Educação intercultural e Lócus de enunciação: inspirado em uma experiência educativa no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439190

Palavras-chave:

Educação intercultural de formação de professores indígenas, Lócus de enunciação nas comunidades indígenas, Outros espaços e experiências formativos no México.

Resumo

O presente artigo aborda uma experiência político-educativa vivida no México e que corresponde a reflexões de questões emergentes de processos formativos de professores indígenas. Estes processos sugerem correlações da interculturalidade crítica com o bem viver, da decolinialidade do saber e do poder e das políticas epistêmicas. Essa experiência formaliza-se no projeto de pesquisa intitulado “Milpas Educativas: Laboratorios socionaturales vivos para el buen vivir”. Ele é capitaneado pelos membros integrantes da Red de Educación Inductiva Intercultural (REDIIN) no interior do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) e da Universidad Iberoamericana (UIA), em parceria com a Unión de los Maestros para una Nueva Educación en México (UNEM/EI).  O objetivo é analisar como circularam algumas enunciações sobre o campo de estudos da educação intercultural que formou significados observados nesses espaços formativos, especificamente no projeto de pesquisa. A metodologia usa a perspectiva de lócus de enunciação para explicar uma aproximação analítica conjugada com as concepções do método indutivo intercultural e do pensamento decolonial, para entender como a interculturalidade crítica reverbera em três encontros ocorridos e pertinentes a cinco estados mexicanos, quais sejam: Chiapas, Yucatán, Puebla, Oaxaca e Mochoacán, em 2017. A investigação indica que as repercussões foram conduzidas para um processo formativo que procurou compreender distintas dimensões que caracterizaram a interculturalidade e apresentaram indícios nessa formação de pensamentos e práticas contra-hegemônicos. O estudo aponta para uma abertura de novos horizontes de aprendizados e para uma possível elaboração da proposta que denominamos de Política de Resistência.

Biografia do Autor

Lucilene Julia da Silva, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação

Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade (UCDB).

Professora Colaboradora Voluntária da Licenciatura Intercultura, Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, Universidade Federal de Roraima (UFRR).

 

Adir Casaro Nascimento, PPGE/Universidade Católica Dom Bosco

Doutorado em Educação

Programa de Pós Graduação em Educação

Maria Bertely Busquets, Centro de Investigaciones de Estudios Superiores em Antropologia Social (CIESAS)

Doutora em Antropologia Social

Professora e Ingestigadora 

Departamento de Antropologia Social

 

In memorian: a professora faleceu em 23.02.2019

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

Silva, L. J. da, Nascimento, A. C., & Busquets, M. B. (2021). Educação intercultural e Lócus de enunciação: inspirado em uma experiência educativa no México. Educação, 46(1), e22/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644439190