Discussão de resultados de pesquisas sobre impactos da pandemia nas práticas pedagógicas da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485145

Palavras-chave:

Educação Básica, Pandêmia, Práticas pedagógicas

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, numa perspectiva sócio-histórica, resultados de produções acadêmicas sobre os impactos da pandemia, provocada pela covid-19, nas práticas pedagógicas na educação básica entre os anos de 2020 e 2022. Para tanto, realizou-se um levantamento de produções científicas em duas plataformas que disponibilizam bancos de dados de artigos científicos, o portal de Periódicos Acadêmicos do Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da Capes. Considerando uma abordagem qualitativa, as análises se pautaram nos princípios da análise de conteúdo. Da análise dos resultados emergiram dois temas, o primeiro foi a responsabilização e a intensificação do trabalho docente; o segundo, as mediações no processo de ensino e aprendizagem. De forma recorrente as pesquisas indicaram que a desigualdade social afetou estudantes e professores. Depreendem-se das análises as consequências de uma lógica neoliberal, em que o individualismo foi reforçado, pois o professor foi responsabilizado pelo processo educativo dos estudantes mesmo tendo restrições de condições objetivas para desenvolver sua atividade profissional. A morosidade no estabelecimento de políticas públicas efetivas foi um fator que dificultou o trabalho docente e gerou incertezas. Além disso, o acesso de estudantes à tecnologia digital causou prejuízos aos processos de ensino e aprendizagem. Também ocorreu a intensificação do trabalho docente, que afetou a saúde dos professores. Contudo observou-se que os professores tiveram de realizar mudanças em suas práticas, o que, num movimento dialético, acabou transformando os sujeitos envolvidos nos processos.

Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade de Região de Joinville (Univille), vinculada ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina – OEMESC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias (GECDOTE/UNIVILLE), do grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade vinculado à PUC/SP e da equipe de pesquisa do projeto Impactos da Pandemia na Educação Básica (PUC-SP/UERN/UNIVILLE) financiado pela CAPES.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville

Pós-Doutora em Ciências da Educação, Universidade da Região de Joinville.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade de Região de Joinville (Univille), vinculada ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Formação Docente (GETRAFOR/UNIVILLE), do grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade vinculado à PUC/SP e da equipe de pesquisa do projeto Impactos da Pandemia na Educação Básica (PUC-SP/UERN/UNIVILLE) financiado pela CAPES.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Pesce, M. K. de, Voigt, J. M. R., & Cordeiro, A. F. M. (2023). Discussão de resultados de pesquisas sobre impactos da pandemia nas práticas pedagógicas da Educação Básica. Educação, 48(1), e129/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644485145

Edição

Seção

Dossiê – Uma análise crítica dos impactos da pandemia na educação em países da América Latina: possibilidades de caminhos emancipatórios