Percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466944

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Disciplina de Ciências, Emprego e renda.

Resumo

A pandemia da COVID-19 pode ser apontada como a maior quebra de paradigmas da história da educação no século XXI. Dada a sua gravidade, a melhor alternativa para mitigação de danos na educação segue sendo o ensino remoto emergencial (ERE), que é mediado, em maior ou menor grau, pelas Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). No entanto, aprender Ciências através desta nova abordagem metodológica pode ser desafiador, considerando as desigualdades no acesso e uso das TICs no Brasil. Soma-se a isso a grande capacidade de abstração dos alunos que a disciplina de Ciências por vezes requer, o que causa dúvidas e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do estudo foi questionar e compreender como os alunos dos anos finais do ensino fundamental, de duas cidades de realidades socioeconômicas distintas, estão percebendo o aprendizado na disciplina de Ciências. A metodologia, de cunho quali-quantitativo, utilizou um questionário para a coleta de dados, estatística descritiva e a análise de conteúdo para a discussão. O trabalho identificou diferenças marcantes entre as escolas das duas cidades pesquisadas, no que tange a aspectos socioeconômicos e étnicos e sua relação com o acesso à rede, uso de eletroeletrônicos e os impactos desses fatores na aprendizagem na disciplina de Ciências. A análise permite inferir que são urgentes as medidas de enfrentamento à pandemia dentro do contexto familiar, que refletirá no contexto escolar, de forma a diminuir o impacto dos efeitos negativos na aprendizagem.

Biografia do Autor

Patrícia Mattei, Universidade Federal de Pelotas

Bióloga licenciada pela Universidade Federal de Pelotas, mestra em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia, pela mesma instituição e Especialista em Docência, com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais, com o projeto "Percepção de estudantes dos anos finais do ensino fundamental sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19".

Marcelo Santos Menezes, Federal Institute of Minas Gerais

Graduado em Ciências Biológicas- Licenciatura. Cursando especialização em Docência (IFMG). Durante a graduação, atuei como monitor das disciplinas de Genética Básica, Evolução, Botânica Sistemática, Histologia básica e Biologia Celular. Além da participação em eventos, como participante e/ou membro organizador, apresentei palestras sobre Educação Ambiental e Metodologias Ativas.

Patrícia Ferreira Santos Guañabens, Federal Institute of Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004), Pós Graduação em Docência e Tecnologia do Ensino Superior (2007) e é Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, área de concentração: Ensino em Biologia pela PUC-MG. Atualmente é docente EBTT - Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFMG, Campus São João Evangelista.

Paulo José Germany Gaiger, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado dos Cursos de Teatro (licenciatura) e Dança (licenciatura) da Universidade Federal de Pelotas - RS; Professor da Pós-Graduação em Artes - Especialização Latu Senso; ex-Coordenador do Colegiado do Curso de Teatro; Coordenador de projeto de Pesquisa "Janelas do Feminino"; Membro do Grupo de Pesquisa D'GENERUS: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero, do(a) Universidade Federal de Pelotas; Ex-coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel; ex-coordenador do Núcleo Rondon da UFPel (2010-2013); Doutor em Ócio e Potencial Humano pela Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha (reconhecido como Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação da ESEF/UFRGS; Bacharel em Arte Dramática pelo Departamento de Arte Dramática/UFRGS. Consultor Internacional de ONV/ONU (1/2008), Honduras, e ENAD/UNICEF (2007), Honduras, do Programa Conjunto de Apoio à Segurança Humana (PCASH-ONU), para o projeto Educação para o uso adequado do tempo livre; Professor convidado da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH - 2007-2008).

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Mattei, P., Menezes, M. S., Guañabens, P. F. S., & Gaiger, P. J. G. (2023). Percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19 . Educação, 48(1), e59/1–39. https://doi.org/10.5902/1984644466944