A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644433540Palavras-chave:
Educação Ambiental, Prática Educativa, Ensino Fundamental.Resumo
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental – DCNEA (BRASIL, 2012), a Educação Ambiental deve estar presente no currículo do ensino formal, de modo contínuo, permanente e interdisciplinar. Com base nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar por meio do relato dos professores, como são desenvolvidas as Práticas em EA do Projeto Equidade da Rede Municipal de Curitiba-PR. Como proposta metodológica delimitaram-se três instrumentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário. No que se refere ao questionário, o mesmo se deu por meio da técnica Delphi, realizado com os professores da Prática de Educação Ambiental, de escolas que participam do Projeto Equidade. Os resultados apontaram à necessidade de maiores subsídios teóricos e metodológicos aos professores, para que possam promover aprendizagens mais significativas por meio das práticas em EA, apontando assim, a relevância de se trabalhar com os problemas que afetam principalmente a região local, permitindo assim um envolvimento maior por parte do professor, trazendo reflexões imprescindíveis para a temática ambiental, sendo elas, culturais, sociais, econômicas, políticas e históricas.
Referências
Referências
ANTUNES, Marcelo Moreira. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 19, n. 1, p. 63-71, jan./abr., 2014. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2616/1894>. Acesso em: 25 out. 2017
BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora. Complexidade e Transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. 1.ed. Curitiba, Appris, 2015.
CURITIBA. Caderno Pedagógico de Educação Integral. Curitiba: SME, 2012. Disponível em: <http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/4/pdf/00131553.pdf> Acesso em: 07 set. 2017.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: MJ, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em 02 ago. 2017.
BRASIL. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8168-e-passo-a-passo-mais-educacao-18042011-pdf&category_slug=junho-2011-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 07 set. 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 abr. 2017.
BRASIL. Série Cadernos pedagógicos. Educação Ambiental. Programa Mais Educação. Brasília: MEC, [2010?]. Disponível em: <http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/pme/educacao_ambiental.pdf>. Acesso em: 07 set. 2017.
BRASIL. Série Mais Educação: Educação Integral. Texto referêncial para o debate nacional. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: <http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/
cadfinal_educ_integral.pdf>. Acesso em: 07 set. 2017.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LAKATOS, Maria Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2012.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philipe Pomier;
CASTRO, Ronaldo Souza. Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Huricitec, 2014.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
PACIEVITCH, Thais. Interculturalidade na educação em direitos humanos: uma perspectiva emancipatória. 2016. 129 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em:<http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00005c/00005cd5.pdf>. Acesso em 13 abr. 2017.
SAHEB, Daniele. A educação socioambiental e a formação em Pedagogia. 2008. 113f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/M08_saheb.pdf>. Acesso em: 25 out. 2015.
SAHEB, Daniele. Os saberes socioambientais necessários à educação do presente e a formação do educador ambiental sob o foco da Complexidade. 2013. 228 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36381/R%20-20T%20%20DANIELE%20 SAHEB.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 abr. 2017.
SAHEB, Daniele. RODRIGUES, Daniela Gureski. A Educação Ambiental na Educação Infantil: Limites e Possibilidades. Cad. Pes., São Luís, v.23, n 1, jan./abr. 2016.
SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambienta. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-45.
SOUZA, Regina Aparecida Machado. Educação Ambiental e Cidadania. In: HAMMES, Valéria Sucena; RACHWAL, Marcos Fernando Gluck. Meio ambiente e a escola. Brasília, DF: Embrapa, 2012. p. 43-61.
TORALES, Marília Andrade. A práxis da educação ambiental como processo de decisão pedagógica: um estudo biográfico com professoras de educação infantil na Galiza (Espanha) e no Rio Grande do Sul (Brasil).2006. 566f. Tese (Doutorado Interuniversitário em Educação Ambiental). Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, 2006. Disponível em: <https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/9496/b20101545.pdf;jsessionid=C7515A62A165F66230B2DA5928D6112B?sequence=1>. Acesso em: 25 out. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________