Apresentação: aprendizagens da profissão docente no estágio da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644492385

Palavras-chave:

Aprendizagens, Educação Infantil, Profissão docente

Resumo

A partir das contribuições dos Estudos sobre Formação Docente, o propósito do dossiê é o de compartilhar discussões contemporâneas, emergentes de pesquisas empíricas e bibliográficas, sobre os processos de aprendizagem da docência, ocorridos nos Estágios curriculares de Educação Infantil em Instituições de Ensino Superior. As aprendizagens da profissão docente são vistas como decorrentes da trajetória pessoal e escolar dos(as) acadêmicos(as), dos conhecimentos aprendidos nas disciplinas frequentadas durante a graduação no curso de Pedagogia, das experiências em estágios não curriculares, bem como da prática efetiva de docência com as crianças no estágio curricular.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS).

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É docente do Departamento de Educação na área de Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Artur, Universidade de Évora

Docente da Universidade de Évora no Departamento de Pedagogia e Educação. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora - Portugal.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Patrícia do Amaral Comarú, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Metodologia do Ensino.

Clenio Perlin Berni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Atualmente exerce suas atividades administrativas, na área de Gestão de Revistas.

Referências

BRAILOVSKY, Daniel. El docente, arquitecto y anfitrión. In: BRAILOVSKY, Daniel. Pedagogía del nivel inicial: mirar el mundo desde el jardín. Buenos Aires: Noveduc, 2020. p. 85-98.

CARVALHO, Rodrigo Saballa. Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil. Linhas Crí¬ticas, v.29, e50765, p.01-20, 2023.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca Salazar. O currículo da creche em livros didáticos para docentes: da epistemologia do infantil à regulação da docência. Cadernos Cedes, Campinas, v. 43, n. 119, p. 5-16, jan./abr. 2023.

MIZUKAMI, Graça; SABINO, Isabel. Apresentação. Revista Faeeba, Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 32, n. 71, p. 13-20, 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Magalhães, C., Artur, A., Salva, S., Comarú, P. do A., & Berni, C. P. (2025). Apresentação: aprendizagens da profissão docente no estágio da Educação Infantil. Educação, 50(1), e96/1–6. https://doi.org/10.5902/1984644492385

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.