Discussão de resultados de pesquisas sobre impactos da pandemia nas práticas pedagógicas da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644485145Palavras-chave:
Educação Básica, Pandêmia, Práticas pedagógicasResumo
O objetivo deste artigo é discutir, numa perspectiva sócio-histórica, resultados de produções acadêmicas sobre os impactos da pandemia, provocada pela covid-19, nas práticas pedagógicas na educação básica entre os anos de 2020 e 2022. Para tanto, realizou-se um levantamento de produções científicas em duas plataformas que disponibilizam bancos de dados de artigos científicos, o portal de Periódicos Acadêmicos do Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da Capes. Considerando uma abordagem qualitativa, as análises se pautaram nos princípios da análise de conteúdo. Da análise dos resultados emergiram dois temas, o primeiro foi a responsabilização e a intensificação do trabalho docente; o segundo, as mediações no processo de ensino e aprendizagem. De forma recorrente as pesquisas indicaram que a desigualdade social afetou estudantes e professores. Depreendem-se das análises as consequências de uma lógica neoliberal, em que o individualismo foi reforçado, pois o professor foi responsabilizado pelo processo educativo dos estudantes mesmo tendo restrições de condições objetivas para desenvolver sua atividade profissional. A morosidade no estabelecimento de políticas públicas efetivas foi um fator que dificultou o trabalho docente e gerou incertezas. Além disso, o acesso de estudantes à tecnologia digital causou prejuízos aos processos de ensino e aprendizagem. Também ocorreu a intensificação do trabalho docente, que afetou a saúde dos professores. Contudo observou-se que os professores tiveram de realizar mudanças em suas práticas, o que, num movimento dialético, acabou transformando os sujeitos envolvidos nos processos.
Referências
AGUIAR, Wanda M. J.; PENTEADO, M. E.; ALFREDO, Raquel A. Totality, Historicity, Mediation and Contradiction: Essential Categories for the Analytic Movement in Research in Education. In: TANZI NETO, Adolfo; LIBERALI, Fernanda; DAFERMOS, Manolis (Eds.). Revisiting Vygotsky for Social Change. Bringing Together Theory and Practice. New York: Peter Lang, 2020. p. 213-240.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; CARVALHO, Maria Vilani Cosme; MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. Materialismo Histórico-Dialético: reflexões sobre pensar e fazer pesquisa em educação. In: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; BOCK, Ana M. Bahia (orgs.). Psicologia Sócio-Histórica e Educação: Tecendo redes críticas e colaborativas na pesquisa. São Paulo: Editora Cortez, 2020. p. 25-45.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; SOARES, Júlio R.; MACHADO, Virgínia C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa, [S.l], v. 45, n. 155, p. 56-75, jan./mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v45n155/1980-5314-cp-45-155-00056.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142818
AGUIAR, Wanda. M. J.; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/abstract/?lang=pt Acesso em: 25 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015
AGUIAR, Wanda M. J.; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão [online], v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/abstract/?lang=pt Acesso em 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000200006
AGUIAR. Wanda M.J; MACHADO Virgínia C. Psicologia Sócio-histórica como fundamento para a compreensão das significações da atividade docente. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 33, n. 2, p. 261-270, abr.-jun. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=395354131008 . Acesso em 20 ago.2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200008
CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; ALFREDO, Raquel Antonio. Pesquisa e formação docente: possibilidades da autoconfrontação. Rev. Educ. Questão, Natal, v. 58, n. 58, e-21428, out. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352020000400016&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 23 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21428
COSTA, Miriam Fernanda. Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras de educação básica em contexto de pandemia. 2021. 328 p. Dissertação (mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação Brasileira: Gestão e Práticas Pedagógicas. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2021.
FIGUEIREDO, Carina Adriele Duarte de Melo; OLIVEIRA, Antonio José Figueiredo de; FELIX, Mirian Rocha Felix. Metodologias ativas na formação de professores da modalidade de ensino a distância. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, [S.l.], v. 12, n. 21, p. 168–180, 2020. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/980 . Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.29327/3860.12.21-11
FREDERICO, Celso. Marx e o conceito de história. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos. R. (org.). O Educador vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p. 97-101.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: DUCASSE, Fabian Cabaluz. Educación y marxismo latino-americano. Ensayos de pedagogia crítica para proyectos emancipatórios. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: El Colectivo, 2022. p. 13-22.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
KOSLINSKI, Mariane Campelo; BARTHOLO, Tiago Lisboa. A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 32, e08314, 2021 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100109&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8314
LEFEBVRE, Henri. Lógica Formal e Lógica Dialética. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991.
LÖWY, Michael. Objetividade e ponto de vista de classe nas ciências sociais. In: LÖWY, Michael. Método dialético e teoria política. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1978. p. 5-21.
LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LUXEMBURGO, Rosa. Reforma, Revisionismo e Oportunismo. Rio de Janeiro: Laemmert, 1970.
MAGALHÃES, Luciana de Oliveira Rocha. A dimensão subjetiva dos processos de inclusão escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação. 2021. 608 p. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel. Introdução. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. [Livro Primeiro: o processo de produção do capital, volume I]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MÉSZÁROS, István. O poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
MATIAS, Aline Bicalho; FALCÃO, Márcia Thereza Couto; GROSSEMAN, Suely; GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; SILVA, Andréa Tenório Correia da. A Pandemia da COVID-19 e trabalho docente: percepções de professores de uma universidade pública no estado de São Paulo. Cien Saúde Colet , [ on-line; n.p.], ago. 2022. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-pandemia-da-covid19-e-trabalho-docente-percepcoes-de-professores-de-uma-universidade-publica-no-estado-de-sao-paulo/18503?id=18503 . Acesso em: 11 ago. 2023.
RIBEIRO JUNIOR, Manoel Cícero; FIGUEIREDO, Luciano Silva; OLIVEIRA, Dalila Coragem Alves de; PARENTE, Márcia Percília Moura; HOLANDA, Jeisy dos Santos. Ensino remoto em tempos de covid-19: aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 107–126, 2020. doi: 10.5281/zenodo.4018034 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/66. Acesso em: 20 ago. 2023.
TRAGTENBERG, Maurício. O Conhecimento Expropriado e Reapropriado pela Classe Operária: Espanha 80. Educação & Sociedade, [São Paulo], v. 2, n. 7, p. 53-62, set. 1980.
UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19. Paris: Unesco, 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 08 ago. 2023.
UNESCO. COVID-19 impact on education. Paris: Unesco, 2020b. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 08 ago. 2023.
VÁZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. São Paulo, Expressão Popular, 2007.
VIEIRA, M. F.; SILVA, C. M. S. A educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação,[S.l], p. 1013-1031, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10313 Acesso em: 02 ago.2023. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem (Manuscritos de 1929). Educação e Sociedade – Revista do Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. XXI, n. 71, p. 21-44, jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf . Acesso em: 23 jul. 2023.
VIGOTSKI, Lev S. Problemas de método. In: VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 41-53.
VIGOTSKI, Lev S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ZAIM-DE-MELO, Rogerio; GOLIN, Carlo Henrique.; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza. Educação física na escola após dois anos de pandemia: narrativas de professores do ensino fundamental. Corpoconsciência, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 118–133, 2022. doi: 10.51283/rc.v26i1.13404. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13404. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13404
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________