus fréquentes impliquaient l’utilisation de matériel manipulable, comme des lettres en relief et des boîtes de mots; des activités tactiles, comme le traçage de lettres dans le sable; et des ressources numériques telles que le E-Word Wall pour renforcer le vocabulaire. Des pratiques combinant des stimuli auditifs et visuels, comme l’association entre les sons et les lettres, ont également été mises en évidence. En conclusion, la systématisation de ces données peut appuyer la formation des enseignants et orienter la mise en œuvre de pratiques pédagogiques plus accessibles et inclusives dans le processus d’alphabétisation des enfants avec un TSA.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriella Conti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Instituto de Educação Rhema. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Única. Formação em Análise do Comportamento Aplicada- ABA. Formação em letramento e alfabetização, metodologias a partir de tecnologias assistivas, e psicologia educacional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente da educação básica. Atua com cognição infantil. Realiza avaliações e intervenções terapêuticas voltadas ao desenvolvimentos cognitivo de crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, especificamente para crianças do Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Aprendizagem.

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente do curso de graduação de Medicina da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. Membro do Banco de Avaliadores do INEP (BASis) desde 2019, como Avaliadora de Cursos de Graduação em Psicologia. Estágio pós-doutoral em Ensino junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - 2021). Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Especialista em Avaliação Psicológica (2020); Especialista em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo - ABA (2021); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes pela Escola de Saúde do Paraná (2011). Especialista em Psicopedagogia abrangência Clínica e Institucional (ESAP, 2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense UNIPAR (2005), campus Cascavel - PR. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia Social na Saúde e Saúde Pública. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literacia para a Saúde em Região de Fronteira. Áreas de interesse: Psicologia e Educação Popular em Saúde; Atenção Primária à Saúde e Metodologias ativas de Ensino-aprendizagem.

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Publié-e

2025-09-17

Comment citer

Conti, G., & Mombelli, M. A. (2025). As abordagem multissensorial nas habilidades de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (tea): estratégias e recursos: revisão de escopo. Educação, 50(1), e120/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644491336