Mídia-Educação e produção de uma realidade crítico-comunicativa na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483960

Palavras-chave:

Mídia-Educação, Educação Física Escolar, Pandemia, Teoria Ator-Rede

Resumo

Este artigo trata da articulação entre a Educação Física escolar e a Mídia-Educação durante o Ensino Remoto Emergencial. O objetivo da pesquisa foi mapear e traduzir uma realidade pedagógica produzida durante o cenário pandêmico. Metodologicamente, o trabalho partiu de uma Pesquisa-Ação que fomentou uma intervenção pautada em uma interlocução pedagógica tematizada no racismo no esporte durante as aulas de Educação Física escolar no Ensino Remoto Emergencial. Seguindo uma orientação sociomaterialista, o estudo foi sistematizado no formato de um relato ator-rede acerca da interlocução pedagógica empreendida, a qual evidenciou vivências edificadas por um coletivo híbrido e que fez emergir um momento formativo que valorizou aspectos críticos e comunicativos. Esse indicador reforça a pertinência e a força conferida às ações didáticas propiciadas pela articulação das aulas de Educação Física à Mídia-Educação. A experiência empreendida evidenciou ainda que é preciso reconhecer que a materialidade não humana nos afeta e nos constitui, sendo imprescindível na produção de educações.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e no Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (PPEDU - Mestrado em Educação).

Khalmel Gabriel Lima de Oliveira, Universidade Federal de São João Del-Rei

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2007), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA (2011) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPEDU) da Universidade Federal de São João Del Rei. Atua como professor de Educação Física no Ensino Fundamental na rede pública de ensino e é membro do grupo de estudos e pesquisa em Cultura Digital, Mídias e Educação (Link@) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Diego de Sousa Mendes, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Adjunto do Departamento das Ciências da Educação Física e da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del Rei (MG) - UFSJ. É formado em Licenciatura em Educação Física - UFSC (2001-2005). Mestre em Educação Física também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2008). Doutor em Educação pela UNESP - Campus Presidente Prudente (2013-2016). Coordenador do Grupo Link@ - Grupo de estudos e pesquisa em Cibercultura, Mídias e Educação da UFSJ e membro do grupo de estudos LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC). Atua como pesquisador nos seguintes temas: Mídia-Educação; Cultura digital e Educação; Semiótica e Educação; Estágio Supervisionado e Formação de Professores; Educação Física Escolar.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Lima, M. R. de, Oliveira, K. G. L. de, & Mendes, D. de S. (2024). Mídia-Educação e produção de uma realidade crítico-comunicativa na pandemia. Educação, 49(1), e112/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644483960