Encontros e desencontros entre professores e o ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464258

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Covid-19, Trabalho Docente

Resumo

Em meados de março de 2020 ocorreu a suspensão das atividades educacionais presenciais nas redes de ensino pública e privada, em decorrência do afastamento social provocado pela pandemia de Covid-19, motivo pelo qual as instituições educacionais tornaram-se adeptas do ensino remoto emergencial (ERE). Considerando este cenário, ainda em movimento, este texto busca: 1) apresentar trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes países neste curto espaço de tempo, no intuito de entender o que representou a suspensão das atividades escolares presenciais e a continuidade do calendário via ERE; e 2) apresentar dados de pesquisa de campo desenvolvida com professores da Educação Básica e Superior, na qual participaram 321 docentes de 14 Estados brasileiros. Por meio da aplicação de questionários digitais investigou-se, junto a esses professores, suas experiências, desafios, sentimentos, reflexões e como se objetivava a docência em formato remoto. Evidenciaram-se depoimentos de descontentamento e impotência frente às condições atuais do trabalho docente, grande angústia relacionada à aprendizagem dos estudantes e, também, relatos de esforços individuais e coletivos em prol de ações pedagógicas que desenvolvam o ERE do melhor modo possível.

Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professora  adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Fernanda Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina

 Psicóloga (PUC/SP), Pedagoga (UNIP), Mestre e Doutora em Psicologia (UFSC), professora Adjunta do Departamento de Psicologia da  Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/CFH/UFSC) e do grupo do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/CED/UFSC).  

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduado em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo/RS (1978), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal (2009). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), pela região Sul (2003-2005). Membro suplente do Comitê de Avaliação da Área de Educação do CNPq (2015-2018). Professor Visitante no PPGEdu/UNISINOS (2016/CNPq). Atualmente é professor Aposentado/Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-graduação; Formação de Pesquisadores; Trabalho, Tecnologia e Qualificação Profissional. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior - TRACES/UFSC/CNPq. Pesquisador 1A do CNPq.

Kaue Tortato Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação (UFSC). Mestre em Métodos e Gestão da Avaliação (UFSC 2020). Mestre em Educação (Uniplac 2014). Especialista em Educação Ambiental (UnC 2012). Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (UFSC 2009). Atualmente trabalha como técnico em assuntos educacionais no campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Ambientalização Universitária, Avaliação em Larga Escala, Currículo de Formação de Professores, Políticas da Educação Superior.

Neiva de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia pela "FURB" de Blumenau (2002), Especialista em Gestão Escolar (FURB- 2006), Mestrado em Psicologia - UFSC com a pesquisa "JOVENS, ARTE E CIDADE: (im) possibilidades de relações estéticas em Programas de Contraturno Escolar (2011). Doutorado em Psicologia com tese intitulada "Cidade Polifônica: indícios de memórias outras na paisagem", vinculada ao NUPRA - Núcleo de Práticas Sociais e Constituição do Sujeito - UFSC. Realização de estágio doutoral na Università La Sapienza di Roma em 2014-2015, por meio de Bolsa do Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CAPES. Pesquisadora do NUPRA - Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política ? UFSC e ao LAPEE ? Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional, Tem como foco de atuação no ensino, extensão e pesquisa os processos de subjetivação envolvidos em contextos educativos formais, não formais e informais, atua principalmente nas temáticas educação e/com/na cidades; memória, território e práticas comunitárias e educação estética a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e outros autores como Bakhtin e Walter Benjamin

Referências

BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2020a. Disponível em: https: //cutt.ly/9inmB8v. Acesso em 30 set. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2020b Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em 15 out. 2020.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-36, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em 17 jan. 2020.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, EDUCAUSE Review [online], 2020. Disponível em https: //er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em 05 out. 2020.

FIEIRA, Letícia; EVANGELISTA, Olinda; FLORES, Renata. Um “presente de grego” para a educação pública brasileira. Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia [online], 2020. Disponível em: https://exnepe.org/2020/05/04/um-presente-de-grego-para-a-educacao-publica-brasileira/. Acesso em 10 dez. 2020.

FCC. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acesso em 06 out. 2020.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf Acesso em: 15 dez. 2020.

INEP. Censo Escolar de 2019: sinopses estatísticas da Educação Básica. Brasília: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em 10 nov.2020.

LARA, Rafael Cunha. A docência ubíqua como chave interpretativa para o ensino remoto. XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul. Anais... Blumenau: ANPED SUL, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/19/6186TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 10 de dez. 2020

LEHER, Roberto. Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil. Carta Maior [online], 2020. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Universidades-publicas-aulas-remotas-e-os-desafios-da-ameaca-neofascista-no-Brasil/54/47699. Acesso em:15 de out. 2020.

MOREIRA, José António Marques Moreira; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em 12 out. 2020.

NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima; MELO, Adriana Almeida Sales de; CASTIONI, Remi. Nota Técnica n° 88. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561&Itemid=9. Acesso em 13 out 2020.

OLIVEIRA, Elida. 15 das 69 universidades federais estão sem aulas presenciais ou remotas, diz associação. Portal de Notícias G1 [online], publicado em 20/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/08/20/15-das-69-universidades-federais-estao-sem-aulas-presenciais-ou-remotas-diz-associacao.ghtml. Acesso em: 01 dez. 2020.

OLIVEIRA, Raquel; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, e020028, 2020. Disponível em https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179. Acesso 11 out. 2020.

OPAS. Folha informativa COVID-19. Brasília: Escritório OPAS e OMS Brasil, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em 15 dez.2020.

PAINEL CORONAVÍRUS. Painel Coronavírus [online], 2020. Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Acesso em 15 dez.2020.

PAIXÃO, André. Só 6 das 69 universidades federais adotaram ensino a distância após paralisação por causa da Covid-19. Portal de Notícias G1, [online], publicado em 14/05/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/14/so-6-das-69-universidades-federais-adotaram-ensino-a-distancia-apos-paralisacao-por-causa-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 15 de out. 2020.

PICHETTI, Caroline. A metamorfose da excepcionalidade. Universidade à Esquerda [online], 2020. Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/a-metamorfose-da-excepcionalidade-por-carolina-pichetti-nascimento/. Acesso em: 10. dez. 2020.

SARAIVA, Karla, TRAVERSINI, Clarice, LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em 10 de dez de 2020.

SEMPREVIVA. Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. São Paulo: Gênero e Número; Sempreviva Organização Feminista, 2020. Disponível em: http://mulheresnapandemia.sof.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Relatorio_Pesquisa_SemParar.pdf. Acesso em 17 jan. 2021.

SOARES, Sávia Bona. Coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: Coronavírus, educação e a luta de classes no Brasil.

SOARES, Sávia Bona (Org.). Brasil: Terra Sem Amos, 2020. p. 05-14. Disponível em: https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/05/coronavc3adrus-educac3a7c3a3o-e-luta-de-classes-no-brasil-2.pdf. Acesso em 15 out. 2020.

STANGER, Allison. Make All Courses Pass/Fail Now. Chronicle of Higher Education [online], 2020. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/Make-All-Courses-Pass-Fail-Now/248281. Acesso em 15 out. 2020.

UNICEF BRASIL. Covid-19: mais de 97% dos estudantes ainda estão fora das salas de aula na América Latina e no Caribe, 09 de novembro de 2020. Brasília: UNICEF Brasil, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-97-por-cento-dos-estudantes-ainda-estao-fora-das-salas-de-aula-na-america-latina-e-no-caribe. Acesso em: 05 jan.2021.

WILLIAMSON, Ben; EYNON, Rebecca; POTTER, John. Pandemic politics, pedagogies and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency, Learning, Media and Technology, v. 45, n. 2, p. 107-114, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2020.1761641. Acesso em 17 jan.2020.

ZANONI, Alexandre Pilan; BEZERRA, Giovana Uehara; BRIDI, Maria Aparecida. O trabalho remoto e as condições das mulheres no contexto da pandemia Covid-19. In. BRIDI, Maria Aparecida (Coord.). Relatório técnico-científico da pesquisa: o trabalho remoto/home office no contexto da pandemia Covid-19 – trabalho docente, setores público e privado e questões de gênero. Parte II. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade, 2020. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/remir/images/Artigos_2020/RELATRIO_PARTE_II_TTRABALHO_REMOTO_COMPLETO_-_CANVA_1_compressed_1_compressed.pdf. Acesso em 20 jan. 2020.

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Thiengo, L. C., Diogo, M. F., Bianchetti, L., Alves, K. T., & Assis, N. de. (2021). Encontros e desencontros entre professores e o ensino remoto emergencial. Educação, 46(1), e80/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644464258

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.