Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440914

Palavras-chave:

Educação Infantil, Interações Dialógicas, Experiências Educativas.

Resumo

Este texto analisa parte do material produzido no âmbito da pesquisa de doutorado de uma das autoras, que teve como objetivo discutir a avaliação de contexto e a qualidade educativa na pré-escola. Os eventos de pesquisa analisados foram produzidos a partir de observações e registro em caderno de campo e fotográfico durante a estada em quatro escolas italianas, três localizadas na região de Piemonte e uma na Lombardia, por ocasião do doutorado sanduíche, no segundo semestre de 2017. O texto está organizado em duas partes: interações e brincadeiras e os espaços como lugar de diálogo. Tem como pilares teóricos os estudos de Bakhtin (2003, 1992) e Vigotiski (2008). As fotografias e notas de caderno de campo apontaram a importância de o adulto sustentar as interações das crianças seja pela escuta atenta, seja na organização dos espaços. Conclui que cabe ao adulto o deslocamento de uma pedagogia transmissiva, centrada em conteúdos pré-estabelecidos e na explicação, para uma pedagogia participativa, dialógica, cujas propostas se dão nas interações com as crianças, na interlocução com suas curiosidades, desejos, necessidades.

Biografia do Autor

Jordanna Castelo Branco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Pedagoga (2006), mestre (2012) e doutora (2019) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Infantil (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).Atuou como professora (2006-2010) de Educação Infantil na rede pública e privada. Em 2014, dirigiu a Escola de Educação Infantil (2014) da UFRJ. Desde 2012 atua como professora no ensino superior na rede pública e privada. Atualmente, é técnica em assuntos educacionais na Faculdade de Educação da UFRJ e integra ao Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC e o Grupo de Pesquisa em Infância, Linguagem e Educação, desenvolvida pelo programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas discussões sobre infância; educação infantil; linguagem; políticas públicas; avaliação; laicidade; editoração científica em educação. 

Patrícia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Foi professora e coordenadora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental por 18 anos (1979-1997). Desde 1997 é professora e pesquisadora universitária. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFRJ, coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Infância , Linguagem e Educação. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação Infantil (políticas, práticas pedagógicas e formação de professores), infância e linguagem, alfabetização, leitura e escrita e literatura infantil. 

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Branco, J. C., & Corsino, P. (2020). Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços. Educação, 45(1), e84/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644440914