Educação em Valores e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais das Crianças - contributos do estágio para a formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644493114

Palavras-chave:

Estágio, Investigação pedagógica, Formação profissional

Resumo

Este texto, realizado com base na narrativa de uma estagiária, destaca a importância da praxis na construção profissional de educadores de infância; entendida como a integração entre teoria e prática na ação educativa, é fundamentada na investigação pedagógica e na reflexão crítica sobre as práticas. Depois de sumariado como ocorre o processo formativo de educadores, o artigo foca-se no trabalho de investigação que acompanha a intervenção educativa, em estágio, no qual os estagiários realizam observações participantes, intervenções pedagógicas e projetos de investigação-ação, promovendo uma constante revisão e melhoria das práticas. A narrativa das práticas desempenha um papel crucial, permitindo que os estagiários entrelacem razão e emoção, vivências individuais e coletivas, conhecimento e capacitação. A Inês ilustra como o estágio a capacitou como educadora e a envolveu como sujeito ativo num processo formativo coletivo com colegas, comunidades educativas e, sobretudo, com as crianças.

Biografia do Autor

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Doutorada em Estudos Socioeducativos da Criança - Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação - Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Estudos da Criança - Instituto de Educação – Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Inês Campina Malheiro da Costa Torrão, Universidade do Minho

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo - Instituto de Educação – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Sarmento, T., & Torrão, I. C. M. da C. (2025). Educação em Valores e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais das Crianças - contributos do estágio para a formação profissional. Educação, 50(1), e127/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644493114

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

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