O retorno a vida lá fora: pelas lentes das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488882Parole chiave:
Ambiente, Fotografias, CriançasAbstract
Ainda hoje, o mundo vive as consequências da COVID-19 em diferentes contextos econômicos, ambientais e principalmente emocionais havendo a necessidade, em função dos impactos produzidos pela pandemia, da proposição de novos estudos e pesquisas em todas as áreas do conhecimento. Entre as consequências causadas, além dos agravos relacionados à saúde estão as dificuldades enfrentadas pela sociedade com o desemprego, a violência e as doenças emocionais, ainda detectadas, em crianças, adolescente e adultos como consequência do isolamento vivido pela humanidade. O objetivo do estudo foi promover atividades relacionadas a registros fotográficos infantis, dos ambientes naturais e das áreas verdes da escola, após a retomada do ensino presencial na escola. Pelos resultados obtidos, foi possível observar diferentes níveis de envolvimento e processos de interação das crianças com os colegas, o ambiente escolar e a natureza. Os resultados obtidos permitiram reflexões e discussões relativas aos efeitos do isolamento, mas principalmente como a vida e a natureza estão sempre prontas a recomeçarem. Nesse sentido a sensibilidade ambiental, característica observada no contexto infantil, pode ser considerada como uma variável a ser aprendida e incorporada pelos adultos, como saberes da infância.
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