Estágio e aprendizagem da docência na Educação Infantil: percepções de alunos do curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488099

Palavras-chave:

Estágio, Educação Infantil, Formação

Resumo

Neste artigo, tomamos como objetivo compreender como estudantes do curso de Pedagogia, de duas universidades federais do Norte e Nordeste do País, perceberam a aprendizagem da docência na primeira etapa da Educação Básica a partir do Estágio em Educação Infantil (EEI). Com base na Teoria Histórico-Cultural – THC (Vygotsky, 2000; 2018) e na Relação com o Saber (Charlot, 2020), dialogamos com as narrativas de seis aprendizes registradas em portfólios e relatórios reflexivos (PR) e (RR), respectivamente, escolhidos com base na sua extensão, fundamentação teórica e reflexões aprofundadas de seus autores, sobre diversas vivências oportunizadas pelo EEI, partindo de indagações relativas ao tema em questão. Os resultados indicaram que a experiência do EEI, na perspectiva dos estudantes, constituiu-se em experiência fulcral para a aprendizagem de especificidades que caracterizam o ofício de ser professor de bebês, crianças bem pequenas e pequenas. A busca por conhecimentos teóricos e novos procedimentos pedagógicos parecem tê-los instigado a querer ir além do que observaram nas instituições de Educação Infantil (EI), fortalecendo uma procura constante de aperfeiçoamento e de ressignificação de suas práxis.

Biografia do Autor

Sinara Almeida da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação pela UFC. Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Vice-coordenadora do curso de Pedagogia- UFOPA. Coordenadora do curso de Pedagogia do FOMAPARÁ- UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEI- UFOPA. Formadora estadual do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil- LEEI no Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo da Educação Infantil, cotidiano da Educação Infantil e formação de professores da Educação Infantil.

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará

Professora da graduação e pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia (1998), mestrado em Educação (2002) e doutorado em Educação (2007), todos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e organização do espaço e do tempo das crianças na instituição; educação para as relações étnico raciais e educação integral. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) onde também cursa estágio pós doutoral com o tema Propostas Curriculares e Educação Integral em Escolas Quilombolas que atendem crianças na Educação Infantil, sob a supervisão da Prof. Dr Maria Lília imbiriba Sousa Colares (PPGE/UFOPA). Vice-líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e membro do Grupo HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", ambos cadastrados no Diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Coordenadora do grupo de estudo Educação para as relações étnicos raciais na Educação Infantil.

Leide Daiana Marques da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutotanda em Educação no Programa de pós graduação PPGE/Ufopa. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2021). É membro do grupo de estudos e epesquisas em educação infantil – Gepei, vinculado a mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, teoria histórico-cultural, escrita, criança e aprendizagem.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Costa, S. A. da, Cruz, R. C. de A., & Silva, L. D. M. da. (2025). Estágio e aprendizagem da docência na Educação Infantil: percepções de alunos do curso de Pedagogia. Educação, 50(1), e44/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644488099

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

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