Estado da arte: o livro didático na Educação Infantil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644486609

Mots-clés :

PNLD, Educação pré-escolar, Livro didático

Résumé

Por intermédio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), foi publicado pela primeira vez no Brasil um edital em 2020 que incluiu o livro didático para estudantes da pré-escola no ensino público. O objetivo da presente pesquisa é analisar e mapear o que as pesquisas acadêmicas, teses e dissertações evidenciam sobre esta temática. A metodologia consiste em uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a utilização do livro didático na Educação Infantil, tomando por base o edital 02/2020 do Ministério da Educação (Brasil). O corpus empírico da pesquisa se circunscreve a trabalhos produzidos no período de 2020 a 2022, em artigos de revisão, teses e dissertações, em língua portuguesa, originais, pesquisados e compilados nas bases de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Concluiu-se a partir do Estado da Arte realizado em 2023 que são poucos os achados, e que estes, embora importantes, são marcados por interpretações díspares que reforçam pensamentos que se contrapõem e minimamente se complementam. Verificou-se também a importância de dar continuidade às pesquisas que analisem os livros didáticos inseridos no cotidiano da pré-escola, tomando por base as interpretações dos professores que estão utilizando este artefato com as crianças pequenas em suas práticas educativas.

Bibliographies de l'auteur-e

Francinara Adimari de Souza Netto Koop, Prefeitura Municipal de Curitiba

Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2023). Pedagoga de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, Paraná - BR (desde 2003).

João Paulo Pooli, Universidade Federal do Paraná

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), pós-doutorado em Sociologia pelo Departament de Teoria Sociológica, Filosofia del Dret i Metodologia de les Ciències Socials da Universidade de Barcelona. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento e Administração Escolar, e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente na área de ensino e pesquisa nos campos da Sociologia da Educação, Cultura e Políticas Públicas para a Educação.

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Publié-e

2025-03-26

Comment citer

Koop, F. A. de S. N., & Pooli, J. P. (2025). Estado da arte: o livro didático na Educação Infantil. Educação, 50(1), e34/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644486609