As aprendizagens do ofício docente nas narrativas do estágio curricular na Educação Infantil: observação, escuta e promoção da participação das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488011

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio curricular, Aprendizagens docentes

Resumo

Com base nas contribuições dos Estudos sobre formação de professores de Educação Infantil, o artigo é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo discutir as aprendizagens da docência na formação inicial, mediante a análise das práticas de estágio curricular. O argumento central é que o estágio curricular é um espaço de pesquisa no qual existem aprendizagens referentes ao ofício docente, como a observação, a escuta, o planejamento e a promoção da participação das crianças. A materialidade investigativa da pesquisa é constituída por uma amostra de Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia desenvolvidos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que têm como tema a docência no estágio da Educação Infantil a partir da proposição de ateliês. Metodologicamente, foi realizada uma análise do conteúdo do material. Após o exame dos trabalhos, foram definidas duas unidades analíticas: 1) o olhar e a escuta como princípios da docência com crianças; 2) o ateliê como modalidade de planejamento e a participação das crianças. O foco de discussão da primeira unidade analítica é a observação e a escuta das crianças como deflagradoras da ação pedagógica docente. A tônica da segunda unidade analítica é o ateliê enquanto proposta de planejamento que possibilita a participação das crianças. A partir da pesquisa, é possível inferir a relevância do estágio no processo de constituição profissional através da atribuição de sentidos aos conhecimentos profissionais aprendidos durante a graduação em Pedagogia, cujo efeito é o processo de autoria docente.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (Erechim/RS). Área: Educação Infantil. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Políticas Contemporâneas.

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidade Nacional de La Plata - Argentina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG.  Docente do curso de Pedagogia UEPG e do Programa de Pós Graduação em Educação - UEPG. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil - GEPEEDI (UEPG-CNPQ).

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora, Portugal. Docente do Departamento de Educação na área de Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha 3: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos escolares. Membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora (Portugal). Pesquisa as implicações da Teoria Histórico-Cultural para a organização das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiras na Educação da Infância cadastrado no CNPQ.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Camargo, D., & Magalhães, C. (2025). As aprendizagens do ofício docente nas narrativas do estágio curricular na Educação Infantil: observação, escuta e promoção da participação das crianças. Educação, 50(1), e40/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644488011

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil