Percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466944Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Disciplina de Ciências, Emprego e renda.Resumo
A pandemia da COVID-19 pode ser apontada como a maior quebra de paradigmas da história da educação no século XXI. Dada a sua gravidade, a melhor alternativa para mitigação de danos na educação segue sendo o ensino remoto emergencial (ERE), que é mediado, em maior ou menor grau, pelas Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). No entanto, aprender Ciências através desta nova abordagem metodológica pode ser desafiador, considerando as desigualdades no acesso e uso das TICs no Brasil. Soma-se a isso a grande capacidade de abstração dos alunos que a disciplina de Ciências por vezes requer, o que causa dúvidas e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do estudo foi questionar e compreender como os alunos dos anos finais do ensino fundamental, de duas cidades de realidades socioeconômicas distintas, estão percebendo o aprendizado na disciplina de Ciências. A metodologia, de cunho quali-quantitativo, utilizou um questionário para a coleta de dados, estatística descritiva e a análise de conteúdo para a discussão. O trabalho identificou diferenças marcantes entre as escolas das duas cidades pesquisadas, no que tange a aspectos socioeconômicos e étnicos e sua relação com o acesso à rede, uso de eletroeletrônicos e os impactos desses fatores na aprendizagem na disciplina de Ciências. A análise permite inferir que são urgentes as medidas de enfrentamento à pandemia dentro do contexto familiar, que refletirá no contexto escolar, de forma a diminuir o impacto dos efeitos negativos na aprendizagem.
Referências
ALMEIDA, Lília Bilati de, et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, n. 1, p. 55-67, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/7BZxyCX73JT9tJbBmsbfZ8w/abstract/?lang=pt Acesso em 15 jul. 2021.
ARAÚJO, Alexandro Moura; RIBEIRO, Eduardo Magalhães. Feiras, feirantes e abastecimento: uma revisão da bibliografia brasileira sobre comercialização nas feiras livres. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 561-583, 2018. Disponível em: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/ESA26-3_feiras_feirantes/ESA26-3_feiras_feirantes_PDF Acesso em 15 jul. 2021.
ARRUDA, Eucidio Pimenta; MILL, Daniel. Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre as iniciativas brasileiras e internacionais. Educação, v. 46, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/41203/pdf Acesso em 15 jun. 2021.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - Ranking, 2013. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/ranking Acesso em 11 jun. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1 ed., 1979, 225p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 15 jul. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 15 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília: DF, 18 mar. 2020. p. 39. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em 15 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. Brasília: DF, 13 mar. 2020. p. 55, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-2020-256531507?inheritRedirect=true&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fsearch%3FqSearch%3DPortaria%2520473%252C%252012%2520de%2520maio%2520de%25202020 Acesso em 15 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União. Brasília: DF, 17 jun. 2020. p. 62, 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 Acesso em 15 jul. 2021.
BRASIL. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. Brasília: DF, 1 abr. 2020. Seção 1 - Extra, p. 1, 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591 Acesso em 15 jul. 2021.
BRASIL. Despacho de 9 de dezembro de 2020. Diário Oficial da União. Brasília: DF, 10 dez. 2020. Seção 1 - p. 106, 2020e. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-9-de-dezembro-de-2020-293257794 Acesso em 15 jul. 2021.
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, jul./out. 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565/302 Acesso em 15 jul. 2021.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento et al. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, vol. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. Disponível em: https://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/337/100 Acesso em 15 jul. 2021.
CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia; CAMARGO, Marcio Antônio Ferreira; SOUZA, Virginia de Oliveira. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 598-606, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1284 Acesso em 15 jul. 2021.
CANI, Josiane Brunetti et al. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v.6, n. 1, p.23-39, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713/484 Acesso em 15 jul. 2021.
CASTRO, Rosana. Vacinas contra a Covid-19: o fim da pandemia? Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, 2021. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/physis/2021.v31n1/e310100/pt Acesso em 15 jul. 2021.
CETIC - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa TIC Domicílios. São Paulo, 2018a. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/ Acesso em: 27 jul. 2020.
CETIC - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa TIC Educação. São Paulo, 2018b. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/ Acesso em: 27 jul. 2020.
CHAMPANGNATTE, Dostoiewski; FORTUNA, Daniele. Produção de vídeos na escola-mediações e práticas mídia-educativas. Educação em Foco, v. 25, n. 2, p. 247-264, jan./abr. 2020.
CHEN, Simiao et al. COVID-19 control in China during mass population movements at New Year. The Lancet, v.395, p. 764-766, mar. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930421-9 Acesso em 15 jul. 2021.
CONJUVE – CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE. Juventudes e a pandemia do coronavírus – Relatório de Resultados, jul 2020. Disponível em: https://4fa1d1bc-0675-4684-8ee9-031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_41b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf Acesso em 3 mar. 2021.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553 Acesso em 15 jul. 2021.
DATAFOLHA – Instituto de Pesquisas. Educação não presencial – Onda 1, jul 2020a. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Datafolha-Educa%C3%A7%C3%A3o-n%C3%A3o-presencial.pdf Acesso em 15 jun. 2021.
DATAFOLHA – Instituto de Pesquisas. Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias – Onda 2, jul 2020b. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_onda2_amostra-nacional_14_07-Divulga%C3%A7%C3%A3o-IS-FL.pdf Acesso em 15 ju. 2021.
DATAFOLHA – Instituto de Pesquisas. Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias – Onda 3, jul 2020c. Disponível em: <https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Pesquisa-Datafolha-Educa%C3%A7%C3%A3o-na-Pandemia-3.pdf> Acesso em 15 jun. 2021.
DORN, Emma et al. COVID-19 and student learning in the United States: The hurt could last a lifetime. McKinsey & Company – Public e Social Sector, jun. de 2020. Disponível em: https://www.apucis.com/frontend-assets/porto/initial-reports/COVID-19-and-student-learning-in-the-United-States-FINAL.pdf.pagespeed.ce.VHbS948yF4.pdf Acesso em 15 jul. 2021.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424/2546 Acesso em 15 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 6ed, São Paulo: Paz e Terra, 1983, p.27-41.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43 ed, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000, p. 67.
GESTRADO - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE. Relatório Técnico - Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Revista Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 701-717, set./dez. 2020.
G1 – Portal de Notícias. Mortes e casos de coronavírus nos estados. São Paulo, 2021. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/coronavirus/estados-brasil-mortes-casos-media-movel/?_ga=2.47106343.1460102478.1624199315-4171068508.1600197200 Acesso em 20 ju2021.
GRISA, Gregório. Efeitos da pandemia na aprendizagem, novas evidências. Blog Medium - Gregório Grisa. 8 jun 2020. Disponível em: https://medium.com/@gregoriogrisa/efeitos-da-pandemia-na-aprendizagem-novas-evid%C3%AAncias-a6a2ff1727d1> Acesso em 20 jun. 2021.
GORBALENYA, Alexander e et al. Coronaviridae study group of the international committee on taxonomy of viruses. The species severe acute respiratory syndrome related coronavirus: classifying 2019-nCoV and naming it SARS-CoV-2. Nature Microbiology, v. 5, p. 536-544, mar. de 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41564-020-0695-z Acesso em 15 jul. 2021.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 2, p.201-209, maio-ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/abstract/?lang=pt Acesso em 15 jul. 2021.
GURDASANI, Deept et al. School reopening without robust COVID-19 mitigation risks accelerating the pandemic. The Lancet, v. 397, p. 1177-1178, mar. 2021. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2821%2900622-X Acesso em 15 jul. 2021.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Sistema IBGE de Recuperação Automática – Sidra, 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1379#resultado Acesso em 15 jul. 2021.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro, 2021a.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades: Carlos Barbosa/RS – 2021b. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/carlos-barbosa/panorama Acesso em 11 jun. 2021.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades: Nossa Senhora das Dores/SE – 2021c. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/nossa-senhora-das-dores/panorama Acesso em 11 jun. 2021.
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Resultados e metas, 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/ Acesso em 11 jun. 2021.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Trabalhadores por conta própria foram os mais prejudicados pela pandemia em 2020. IPEA, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=37743&catid=3&Itemid=3 Acesso em 15 jun. 2021.
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. COVID-19 dashboard by the Center for Systems Science and Engineering at Johns Hopkins University. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html Acesso em 15 jul. 2021.
KAMENETZ, Anya. 9 Out Of 10 Children Are Out Of School Worldwide. What Now? National Public Radio, 2020. Disponível em: https://www.npr.org/2020/04/02/824964864/nine-out-of-10-ofthe-world-s-children-are-out-of-school-what-now Acesso em 05 mar. 2021.
KRAEMER, Moritz et al. The effect of human mobility and control measures on the COVID-19 epidemic in China. Science, v. 368, n. 6490, p. 493-497, 2020. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/368/6490/493/tab-pdf Acesso em 15 jul. 2021.
KISSLER, Stephen et al. Social distancing strategies for curbing the COVID-19 epidemic. medRxiv, mar 2020. Disponível em https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.22.20041079v1 Acesso em 27 jul. 2020.
KRASILCHIK, Myriam. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004, 200p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 5 ed., 2003, 311p.
MARQUES, Keiciane Canabarro Drehmer. Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.7, n.2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177 Acesso em 15 jul. 2021.
MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079 Acesso em 15 jul. 2021.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756 Acesso em 15 jul. 2021.
OECD - ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Students, Computers and Learning: Making the Connection, PISA, OECD Publishing: Paris, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264239555-en Acesso em 15 jun. 2021.
OECD - ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. 21st-Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World, PISA, OECD Publishing: Paris, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1787/a83d84cb-en Acesso em 15 jun. 2021.
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. WHO Director-General's remarks at the media briefing on 2019-nCoV on 11 February 2020. Genebra, 2020a. Disponível em <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-remarks-at-the-media-briefing-on-2019-ncov-on-11-february-2020> Acesso em 15 jun. 2021.
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Genebra, 2020b. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020> Acesso em 15 jun. 2021.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de Carvalho; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho Almeida. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19 - Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf Acesso em 15 jul. 2021.
PASSOS, Adriana Quimentão et al. Café avaliativo: uma reflexão a respeito da avaliação formativa na educação básica. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, 2020. Acesso em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10861/9717 Disponível em 15 jul. 2021.
PNUD - PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019 - Além do rendimento, além das médias, além do presente: desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. New York, 2019. Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2019_pt.pdf Acesso em 15 jul. 2021.
POLLI, José Renato. Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire: diálogo e promoção dos direitos humanos. Filosofia e Educação, v.12, n.2, p.959-981, maio/ago.2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLOS BARBOSA. Perfil do Município, 2021. Disponível em: http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/paginas/perfil-do-municipio/1 Acesso em 15 jun. 2021.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, nov. 2007. Disponível em: http://143.0.234.106:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/149/120 Acesso em 15 jul. 2021.
SANTOS, Willian Lima; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; ALVES, Manoel Messias Santos. Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação, v. 46, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/44201/pdf Acesso em 15 jul. 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SCHIAVI, Cristiano Sordi; FERNANDES, Érik Alvaro; PEDROZO, Eugenio Avila. Complexidade Moriniana e as policrises da COVID-19: por uma educação humanizadora frente à crise planetária. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 4, p. 402-426, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10849/7873 Acesso em 15 jul. 2021.
SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945 Acesso em 15 jul. 2021.
SILVA, Francielle Ferreira; NETA, Nair Floresta Andrade. Afetividade e ensino-aprendizagem: influência favorável na relação professor-aluno-objeto de conhecimento. Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas, Ilhéus, v. 17, n. 31, p. 31-49, 2017. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/2056 Acesso em 15 jul. 2021.
SILVA, Diego de Oliveira; SALES, Gilvandenys Leite; BRAGA, Juscileide Braga de. A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, 2018. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2830/1801 Acesso em 15 jul. 2021.
SILVA, Antonio Jansen Fernandes et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da Educação Física Escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 57-70, maio/ago., 2020. Acesso em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664 Acesso em 15 jul. 2021.
SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos; CARVALHO, Marco Antônio Garcia de. Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem. Revista Sítio Novo, v. 5, n. 1, p. 19-30, 2020. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/798 Acesso em 15 jul. 2021.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19. Nota Técnica, 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf> Acesso em 20 jun. 2021.
UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. COVID-19 Impact on Education - Global monitoring of school closures caused by COVID-19, 2021. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em 15 jun. 2021.
UNICEF - Impactos Primários e Secundários da COVID-19 em Crianças e Adolescentes - Relatório de análise. Brasília: DF, 2020. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/media/11331/file/relatorio-analise-impactos-primarios-e-secundarios-da-covid-19-em-criancas-e-adolescentes.pdf> Acesso em 15 jun. 2021.
VINER, Russell et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, p. 397-404, mai. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S235246422030095X Acesso em 15 jul. 2021.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. The COVID-19 pandemic in Brazil: chronicle of a health crisis foretold. Cadernos de Saúde Pública. n. 36, v. 20, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32402007/ Acesso em 15 jul. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________