A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário

Chrizian Karoline Oliveira, Daniele Saheb, Daniela Gureski Rodrigues

Resumo


De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental – DCNEA (BRASIL, 2012), a Educação Ambiental deve estar presente no currículo do ensino formal, de modo contínuo, permanente e interdisciplinar. Com base nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar por meio do relato dos professores, como são desenvolvidas as Práticas em EA do Projeto Equidade da Rede Municipal de Curitiba-PR. Como proposta metodológica delimitaram-se três instrumentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário. No que se refere ao questionário, o mesmo se deu por meio da técnica Delphi, realizado com os professores da Prática de Educação Ambiental, de escolas que participam do Projeto Equidade. Os resultados apontaram à necessidade de maiores subsídios teóricos e metodológicos aos professores, para que possam promover aprendizagens mais significativas por meio das práticas em EA, apontando assim, a relevância de se trabalhar com os problemas que afetam principalmente a região local, permitindo assim um envolvimento maior por parte do professor, trazendo reflexões imprescindíveis para a temática ambiental, sendo elas, culturais, sociais, econômicas, políticas e históricas.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Prática Educativa; Ensino Fundamental.

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