Eles são apenas diferentes: a produção discursiva de masculinidades contemporâneas na obra criando meninos

Juliana Ribeiro de Vargas, Rodrigo Saballa de Carvalho

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464446257

 

A partir dos aportes teóricos dos Estudos de Gênero, em sua vertente pós-estruturalista e das contribuições dos Estudos Culturais em Educação constituímos o presente artigo que tem como objetivo a problematização da produção discursiva de masculinidades na obra Criando Meninos, de autoria do escritor Steve Bidduph. A referida obra associa determinados comportamentos como típicos de meninos em diferentes faixas etárias. Tal obra apresenta também para mães, pais e professores, uma regulação de posturas as quais os mesmos devem em relação aos meninos a fim de favorecer o desenvolvimento desses sujeitos infantis, encaminhando-os, assim, para formas determinadas de vivenciar/experimentar a sexualidade. A partir dos aportes citados, buscamos problematizar esse livro como artefato cultural o qual desenvolve uma pedagogia cultural, que através da naturalização de algumas características apresentadas pelos meninos, acaba por regular a constituição da sexualidade masculina e ensinando aos adultos como promovê-la.

Palavras – chave: Estudos Culturais, Masculinidades, Discurso.


Palavras-chave


Cultural studies, Masculinities, Discourse.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464446257

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar