Transformar presos em alunos: um estudo sobre a educação no sistema prisional paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472001

Palavras-chave:

Educação na prisão, Ressocialização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

É sabido que as prisões sempre foram lugares de muita resistência para a inserção educacional, o que contrasta com o número crescente da população encarcerada e com a consideração de que, por meio da educação, é possível resgatar as pessoas privadas de liberdade e promover a sua transformação. Este é um trabalho de natureza teórica, descritiva, explicativa e bibliográfica, no qual sistematizamos os direitos educacionais assegurados aos apenados pelas legislações brasileiras e paranaenses, e discutimos como se dá a efetivação desses direitos e dos ambientes escolares nos presídios, tomando como exemplo as unidades prisionais de Foz do Iguaçu – PR. Trata-se de parte constitutiva de uma pesquisa de mestrado. Ao analisar a atual situação educacional no sistema prisional paranaense, observa-se grave desrespeito aos direitos assegurados pela Constituição Federal e pelas leis específicas relativas ao sistema prisional. Nesse sentido, urgem mudanças de atitudes de todos os envolvidos em relação à educação na prisão: estado, gestores, agentes, educadores e os próprios apenados, de modo que a educação nas prisões possa viabilizar a ressocialização.

Biografia do Autor

Djalma Machado da Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Diretor do CEEBJA Helena Kolody, mestrando do PPGECEM da Unioeste. Especialista  em Didática e Metodologia do Ensino e Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Matemática e Engenharia Civil.

Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Lisboa (2007-2008) e pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2017-2019). É professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, desde 2003. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, história da matemática, história da educação matemática, história da educação luso-brasileira, história e livro didático e Pibid. Foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unioeste (Pibid), de 2013 a 2017. É professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) Unioeste.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Cruz, D. M. da, & Ribeiro, D. M. (2024). Transformar presos em alunos: um estudo sobre a educação no sistema prisional paranaense. Educação, 49(1), e54/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644472001