Estado da arte: o livro didático na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486609Palavras-chave:
PNLD, Educação pré-escolar, Livro didáticoResumo
Por intermédio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), foi publicado pela primeira vez no Brasil um edital em 2020 que incluiu o livro didático para estudantes da pré-escola no ensino público. O objetivo da presente pesquisa é analisar e mapear o que as pesquisas acadêmicas, teses e dissertações evidenciam sobre esta temática. A metodologia consiste em uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a utilização do livro didático na Educação Infantil, tomando por base o edital 02/2020 do Ministério da Educação (Brasil). O corpus empírico da pesquisa se circunscreve a trabalhos produzidos no período de 2020 a 2022, em artigos de revisão, teses e dissertações, em língua portuguesa, originais, pesquisados e compilados nas bases de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Concluiu-se a partir do Estado da Arte realizado em 2023 que são poucos os achados, e que estes, embora importantes, são marcados por interpretações díspares que reforçam pensamentos que se contrapõem e minimamente se complementam. Verificou-se também a importância de dar continuidade às pesquisas que analisem os livros didáticos inseridos no cotidiano da pré-escola, tomando por base as interpretações dos professores que estão utilizando este artefato com as crianças pequenas em suas práticas educativas.
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