Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440914Palavras-chave:
Educação Infantil, Interações Dialógicas, Experiências Educativas.Resumo
Este texto analisa parte do material produzido no âmbito da pesquisa de doutorado de uma das autoras, que teve como objetivo discutir a avaliação de contexto e a qualidade educativa na pré-escola. Os eventos de pesquisa analisados foram produzidos a partir de observações e registro em caderno de campo e fotográfico durante a estada em quatro escolas italianas, três localizadas na região de Piemonte e uma na Lombardia, por ocasião do doutorado sanduíche, no segundo semestre de 2017. O texto está organizado em duas partes: interações e brincadeiras e os espaços como lugar de diálogo. Tem como pilares teóricos os estudos de Bakhtin (2003, 1992) e Vigotiski (2008). As fotografias e notas de caderno de campo apontaram a importância de o adulto sustentar as interações das crianças seja pela escuta atenta, seja na organização dos espaços. Conclui que cabe ao adulto o deslocamento de uma pedagogia transmissiva, centrada em conteúdos pré-estabelecidos e na explicação, para uma pedagogia participativa, dialógica, cujas propostas se dão nas interações com as crianças, na interlocução com suas curiosidades, desejos, necessidades.
Referências
ARENDT, Hanna. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo e posfácio de Celso Lafer. 10 a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense 1993.
BONDIOLI, Ana; MONTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos – uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BRUGÈRE, Giles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. vol.24 n.2 São Paulo: July/Dec. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200007. Acesso em: 16 set. 2019.
BRUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. Traduzido por Gisela Wajskop. 4 ed.São Paulo, Cotez,2001.
CORSARO, Wiliam. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CORSINO, Patrícia; BRANCO, Jordanna Castelo. Materiais didáticos na Educação Infantil: limites e possibilidades. In: CORSINO, Patrícia e
NUNES, Maria Fernanda (orgs). Linguagem, leitura e escrita: por uma poética da Educação infantil, Rio de Janeiro: Edigráfica, 2018, p.19-38.
CORSINO, Patrícia; BRANCO, Jordanna Castelo. Obrigatoriedade escolar aos 4 anos: indagações sobre os materiais didático escolares. Textura, Canoas, v. 18, n. 37, mai/ago, 2016, p. 125-149.
CORSINO, Patrícia. Educação infantil, alfabetização, leitura e escrita: indagações com Alice no País das Maravilhas. In: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo; Cláudia Maria Mendes Gontijo. (Org.). Políticas e Práticas de Alfabetização. 1ed.Pernambuco: UFPE, 2017, p. 29-50.
CORSINO, Patrícia; NUNES, Maria Fernanda Rezende; BAPTISTA, Mônica Correia; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; BARRETO, Ângela Rabelo. Leitura e escrita na educação Infantil: concepções e implicações pedagógicas. In: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica. Crianças como leitoras e autoras. Brasília: MEC/SEB, 2016.
CORSINO, Patrícia. Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo. Educação e Realidade. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.399-419.
CORSINO, Patrícia; GUIMARAES, Daniela. A pesquisa formação da Rede em Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro: o contexto como eixo da prática pedagógica. (p.151-171). In: SOUZA, Gizele de; MORO, Catarina; COUTINHO, Angela Scalabrin. (Org.). Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. 1ed.Curitiba: Appris, 2015, v. 1, p. 13-239.
CORSINO, Patrícia. Infância, Linguagem e letramento: educação infantil na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila; FORMAN, Geroge (orgs). As cem linguagens: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1999.
GERALDI, João Wanderley. A linguagem e a constituição da subjetividade. In: GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro &João Editores, 2ª, edição, 2015, 29-32
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LUFT, Celso Pedro. Pequeno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora Scipione, 1988.
MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila; FORMAN, Geroge (orgs). As cem linguagens: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1999.
NUNES, Maria Fernanda Rezende; CORSINO, Patrícia. Leitura e escrita na Educação Infantil: contextos e práticas em diálogo. Caderno de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v.49, no 174, p.100-126, out/dez, 2019.
PASOLINI, Pier Paolo. Jovens Infelizes: antologia de ensaios corsários. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz de conta e a infância. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, maio/ago. 2016, p. 28-39.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A brincadeira e o desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Rio de janeiro: Ufrj, Revista GIS nº11, 2008, pp. 23-36. Disponível em: http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf . Acesso em: 11 out. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________