Inventários, coleções, narrativas como dispositivos de formação no estágio de docência para a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488045

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio de Educação Infantil, Inventário de experiência

Resumo

O contato de profissionais em formação com seu campo de atuação é apontado como imprescindível para a aprendizagem de uma profissão. No caso do magistério, se as universidades cumprem um papel decisivo e insubstituível nos percursos formativos de um iniciante, a contribuição de profissionais mais experientes é também inconteste. Neste texto, considera-se o estágio como uma das vias de aproximação ao território de atuação e ao coletivo de profissionais já engajados na profissão e, desse ponto, discorre-se sobre uma proposta de estágio de docência para a atuação na Educação Infantil. Na discussão, apresenta-se o inventário de experiência como um dispositivo que reúne coleções e narrativas de cenas observadas no dia a dia de creches e pré-escolas, documentando o percurso. Argumenta-se que, como um artefato narrativo-pedagógico, o inventário intensifica o tecido de sínteses integradoras sobre a experiência de estar no campo de atuação. No entrelaçamento de teoria e prática que circundam a temática do estágio, um conjunto de inventários, produzidos por estudantes-estagiários do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense é tomado em análise. O diálogo com as narrativas textuais e imagéticas (coleções) evidenciou aspectos que envolvem a prática docente na Educação Infantil, como a organização do espaço, as interações e a brincadeira. A aprendizagem da escuta e do registro, centrais para a reflexão que configura e adensa saberes-fazeres docentes, também foi identificada. Assim, o inventário de experiência mostrou-se um dispositivo formativo fértil, no âmbito do estágio docente.

Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada III da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, doutora em Educação pela Unicamp, atua na graduação (Pedagogia) e na Pós-graduação em Educação (mestardo e doutorado). Lider do Grupo de pesquisa FIAR.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Ostetto, L. E. (2025). Inventários, coleções, narrativas como dispositivos de formação no estágio de docência para a Educação Infantil. Educação, 50(1), e41/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644488045

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

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