A pesquisa intervenção mediando o processo de superação dos impactos da pandemia na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485166

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pesquisa em Educação, Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir pressupostos teórico-metodológicos que colaborem para a superação de contradições, dificuldades e desvios no que se refere à função da escola, decorrentes das contradições geradas na pandemia.  Para tanto, destacamos a importância da criação de processos de transformação de educadores por meio da formação intencionalmente crítica. Para dar conta desse objetivo iniciamos com uma breve apresentação de aspectos do contexto pandêmico, dando ênfase aos impactos ocorridos na educação. Na sequência foram discutidos alguns pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético, proposta metodológica entendida como base para a construção das principais categorias da Psicologia Sócio-Histórica, perspectiva que também fundamenta a proposta sistematizada neste artigo, qual seja, a da Pesquisa-Trans-Formação. A discussão realizada argumenta em favor da necessidade de se produzir conhecimentos que possam orientar o planejamento e desenvolvimento de práticas e pesquisas que tenham por finalidade colaborar na formação e transformação de educadores, sobretudo em contexto de pós-pandemia.

Biografia do Autor

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté

Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Pós doutoranda – Bolsa CAPES - no Programa de Educação: Psicologia da Educação -PUCSP; Doutora e Mestre em Educação.  Pesquisa temas na área da Educação Especial-Inclusiva, Formação de  Professores, Interseccionalidade, Psicologia Sócio-histórica, Método Materialista Histórico-dialético, Vigotski, Metodologias críticas em pesquisas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GADS da PUCSP (Grupo Atividade Docente e Subjetividade), do GEDProf do MPE-UNITAU (Grupo Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias) e da ANPEPP no GT Método e categorias teóricas na pesquisa em Psicologia Sócio-histórica.

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Federal University of Piauí

Mestre, doutora e Pós-doutora em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação,  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, atuando na área da Educação. Tem estudado, pesquisado e publicado sobre temáticas relativas aos processos constitutivos do ser educador, em especial da formação e prática docente, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico-dialético e a Psicologia Histórico-Cultural. Líder do  grupo de pesquisa NEPSH (Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana).

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Aguiar, W. M. J. de, Magalhães, L. de O. R., & Carvalho, M. V. C. de. (2023). A pesquisa intervenção mediando o processo de superação dos impactos da pandemia na educação básica. Educação, 48(1), e131/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644485166

Edição

Seção

Dossiê – Uma análise crítica dos impactos da pandemia na educação em países da América Latina: possibilidades de caminhos emancipatórios