Estágio e aprendizagem da docência na Educação Infantil: percepções de alunos do curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488099Palavras-chave:
Estágio, Educação Infantil, FormaçãoResumo
Neste artigo, tomamos como objetivo compreender como estudantes do curso de Pedagogia, de duas universidades federais do Norte e Nordeste do País, perceberam a aprendizagem da docência na primeira etapa da Educação Básica a partir do Estágio em Educação Infantil (EEI). Com base na Teoria Histórico-Cultural – THC (Vygotsky, 2000; 2018) e na Relação com o Saber (Charlot, 2020), dialogamos com as narrativas de seis aprendizes registradas em portfólios e relatórios reflexivos (PR) e (RR), respectivamente, escolhidos com base na sua extensão, fundamentação teórica e reflexões aprofundadas de seus autores, sobre diversas vivências oportunizadas pelo EEI, partindo de indagações relativas ao tema em questão. Os resultados indicaram que a experiência do EEI, na perspectiva dos estudantes, constituiu-se em experiência fulcral para a aprendizagem de especificidades que caracterizam o ofício de ser professor de bebês, crianças bem pequenas e pequenas. A busca por conhecimentos teóricos e novos procedimentos pedagógicos parecem tê-los instigado a querer ir além do que observaram nas instituições de Educação Infantil (EI), fortalecendo uma procura constante de aperfeiçoamento e de ressignificação de suas práxis.
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