Os processos de aprendizagem e avaliação tecnológica pensam nas pessoas? Uma abordagem de Design Centrado no Ser Humano sobre a EdTech
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644456345Palavras-chave:
Educação tecnológica, EdTech, Design Centrado no Ser HumanoResumo
A tecnologia não é apenas uma ferramenta neutra, cujo efeito dependerá do uso que dela se faz. Inovações trazem em si discursos e intenções, modificando a sociedade ao mesmo tempo em que são modificadas por ela. No momento, são discutidas, desenvolvidas e aplicadas ferramentas que permitem - ou se propõem a - medir e registrar dados do perfil cognitivo dos alunos, predizer performances de aprendizagem futura e até corrigir trabalhos e gerar exemplos de forma autônoma, sem participação humana. Ao problematizar esta questão sob a ótica do Design Centrado no Ser Humano (DCSH), este trabalho busca discutir quais podem ser os efeitos positivos e negativos sobre alunos e professores que usam algumas aplicações tecnológicas na aprendizagem e avaliação. O artigo começa contextualizando diferentes discursos e visões, positivos e negativos, sobre a inter-relação entre tecnologia, Educação e sociedade. Em seguida, apresenta e caracteriza algumas tendências tecnológicas da Educação atual, inclusive aplicações em fase de desenvolvimento. Nesse contexto, será discutido como essas tecnologias podem incidir sobre alunos e professores, os principais stakeholders envolvidos. Por fim, o artigo faz relação entre todas essas questões e o Design centrado na aprendizagem e o DCSH, trazendo, assim, um questionamento central: o processo tecnológico de aprendizagem e avaliação é conduzido com a devida atenção aos fatores humanos e contextuais?Referências
ANDERSON, Janna; RAINIE, Lee. Digital Life in 2025. In: Pew Research Center, 2014. http://www.pewinternet.org/2014/03/11/digital-life-in-2025/
ANDRADE, Robson de. Apresentação. In: Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: SUMÁRIO EXECUTIVO. Brasília: SENAI, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9241: ergonomia da interação humano-sistema. Parte 210: projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BANNELL, Ralph. Uma faca de dois gumes. In: FERREIRA, Giselle; ROSADO, Luiz Alexandre; CARVALHO, Jaciara. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em 20 mai. 2020.
BELL, Daniel. Welcome to the post‐industrial society. In: Physics Today, v. 29, n. 2, 1976, p.46-49. Disponível em: https://physicstoday.scitation.org/doi/10.1063/1.3023314. Acesso em: 22 jun. 2020.
BOECHAT, Cid. Inteligência Artificial, Empatia e Inclusão: Um Problema de Design. Revista ErgodesignHCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 51-63, abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1306. Acesso em: 16 jun. 2020.
BOECHAT, Cid.; MONT’ALVÃO, Claudia. Refletindo Sobre o Futuro da Aprendizagem Através da Abordagem do Design. Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/refletindo-sobre-o-futuro-da-aprendizagem-atravs-da-abordagem-do-design-30667. Acesso em 17 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2020.
CARMO, Hermano. Sociedade da informação e do conhecimento. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018, p.582-585.
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à acção política; Conferência. Belém (Por): Imprensa Nacional, 2005.
EVOLUÇÃO. In: MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Melhoramentos, 2020. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/inovação. Acesso em: 23 jun. 2020.
GASSON, Susan. Human-Centered Vs. User-Centered Approaches to Information System Design. In: The Journal of Information Technology Theory and Application (JITTA), v.5, n.2, 2003, p.29-46. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Human-Centered-vs.-User-Centered-Approaches-to-Gasson/df8aa59a002d2df241aa68e5fa5f1373e26ac7c1. Acesso em: 19 jun. 2020.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2a ed. São Paulo: Loyola, 2000.
MACEK, Jakub. Defining Cyberculture (v.2), 2005. Disponível em: http://macek.czechian.net/defining_cyberculture.htm. Acesso em: 20 jun. 2020.
MACKENZIE, Donald; WAJCMAN, Judy. Introductory Essay. in: MACKENZIE, Donald; WAJCMAN, Judy (Org.). The Social Shaping Of Technology. Milton Keynes,UK: Open University Press,1999. Disponível em: https://eprints.lse.ac.uk/28638/1/Introductory%20essay%20%28LSERO%29.pdf. Acesso em 20 mai. 2020.
PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
RICHEY, Rita; SILBER, Kenneth; ELY, Donald. Reflections on the 2008 AECT Definitions of the Field. In: TechTrends, v. 52, n. 1, 2008, p.24-25. Disponível em: https://thenextnewthing.files.wordpress.com/2009/11/aect-definitions-of-the-field.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
ROSA, Geraldo; TREVISAN, Amarildo. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? Avaliação, v. 21, n. 3, 2016, p. 719-738. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000300004. Acesso em: 21 mai. 2020.
SELWYN, Neil. What do we mean by “education” and “technology”? In: SELWYN, N. Education and Technology: key issues and debates. 1ª. Ed. Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011. Tradução para o português disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
__________. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle; ROSADO, Luiz Alexandre; CARVALHO, Jaciara. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em 20 mai. 2020.
__________. Revitalising teaching for the AI age. In: SELWYN, N. Should robots replace teachers? Londres: Polity, 2019.
TRACEY, Monica. J. Michael Spector’s: Foundations of educational technology: integrative approaches and interdisciplinar perspectives. In: Education Tech Research Dev, n. 60, 2012, p. 963–965. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11423-012-9264-3.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: SUMÁRIO EXECUTIVO. Brasília: SENAI, 2018.
WOYKE, Elizabeth. AI can now tell your boss what skills you lack—and how you can get them. In: Technology Review, 2018. Disponível em: https://www.technologyreview.com/s/611790/coursera-ai-skills/. Acesso em: 10 jun. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________