Encounters and dis-encounters between teachers and emergency remote education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464258

Keywords:

Emergency Remote Education, Covid-19, The Work of Teaching

Abstract

In mid-March 2020 classroom educational activities were suspended in public and private school systems due to the need for social distancing provoked by the Covid-19 pandemic. For this reason, educational institutions became adept at emergency remote education (ERE). Considering this situation, which is still in progress, this text: 1) presents studies conducted by researchers from various countries in this brief space of time, to understand the suspension of classroom school activities and the continuity of the school calendar via emergency remote education; and 2) to present data from field research conducted with schoolteachers and university professors, in which 321 teachers participated from 14 Brazilian states. By issuing digital questionnaires, the study sought to learn about the experiences, challenges, feelings, and reflections of these teachers and how they conducted remote teaching. Statements expressing discontent and impotence were found in relation to the current teaching conditions, and tremendous anguish related to students’ learning. There are also reports of individual and collective efforts to support pedagogical actions that made the best of Emergency Remote Education

Author Biographies

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professora  adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Fernanda Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina

 Psicóloga (PUC/SP), Pedagoga (UNIP), Mestre e Doutora em Psicologia (UFSC), professora Adjunta do Departamento de Psicologia da  Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/CFH/UFSC) e do grupo do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/CED/UFSC).  

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduado em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo/RS (1978), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal (2009). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), pela região Sul (2003-2005). Membro suplente do Comitê de Avaliação da Área de Educação do CNPq (2015-2018). Professor Visitante no PPGEdu/UNISINOS (2016/CNPq). Atualmente é professor Aposentado/Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-graduação; Formação de Pesquisadores; Trabalho, Tecnologia e Qualificação Profissional. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior - TRACES/UFSC/CNPq. Pesquisador 1A do CNPq.

Kaue Tortato Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação (UFSC). Mestre em Métodos e Gestão da Avaliação (UFSC 2020). Mestre em Educação (Uniplac 2014). Especialista em Educação Ambiental (UnC 2012). Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (UFSC 2009). Atualmente trabalha como técnico em assuntos educacionais no campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Ambientalização Universitária, Avaliação em Larga Escala, Currículo de Formação de Professores, Políticas da Educação Superior.

Neiva de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia pela "FURB" de Blumenau (2002), Especialista em Gestão Escolar (FURB- 2006), Mestrado em Psicologia - UFSC com a pesquisa "JOVENS, ARTE E CIDADE: (im) possibilidades de relações estéticas em Programas de Contraturno Escolar (2011). Doutorado em Psicologia com tese intitulada "Cidade Polifônica: indícios de memórias outras na paisagem", vinculada ao NUPRA - Núcleo de Práticas Sociais e Constituição do Sujeito - UFSC. Realização de estágio doutoral na Università La Sapienza di Roma em 2014-2015, por meio de Bolsa do Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CAPES. Pesquisadora do NUPRA - Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política ? UFSC e ao LAPEE ? Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional, Tem como foco de atuação no ensino, extensão e pesquisa os processos de subjetivação envolvidos em contextos educativos formais, não formais e informais, atua principalmente nas temáticas educação e/com/na cidades; memória, território e práticas comunitárias e educação estética a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e outros autores como Bakhtin e Walter Benjamin

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Published

2021-09-04

How to Cite

Thiengo, L. C., Diogo, M. F., Bianchetti, L., Alves, K. T., & Assis, N. de. (2021). Encounters and dis-encounters between teachers and emergency remote education. Education, 46(1), e80/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644464258