O ensino de botânica em uma perspectiva da Base Nacional Comum Curricular e da formação inicial de professores

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470607

Parole chiave:

Ciências da Natureza, Interdisciplinaridade, Letramento científico

Abstract

A proposta deste estudo é promover uma reflexão sobre a abordagem do ensino de botânica nos currículos dos cursos de licenciatura para a formação inicial de professores de ciências. A pesquisa foi do tipo qualitativa e para a produção dos dados realizou análise documental que utilizou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNC-Formação como objetos de estudo. Os resultados e a análise foram organizados em temas contemplando a formação inicial de professores de ciências, o ensino de botânica e a interdisciplinaridade. O curso de formação não integra a aprendizagem dos temas específicos de botânica e os saberes pedagógicos. A botânica não compõe o contexto de cada escola e dos interesses dos estudantes, de forma democrática. O docente do ensino superior tem perfil de pesquisador e forma o jovem professor por meio de metodologias de ensino tradicionais, o que não estimula o uso de estratégias inovadoras e criativas. Recomenda-se que os cursos de formação promovam o trabalho colaborativo integrado com a rede de ensino regional. Conclui-se que o modelo atual de ensino de botânica nos cursos de licenciatura, nos quais a organização dos temas sobre as plantas é fragmentada, não atende às exigências específicas da docência.

Biografie autore

Rosi Maria Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação nas Ciências (2019), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestre em Ciências Ambientais (2010) pela UNOCHAPECO. Especialista em Desenvolvimento Sustentável (2007) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005) também pela URI. Atualmente é pesquisadora executora no Pós-Doutorado em Ensino de Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora de Graduação, Pós-Graduação e pesquisadora da URI/Câmpus de Frederico Westphalen/RS, UCEFF/Câmpus de Itapiranga/SC e Chapecó/SC e Instituto Federal Farroupilha – IFFAR/Câmpus de Santa Rosa/RS e Panambi/RS. É membro Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS. Tem experiência nas seguintes áreas: Formação de Professores (Inicial e Continuada), Trabalho por Projetos, Pedagogia da Cooperação, Interdisciplinaridade na Prática Docente, Competências Socioemocionais, Educação Ambiental, Ensino de Botânica, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental. Atualmente é docente substituta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Dois Vizinhos PR.

Maria Cecília Chiara Moço , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Botânica - Museu Nacional UFRJ (1996) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Professora Adjunta, no Departamento de Botânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por 5 anos (2004 a 2009). Atualmente é Professora Associada III, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, campus do Vale, gestão 2013 e 2014. Foi Coordenadora de área do subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS), de agosto de 2013 a fevereiro de 2018. Atua no Programa de Pós-Graduação em Botânica e no PPG Educação em Ciências da UFRGS. Tem experiência de pesquisa: na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em estudos sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas de plantas aquáticas; e na área de educação, com ensino de botânica, avaliação de materiais didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem em ciências, educação ambiental, formação de professores e interdisciplinaridade. 

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Pubblicato

2024-02-11

Come citare

Prestes, R. M., & Moço , M. C. C. (2024). O ensino de botânica em uma perspectiva da Base Nacional Comum Curricular e da formação inicial de professores. Educação, 50(1), e18/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644470607