As aprendizagens do ofício docente nas narrativas do estágio curricular na Educação Infantil: observação, escuta e promoção da participação das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488011Palavras-chave:
Educação Infantil, Estágio curricular, Aprendizagens docentesResumo
Com base nas contribuições dos Estudos sobre formação de professores de Educação Infantil, o artigo é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo discutir as aprendizagens da docência na formação inicial, mediante a análise das práticas de estágio curricular. O argumento central é que o estágio curricular é um espaço de pesquisa no qual existem aprendizagens referentes ao ofício docente, como a observação, a escuta, o planejamento e a promoção da participação das crianças. A materialidade investigativa da pesquisa é constituída por uma amostra de Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia desenvolvidos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que têm como tema a docência no estágio da Educação Infantil a partir da proposição de ateliês. Metodologicamente, foi realizada uma análise do conteúdo do material. Após o exame dos trabalhos, foram definidas duas unidades analíticas: 1) o olhar e a escuta como princípios da docência com crianças; 2) o ateliê como modalidade de planejamento e a participação das crianças. O foco de discussão da primeira unidade analítica é a observação e a escuta das crianças como deflagradoras da ação pedagógica docente. A tônica da segunda unidade analítica é o ateliê enquanto proposta de planejamento que possibilita a participação das crianças. A partir da pesquisa, é possível inferir a relevância do estágio no processo de constituição profissional através da atribuição de sentidos aos conhecimentos profissionais aprendidos durante a graduação em Pedagogia, cujo efeito é o processo de autoria docente.
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