O brinquedo inclusivo em uma escola infantil em Barcelona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442757

Palavras-chave:

Infância, Inclusão, Brinquedos.

Resumo

A inclusão é um assunto que deve ser conhecido e refletido desde a infância. A pesquisa foi realizada em duas turmas de crianças de 5 e 6 anos de uma escola de Barcelona. O objetivo foi desenvolver atividades com as crianças, baseadas na relação da educação integrativa por meio do brinquedo de pano e nos processos de intervenção relacional e contextual da criança no ambiente escolar e familiar. A metodologia utilizada no estudo é de natureza qualitativa, considerando as relações sociais e o discurso das crianças. Os meninos e as meninas das duas turmas da escola pública de Barcelona desenvolveram um relacionamento e geraram carinho pelos bonecos em um processo em que a diferença foi re-significada, ou seja, a diferença não desqualificou, mas que, em pelo contrário, forneceu uma identidade ao brinquedo durante o relacionamento das crianças com ele. Embora tenha havido uma surpresa quando as crianças pegaram o ninot, por se tratar de um brinquedo diferente, durante a investigação, todas as crianças tiveram um relacionamento positivo e até afetuoso com os ninots. Também deve ser levada em consideração a participação dos professores das duas turmas que participaram da pesquisa, conversando com as crianças sobre as diferenças e corrigindo as histórias produzidas em Catalão. A investigação mostrou que meninos e meninas podem se relacionar e criar afeto por um brinquedo inclusivo.

Biografia do Autor

Alice Maria Correa Medina, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Educação Física da UnB

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação  (PPGE) -  Universidade de Brasília - UnB;

Professora da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília – UnB;

Pós-doutorado em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP;

Pós-doutorado em Educação - Universidade de Brasília;

Pós-doutorado em Educação Universit de Barcelona;

Doutorado em Ciências da Saúde – Universidade de Brasília - UnB.

Maria Rosa Buxarrais Estrada, Universitat de Barcelona - Espanha

Departamento de Teoría i Historia l’ Educación – Facultat de l’Educació - Universitat de Barcelona 

Catedrática de universidad del Departamento de Teoría e Historia de la Educación de la Facultad de Educación de la Universitat de Barcelona (UB). Doctora en Pedagogía y Licenciada en Psicología por la UB. Investigadora Principal del Grupo de Investigación en Educación Moral (GREM) de la UB, grupo de investigación consolidado de la Generalitat de Catalunya desde 1995.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Medina, A. M. C., & Estrada, M. R. B. (2020). O brinquedo inclusivo em uma escola infantil em Barcelona. Educação, 45(1), e73/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644442757