From remote teaching during the covid-19 pandemic to the in-person return to classes: challenges of teaching in professional and technological education and the effects on learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485944

Keywords:

Remote teaching, Covid-19, Professional and technological education

Abstract

This article was based on observations carried out at the Santo Antônio de Pádua Campus of the Instituto Federal Fluminense (IFFLUMINENSE) since the beginning of remote teaching, in 2020, until the in-person return to classes in 2022. The initial assumption is that this pedagogical process of remote teaching and also related to the in-person return has been permeated by challenges. The aim is to identify some of these challenges for teaching planning and student learning. The data collection instruments were bibliographical and documentary research and the application of a quantitative and qualitative questionnaire to teachers. The results suggest that many of the teachers have faced challenges in their pedagogical practice, some of them being accessibility to technology resources, institutional incentives, adaptation of study resources and materials, as well as the methodology for assessment activities. It was also noticed that the return to in-person teaching had challenges, including managing to carry out all the planning planned for the class, due to the fact that students were unable to follow the content, suggesting that the time spent teaching remotely affected the student’s learning, especially given that it is a professional and technological education school. The relevance of continuing the research already produced on the topic in question is highlighted, as well as new studies  aimed at contributing to the educational process.

Author Biographies

Frederico Santiago Lima, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes (UCAM - Campos dos Goytacazes). Possui especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas realizada pela UCAM e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

Ludmila Gonçalves da Matta, Universidade Candido Mendes

Graduação em Ciências Sociais pela UENF (2002) e Serviço Social pela UNOPAR (2010). Mestre em Políticas Sociais pela UFF (2005) e Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012). Desde 2013 é professora da Universidade Candido Mendes (UCAM) atuando nos cursos de graduação como professora e também coordenadora do curso de Serviço Social. Faz parte do corpo docente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da UCAM. Tem experiência na área de políticas públicas com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de cotas, desenvolvimento e educação, dinâmica regional e participação social na elaboração de políticas públicas.Atualmente exerce o cardo de Diretora Geral de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes.

Rosângela Pimentel Martins, Instituto Federal Fluminense

Servidora pública federal, atualmente no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense - campus Santo Antônio de Pádua. Realizou cursos de curta duração para capacitação. Está atuando no Setor de Almoxarifado. Já atuou no setor de Transporte e Logística desta Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Concluiu o curso Latu Sensu em Gestão Escolar pela Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC) (2011). Se aperfeiçoou através de curso de extensão intitulado: Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/UAB) em setembro de 2010. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

References

APPENZELLER, Simone. et al. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, suppl.1, e155. Epub 24-Set-2020. ISSN 1981-5271. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/pdf/rbem/v44s1/1981-5271-rbem-44-s1-e155.pdf>. Acesso em 05 jan. 2023.

BACICH, Lilian.; NETO, Adolfo Tanzi.; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 21 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Nota de Esclarecimento - Covid-19. 2020. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=142021-nota-de-esclarecimento-covid-19&category_slug=fevereiro-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 04 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer n.º 05/2020. Reorganização do calendário escolar. 2020. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_ CNECPN52020.pdf>. Acesso em 04 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Resolução Consup n.º 38 de 27 de agosto de 2020. Estabelece diretrizes para realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais. 2020. Disponível em: <https://cdd.iff.edu.br/documentos/resolucoes/2020/resolucao-33>. Acesso em 22 dez. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Saiba o que é a EPT e conheça os principais atores que operam na normatização e na oferta desta modalidade educacional. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20e%20tecnol%C3%B3gica,e%20na%20vida%20em%20sociedade>. Acesso em: 30 ago. 2022.

BURGESS, Simon.; SIEVERTSEN, Hans Henrik.. Escolas, habilidades e aprendizado: o impacto do COVID-19 na educação. VOX. p. 1 - 4. 2020. Disponível em: <https://voxeu.org/article/impact-covid-19-education>. Acesso em 29 mai. 2022.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 08 nov. 2022.

KNECHTEL, Maria do Rosávio. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba, PR: Intersaberes, 2014.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MATTEI, Lauro.; HEINEN, Vicente Loeblein. Impactos da Crise da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro. Revista de Economia Política, v.40, n.4, p.647-668, 2020.

NÓVOA, Antônio. Palestra proferida na abertura da Formação Continuada Territorial à Distância, Salvador (Bahia), abr. 2020. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=wx-deAxdegE>. Acesso em 08 set. 2022.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Discurso de abertura do Diretor-Geral da OMS na coletiva de imprensa sobre COVID-19 - 11 de março de 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept#:~:text=A%20educa%EF%BF%83%EF%BE%A7%EF%BF%83%EF%BE%A3o%20profissional%20e%20tecnol%EF%BF%83%EF%BE%B3gica,e%20na%20vida%20em%20sociedade0>. Acesso em 29 ago. 2022.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Educação: do fechamento da escola à recuperação. 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em 29 jul. 2022

SÍVERES, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: Liber Livro, 2015.

TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Disponível: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar/. Acesso em: 27 out. 2022.

UNESCO. Suspensão das aulas e resposta à COVID-19. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 13 set. 2022.

Published

2025-01-23

How to Cite

Lima, F. S., Matta, L. G. da, & Martins, R. P. (2025). From remote teaching during the covid-19 pandemic to the in-person return to classes: challenges of teaching in professional and technological education and the effects on learning. Education, 50(1), e5/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644485944