As implicações do Programa de Residência Pedagógica para formação docente: das narrativas à (re)elaboração do trabalho pedagógico no ensino da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644442561Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação Continuada, Educação Física, Trabalho PedagógicoResumo
O artigo cotejou as implicações do Programa Residência Pedagógica (desenvolvido no núcleo de Educação Física, sob os cuidados de uma instituição de educação superior federal), em relação à formação continuada e a organização do trabalho pedagógico desenvolvido por três (3) docentes atuantes em escolas públicas, numa cidade sul mineira. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa, sob um desenho narrativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se para a coleta de dados, entrevistas com base em questionário semiestruturado, com efeito, explorando o significado das ações desses docentes, a partir do teor narrativo que expuseram. Para erigir as categorias de análise, empregou-se a técnica de triangulação dos dados,observando, no primeiro processo interpretativo, a valorização fenomênica e a técnica dos dados primários, em seguida, num segundo movimento perscrutador, as informações foram contextualizadas, criticadas, comparadas e trianguladas. Por fim, na qualidade de última ação analítica, formulamos três categorias de análise, relacionando o conteúdo das entrevistas e a literatura pertinente. Os resultados evidenciaram que o programa fora auspicioso, em virtude de suas especificidades e de sua organização pedagógica, notadamente em relação à proposta de planificação dos conteúdos. De igual modo, demonstraram que os depoentes desfrutaram de formações distintas e encontravam-se em momentos díspares da carreira docente. Além disso, revelaram também que a formação continuada, proporcionada no interior do referido programa, suscitou interação (formativa) entre a educação básica e a superior, por efeito, pode-se rechaçar a dicotomia entre teoria e prática pedagógica, o que por sua vez afetou a disposição e o desdobramento do trabalho pedagógico realizado pelos pesquisados.Referências
ALTET, Marguerite. «Qual a formação profissionalizante para desenvolver as competências de “docente profissional” e uma cultura profissional de actor?». In TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont (Orgs.), Formação dos professores e contextos sociais. Porto: RÉS – Editora, 61 – 76, (s/d).
ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ ago. 2010.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 679-701, Sept. 2015.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. CEDES, Campinas , v. 19, n. 48, p. 69-88, Aug. 1999.
BULLOUGH, Robert; GITLIN, Andrew. Becoming a student of teaching: Methodologies for exploring self and school context. (2nd ed.). London: Routledge Falmer, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005. Acesso em: 15 de fev. 2019
CAPES. Portaria capes nº 175 de 7 de agosto de 2018. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/09082018-Portaria_175_Altera_Portaria_45_de_2018.pdf. Acesso em: 28 de fev. 2019.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 15 de nov. 2019.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo/SP: Cengage Learning, 2017.
CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. O desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 15, n. 32, p. 397-407. 2005.
COUTO, Ângela Maria Pinto. A Formação Inicial de Professores do Ensino Básico e a Geometria: Um estudo de dois casos. 2015. 395 f. Tese (TESE DE DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO) - Departamento de Ciências da Educação e do Patrimônio, Universidade Portucalense, Porto, 2015.
CRESWELL, John W. Mapping the field of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, 3(2), 95-108, 2009.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.
DEMO, Pedro. Aprender bem/mal. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
FEDERICI, Conrado Augusto Gandara. O que não é Educação Física. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.4,n.4/5, jan./dez.2004 – ISNN 1679-8678.
SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In NÓVOA, Antônio (Org.), Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999, p. 63 – 92.
GOMES, Romeu et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 185-221.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.
LAMPERT, Magdalene; BALL, Deborah Loewenberg. Teaching, multimedia, and mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, 2 (3), 1999, p. 311-319.
LASKY, Sue. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, 21, 2005, p. 899 ‑916.
LOUGHRAN, John. Developing pedagogy of teacher education: Understanding teaching and learning about teaching. London: Routledge, 2006.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616. Acesso em: 7 maio 2019.
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza et al (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. spe_1, p. 17-35, 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000400002&lng=pt&nrm=iso. acesso em 28 jan. 2020.
OLIVEIRA, Hélia Margarida; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interações, v. 7, p. 104-130, 2011.
OLIVEIRA, Hélia Margarida; HANNULA, Markku S. Individual prospective mathematics teachers: Studies on their professional growth. In T. Wood (Series Ed.) & K. Krainer (Vol. Eds.), International handbook of mathematics teacher education, 3 Rotterdam: Sense Publishers, 2008, p. 13-34.
PIOLLI, Evaldo. A valorização docente na perspectiva do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Cadernos CEDES, Campinas, v. 35, n. 97, p. 483-491, set.-dez., 2015.
PONTE, João Pedro da; CHAPMAN, Olive. Preservice mathematics teacher´s knowledge and development. In: L. English (Ed.), Handbook of international research in mathematics education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2008, p. 223-261.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández,
LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
SARAMAGO, José. Ensaios sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Sistema de educação: subsídios para a conferência nacional de educação. Brasília: MEC, 2010.
SEGALL, Avner. Disturbing practice: Reading teacher education as text. New York: Peter Lang Publishing Group, 2002.
SELLA, Claudinei Anônio. Retratos de um profissional em crise: os docentes em tempos de mudança. 2006. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2006.
SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 1986, p. 4-14.
SHULMAN, Lee. El saber y entender de la profesión docente. Estudios Públicos, Chile, n. 99, p. 195-224, jun. 2005.
SILVA, Bruno Adriano Rodrigues; CARNEIRO, Kleber Tuxen;
BARRETO, Thamires Aparecida Gonçalves. O PIBID na ótica dos coordenadores de área no curso de licenciatura em educação física da UFLA: impressões sobre a formação inicial. Corpoconsciência, [S.l.], p. 66-81, dec. 2017.
SILVA, Mauro Sérgio; RACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na Educação Física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, p. 80–94, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimento universitário. Revista Brasileira de Educação, n. 13, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2002.
TENORTH, Heinz-Elmar. Profesiones y profesionalización: un marco de referencia para el análisis histórico del enseñante y sus organizaciones. Revista de Educación, 285, p. 77 – 92, 1988.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________