Um estudo sobre imagens nos livros didáticos dos anos iniciais: a representação das diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470374

Palavras-chave:

Currículo escolar, Discurso foucaultiano, Diversidade, Identidade

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa intitulada A formação inicial de professores em nível médio, os livros didáticos e a questão das diferenças e tem como objetivo analisar as abordagens de livros didáticos dos anos iniciais sobre a questão das diferenças. O Plano Nacional do Livro Didático segue as políticas curriculares e atinge as escolas direcionando, de certa forma, a ação pedagógica em sala de aula. O presente estudo analisa as imagens presentes nos livros, para problematizar a discussão que os livros didáticos introduzem acerca da questão das diferenças. Pela análise documental, o estudo mapeou e analisou as imagens presentes em livros didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Foram utilizados como ferramentas analíticas os conceitos discurso e representação sobre três aspectos, quais sejam: a inclusão das diferenças no currículo: uma problematização inicial; a interdição do discurso da inclusão das diferenças; e as diferenças vinculadas à representação. O referencial teórico advém dos estudos de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo e Carlos Skliar. Os resultados mostram que os livros didáticos introduzem um discurso sobre as diferenças focalizado na diversidade cultural e na deficiência, ao mesmo tempo em que omitem as diferenças de gênero, sexualidade e credo religioso. Os livros abordam as diferenças como diversidade, e, por isso, as mantêm presas à identidade e à representação.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS/Campus Cerro Largo/RS. Linha de pesquisa: Currículo e políticas educacionais. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas/GEPPEPP/UFFS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão -GEPE/UFSM. Docente nos cursos de licenciatura da UFFS/Campus Cerro Largo/RS.

Hedi Maria Luft, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUI.

Deise Taliane Ávila da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduanda em Pedagogia na Unijuí, à distância. Durante a pesquisa era bolsista do PIBIC-EM.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Rigo, N. M., Luft, H. M., & Silva, D. T. Ávila da. (2024). Um estudo sobre imagens nos livros didáticos dos anos iniciais: a representação das diferenças. Educação, 49(1), e7/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644470374