Percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644466944

Mots-clés :

Ensino remoto emergencial, Disciplina de Ciências, Emprego e renda.

Résumé

A pandemia da COVID-19 pode ser apontada como a maior quebra de paradigmas da história da educação no século XXI. Dada a sua gravidade, a melhor alternativa para mitigação de danos na educação segue sendo o ensino remoto emergencial (ERE), que é mediado, em maior ou menor grau, pelas Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). No entanto, aprender Ciências através desta nova abordagem metodológica pode ser desafiador, considerando as desigualdades no acesso e uso das TICs no Brasil. Soma-se a isso a grande capacidade de abstração dos alunos que a disciplina de Ciências por vezes requer, o que causa dúvidas e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do estudo foi questionar e compreender como os alunos dos anos finais do ensino fundamental, de duas cidades de realidades socioeconômicas distintas, estão percebendo o aprendizado na disciplina de Ciências. A metodologia, de cunho quali-quantitativo, utilizou um questionário para a coleta de dados, estatística descritiva e a análise de conteúdo para a discussão. O trabalho identificou diferenças marcantes entre as escolas das duas cidades pesquisadas, no que tange a aspectos socioeconômicos e étnicos e sua relação com o acesso à rede, uso de eletroeletrônicos e os impactos desses fatores na aprendizagem na disciplina de Ciências. A análise permite inferir que são urgentes as medidas de enfrentamento à pandemia dentro do contexto familiar, que refletirá no contexto escolar, de forma a diminuir o impacto dos efeitos negativos na aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Mattei, Universidade Federal de Pelotas

Bióloga licenciada pela Universidade Federal de Pelotas, mestra em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia, pela mesma instituição e Especialista em Docência, com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais, com o projeto "Percepção de estudantes dos anos finais do ensino fundamental sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19".

Marcelo Santos Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Graduado em Ciências Biológicas- Licenciatura. Cursando especialização em Docência (IFMG). Durante a graduação, atuei como monitor das disciplinas de Genética Básica, Evolução, Botânica Sistemática, Histologia básica e Biologia Celular. Além da participação em eventos, como participante e/ou membro organizador, apresentei palestras sobre Educação Ambiental e Metodologias Ativas.

Patrícia Ferreira Santos Guañabens, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004), Pós Graduação em Docência e Tecnologia do Ensino Superior (2007) e é Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, 2011, área de concentração: Ensino em Biologia pela PUC-MG. Atualmente é docente EBTT - Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFMG, Campus São João Evangelista.

Paulo José Germany Gaiger, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado dos Cursos de Teatro (licenciatura) e Dança (licenciatura) da Universidade Federal de Pelotas - RS; Professor da Pós-Graduação em Artes - Especialização Latu Senso; ex-Coordenador do Colegiado do Curso de Teatro; Coordenador de projeto de Pesquisa "Janelas do Feminino"; Membro do Grupo de Pesquisa D'GENERUS: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero, do(a) Universidade Federal de Pelotas; Ex-coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel; ex-coordenador do Núcleo Rondon da UFPel (2010-2013); Doutor em Ócio e Potencial Humano pela Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha (reconhecido como Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação da ESEF/UFRGS; Bacharel em Arte Dramática pelo Departamento de Arte Dramática/UFRGS. Consultor Internacional de ONV/ONU (1/2008), Honduras, e ENAD/UNICEF (2007), Honduras, do Programa Conjunto de Apoio à Segurança Humana (PCASH-ONU), para o projeto Educação para o uso adequado do tempo livre; Professor convidado da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH - 2007-2008).

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Publié-e

2023-06-20

Comment citer

Mattei, P., Menezes, M. S., Guañabens, P. F. S., & Gaiger, P. J. G. (2023). Percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas sobre o ensino de Ciências durante a pandemia da COVID-19 . Educação, 48(1), e59/1–39. https://doi.org/10.5902/1984644466944