Mídia-Educação e produção de uma realidade crítico-comunicativa na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644483960Palavras-chave:
Mídia-Educação, Educação Física Escolar, Pandemia, Teoria Ator-RedeResumo
Este artigo trata da articulação entre a Educação Física escolar e a Mídia-Educação durante o Ensino Remoto Emergencial. O objetivo da pesquisa foi mapear e traduzir uma realidade pedagógica produzida durante o cenário pandêmico. Metodologicamente, o trabalho partiu de uma Pesquisa-Ação que fomentou uma intervenção pautada em uma interlocução pedagógica tematizada no racismo no esporte durante as aulas de Educação Física escolar no Ensino Remoto Emergencial. Seguindo uma orientação sociomaterialista, o estudo foi sistematizado no formato de um relato ator-rede acerca da interlocução pedagógica empreendida, a qual evidenciou vivências edificadas por um coletivo híbrido e que fez emergir um momento formativo que valorizou aspectos críticos e comunicativos. Esse indicador reforça a pertinência e a força conferida às ações didáticas propiciadas pela articulação das aulas de Educação Física à Mídia-Educação. A experiência empreendida evidenciou ainda que é preciso reconhecer que a materialidade não humana nos afeta e nos constitui, sendo imprescindível na produção de educações.
Referências
ARAÚJO, Allyson Carvalho; OVENS, Alan. Distanciamento social e o ensino de Educação Física: estratégias, tecnologias e novos aprendizados. Movimento, [s. l.], p. e28017–e28017, 2022. Disponível em: https://abre.ai/hPiX. Acesso em: 20 dez. 2023.
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 30, p. 1081–1102, 2009. Disponível em: https://bit.ly/42FLiSI. Acesso em: 25 abr. 2023.
BIANCHI, Paula; MORAES, João Carlos Pereira de; FILHO, Edgar Gomes Viana. Educação Física na perspectiva da Mídia-Educação: relato de uma experiência na escola. Cadernos do Aplicação, [s. l.], v. 36, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hPiT. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. BNCC. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2uLz78O. Acesso em: 5 ago. 2020.
BRUM DOS SANTOS, Any Gracyelle et al. Panorama das Aulas de Educação Física no Brasil, Durante as Medidas de Distanciamento Social. EaD em Foco, [s. l.], v. 13, n. 1, p. E1972, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hPiM. Acesso em: 5 jan. 2024.
BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, [s. l.], v. 35, n. 3, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3Mbz1zQ. Acesso em: 25 abr. 2023.
BUCKINGHAM, David. Going Critical: On the Problems and the Necessity of Media Criticism. [S. l.]: David Buckingham Files, 2018. Disponível em: https://encr.pw/ODCFW. Acesso em: 25 abr. 2023.
BUCKINGHAM, David. The media education manifesto. Cambridge: Polity Press, 2019.
CALLON, Michel. Entrevista com Michel Callon: dos estudos de laboratório aos estudos de coletivos heterogêneos, passando pelos gerenciamentos econômicos. Sociologias, [s. l.], p. 302–321, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3plKXGi. Acesso em: 9 maio 2023.
COSTA, Alan Queiroz da; MEZZAROBA, Cristiano; ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Mídias e tecnologias como “linguagens”: vamos engendrar possibilidades à Educação Física? Cadernos do Aplicação, [s. l.], v. 36, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hPiG. Acesso em: 20 dez. 2023.
COUTINHO, Francisco Ângelo et al. Proposta de uma unidade de análise para a materialidade da cognição. Revista SBEnBIo, [s. l.], n. 7, p. 1930–1942, 2014. Disponível em: https://abre.ai/hPiz. Acesso em: 2 jul. 2020.
FANTIN, Monica. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 27–40, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3HUkshC. Acesso em: 28 jul. 2020.
FANTIN, Monica. O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes. Revista Tempos e Espaços em Educação, [s. l.], v. 13, n. 32, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3BbZd74. Acesso em: 25 abr. 2023.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2005.
JUNIOR, Sebastião Egídio Ferreira; MENDES, Diego de Sousa. Educação Física escolar e o Regime Especial de Atividades Não Presenciais : um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede. Cadernos do Aplicação, [s. l.], v. 36, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hPix. Acesso em: 20 dez. 2023.
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017.
LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, João Arriscado; ROQUE, Ricardo (org.). Objectos impuros. Experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Edições Afrontamentos, 2008. p. 39–61.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira et al. O ensino remoto de Educação Física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia. Movimento, [s. l.], p. e28022–e28022, 2022. Disponível em: https://abre.ai/hPiq. Acesso em: 20 dez. 2023.
LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
LIMA, Marcio Roberto de. Exergames como possibilidade de ressignificação da docência na cultura digital. Revista e-Curriculum, [s. l.], v. 18, n. 4, p. 1857–1878, 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/mwCOZ. Acesso em: 16 mar. 2021.
LIMA, Marcio Roberto de; MENDES, Diego Sousa; LIMA, Eduardo de Matos. Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital. Educar em Revista, [s. l.], v. 36, p. e66038, 2020. Disponível em: https://bitlybr.com/dBRar. Acesso em: 18 nov. 2020.
LIMA, Marcio Roberto de; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 27, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3MaTPre. Acesso em: 6 out. 2021.
LIMA, Marcio Roberto de; RIBEIRO, Pedro Tadeu de Castro. Seguindo exergames em uma sequência didática: o que um jogo digital ‘faz-fazer’? Revista Ponto de Vista, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 01–21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16406. Acesso em: 13 maio 2024.
MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz. Mas de onde vem o Latour?. Pesquisas e Práticas psicossociais, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 258–268, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3C2ChIo. Acesso em: 11 nov. 2022.
MENDES, Diego Sousa. Cultura digital e cultura corporal de movimento: apontamentos preliminares sobre o contemporâneo. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro (org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Natal: EDUFRN, 2020. p. 29–44.
MEZZAROBA, Cristiano. A mídia, as tecnologias e a educação física no Brasil: uma descrição genealógica. Revista Tempos e Espaços em Educação, [s. l.], v. 13, n. 32, p. 1–23, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/13065. Acesso em: 9 maio 2023.
MOREIRA, Evando Carlos; MOREIRA, Raquel Stoilov Pereira. Educação física, jogos eletrônicos e BNCC: como os livros didáticos abordam a temática?. Cadernos do Aplicação, [s. l.], v. 36, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hPib. Acesso em: 20 dez. 2023.
OLIVEIRA, Khalmel Gabriel Lima de; MENDES, Diego de Sousa. Produzindo podcasts na educação física escolar: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial. RENOTE, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 272–281, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3nIo9Qv. Acesso em: 9 maio 2023.
OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e teoria ator-rede: fluxos heterogêneos e conexões híbridas. Ilhéus: EDITUS, 2016.
OVENS, Alan Patrick; PHILPOT, Rod; BENNETT, Blake. Aprendizagem virtual: um autoestudo sobre evoluções em práticas pedagógicas. Movimento, [s. l.], p. e28021–e28021, 2022. Disponível em: https://abre.ai/hPh2. Acesso em: 20 dez. 2023.
PIRES, Giovani De Lorenzi; PEREIRA, Rogério Santos. Educação Física, esporte, lazer e TICs: trajetória, demandas e perspectivas para a docência e a pesquisa no Século XXI. In: MOREIRA, Wagner Wey; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení (org.). Educação Física & esportes: novas perspectivas para o Século XXI. Campinas: Papirus, 2016. p. 237–261.
RODRIGUEZ, Victor Amar. Ensinando Educação Física a narrativa de uma futura professora. Movimento, [s. l.], p. e28023–e28023, 2022. Disponível em: https://abre.ai/hPhU. Acesso em: 20 dez. 2023.
SILVA, Patrícia; PRETTO, Nelson. Sociomaterialidade e Teoria Ator-Rede na educação. Atos de Pesquisa em Educação, [s. l.], v. 16, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://bitlybr.com/yjQrS. Acesso em: 16 set. 2021.
SILVA, Ana Carolina Oliveira; SOUSA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, [s. l.], n. 36, p. 298–315, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3nPx6HJ. Acesso em: 24 abr. 2023.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 15–26, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3VLUySS. Acesso em: 9 maio 2023.
SØRENSEN, Estrid. The Materiality of Learning: Technology and Knowledge in Educational Practice. New York: Cambridge University Press, 2009.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 31, n. 3, p. 443–466, 2005. Disponível em: https://bit.ly/44MN5ar. Acesso em: 7 abr. 2022.
VENÂNCIO, Luciana et al. Relações com os saberes e experiências (auto)formativas na Educação Física: perspectivas docentes ao confrontar injustiças sociais em situações adversas de ensino e aprendizagem. Movimento, [s. l.], p. e28020–e28020, 2022. Disponível em: https://abre.ai/hPhM. Acesso em: 20 dez. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________