A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433540

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Prática Educativa, Ensino Fundamental.

Resumo

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental – DCNEA (BRASIL, 2012), a Educação Ambiental deve estar presente no currículo do ensino formal, de modo contínuo, permanente e interdisciplinar. Com base nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar por meio do relato dos professores, como são desenvolvidas as Práticas em EA do Projeto Equidade da Rede Municipal de Curitiba-PR. Como proposta metodológica delimitaram-se três instrumentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário. No que se refere ao questionário, o mesmo se deu por meio da técnica Delphi, realizado com os professores da Prática de Educação Ambiental, de escolas que participam do Projeto Equidade. Os resultados apontaram à necessidade de maiores subsídios teóricos e metodológicos aos professores, para que possam promover aprendizagens mais significativas por meio das práticas em EA, apontando assim, a relevância de se trabalhar com os problemas que afetam principalmente a região local, permitindo assim um envolvimento maior por parte do professor, trazendo reflexões imprescindíveis para a temática ambiental, sendo elas, culturais, sociais, econômicas, políticas e históricas.

Biografia do Autor

Chrizian Karoline Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Formação de Tutores. Professora responsável do Estágio Supervisionado da Faculdade Unina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Panará (PUCPR)

Doutora em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná, Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Mestrado em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná, Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Daniela Gureski Rodrigues

Coordenadora de estágio na Faculdade São Braz. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis(UFPR, 2015) e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) ; Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (PUCPR) atuando principalmente nos seguintes temas: Complexidade, Educação Infantil, Educação Ambiental,Formação docente e Prática pedagógica.

Referências

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 19, n. 1, p. 63-71, jan./abr., 2014. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2616/1894>. Acesso em: 25 out. 2017

BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora. Complexidade e Transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. 1.ed. Curitiba, Appris, 2015.

CURITIBA. Caderno Pedagógico de Educação Integral. Curitiba: SME, 2012. Disponível em: <http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/4/pdf/00131553.pdf> Acesso em: 07 set. 2017.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: MJ, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em 02 ago. 2017.

BRASIL. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8168-e-passo-a-passo-mais-educacao-18042011-pdf&category_slug=junho-2011-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 07 set. 2017.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 abr. 2017.

BRASIL. Série Cadernos pedagógicos. Educação Ambiental. Programa Mais Educação. Brasília: MEC, [2010?]. Disponível em: <http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/pme/educacao_ambiental.pdf>. Acesso em: 07 set. 2017.

BRASIL. Série Mais Educação: Educação Integral. Texto referêncial para o debate nacional. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: <http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/

cadfinal_educ_integral.pdf>. Acesso em: 07 set. 2017.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LAKATOS, Maria Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2012.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philipe Pomier;

CASTRO, Ronaldo Souza. Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Huricitec, 2014.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

PACIEVITCH, Thais. Interculturalidade na educação em direitos humanos: uma perspectiva emancipatória. 2016. 129 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em:<http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00005c/00005cd5.pdf>. Acesso em 13 abr. 2017.

SAHEB, Daniele. A educação socioambiental e a formação em Pedagogia. 2008. 113f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/M08_saheb.pdf>. Acesso em: 25 out. 2015.

SAHEB, Daniele. Os saberes socioambientais necessários à educação do presente e a formação do educador ambiental sob o foco da Complexidade. 2013. 228 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36381/R%20-20T%20%20DANIELE%20 SAHEB.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 abr. 2017.

SAHEB, Daniele. RODRIGUES, Daniela Gureski. A Educação Ambiental na Educação Infantil: Limites e Possibilidades. Cad. Pes., São Luís, v.23, n 1, jan./abr. 2016.

SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambienta. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-45.

SOUZA, Regina Aparecida Machado. Educação Ambiental e Cidadania. In: HAMMES, Valéria Sucena; RACHWAL, Marcos Fernando Gluck. Meio ambiente e a escola. Brasília, DF: Embrapa, 2012. p. 43-61.

TORALES, Marília Andrade. A práxis da educação ambiental como processo de decisão pedagógica: um estudo biográfico com professoras de educação infantil na Galiza (Espanha) e no Rio Grande do Sul (Brasil).2006. 566f. Tese (Doutorado Interuniversitário em Educação Ambiental). Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, 2006. Disponível em: <https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/9496/b20101545.pdf;jsessionid=C7515A62A165F66230B2DA5928D6112B?sequence=1>. Acesso em: 25 out. 2017.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

Oliveira, C. K., Saheb, D., & Rodrigues, D. G. (2020). A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário. Educação, 45(1), e25/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644433540

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.