Estudo sobre violência intrafamiliar contra a criança: conhecimentos e atitudes de professores da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466384

Palavras-chave:

Violência intrafamiliar, Formação de professores, Educação Infantil

Resumo

No cenário da violência intrafamiliar contra a criança, a escola e o professor são instrumentos de prevenção e proteção infantis. O objetivo do estudo foi investigar conhecimentos e atitudes de professores da Educação Infantil sobre a violência intrafamiliar contra a criança de zero a cinco anos e onze meses, a partir da teoria multicausal. Participaram 36 professoras de uma cidade do estado de São Paulo. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário sobre formação e experiência docente e um questionário estilo escala de Likert sobre violência intrafamiliar contra a criança. Observou-se tendência em não realizar a denúncia formal. Foi relatada insegurança para atuar, devido lacunas na formação, resultando em hesitação para denunciar e apoio das práticas em senso comum e crenças pessoais. As profissionais relataram falta de credibilidade nos órgãos que compõem a rede de apoio. A promoção de um microssistema (escola) que favoreça o desenvolvimento e a proteção do indivíduo, depende da capacitação de professores. Conclui-se que as profissionais são capazes de identificar situações e características de violência intrafamiliar contra a criança, contudo, não são capazes de realizar os encaminhamentos adequados.

Biografia do Autor

Luísa Leôncio Monti, Federal University of São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo - Brasil.

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, São Paulo State University

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Monti, L. L., & Sigolo, S. R. R. L. . (2023). Estudo sobre violência intrafamiliar contra a criança: conhecimentos e atitudes de professores da educação infantil. Educação, 48(1), e49/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644466384