Assédio moral pedagógico como expressão do autoritarismo em sala de aula: percepções de estudantes de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468518

Palavras-chave:

Autoritarismo, Assédio Moral, Sala de aula.

Resumo

O assédio moral pedagógico é um fenômeno complexo das relações de ensino. Esta pesquisa define-o e caracteriza-o como expressão de práticas autoritárias em sala de aula e apresenta às percepções dos estudantes da área de engenharia de uma IES pública da Bahia. Trata-se uma pesquisa qualiquantitativa, exploratória, que utilizou a entrevista individual semiestruturada e a aplicação de questionários como técnicas para a coleta de dados. Participaram da pesquisa 280 estudantes de diferentes cursos da área da engenharia. Para a análise do conteúdo das entrevistas, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. O estudo identificou às percepções dos estudantes quanto à prática do assédio moral pedagógico por parte dos docentes e suas consequências na vida daqueles. Como resultado constatou-se que o assédio moral pedagógico afeta à saúde física, emocional e social, bem como, compromete às condições gerais do corpo e do metabolismo dos estudantes, inclusive, prejudicando a qualidade de vida emocional, psicológica, cognitiva e a capacidade de se relacionar com outras pessoas.  

  

Biografia do Autor

Acimarney Correia Silva Freitas, Bahia Federal Institute of Education Science and Technology

Acimarney Freitas é advogado e professor da área de direito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Doutor em Ensino, Mestre em Teologia, Bacharel em Direito e Teologia, Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Educação Profissional e de Jovens e Adultos - IFBA; Especialista em Direito Educacional - FTC; Especialista em Direito do Trabalho - FF; Especialista em Administração Pública Municipal - Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Especialista em Direito Constitucional - FF; Especialista em Mídias na Educação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Especialista em Direito Administrativo - FF; Atualmente é avaliador do MEC/INEP/Seres e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Atuou como Diretor Geral do Instituto Federal da Bahia campus de Brumado de 2011 a 2017. Atuou como professor/tutor em cursos de pós-graduação e extensão universitária na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Foi professor de Teologia no Instituto Teológico no Centro Evangelístico Urbano - ITCEU. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Direito, Educação, Filosofia e Teologia, com ênfase nos seguintes temas: liderança e oratória, gestão escolar, assédio moral, educação inclusiva e direitos da pessoa com deficiência, direito educacional, educação de jovens e adultos. Cursou Mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

José Claudio Del Pino, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Freitas, A. C. S., & Pino, J. C. D. (2023). Assédio moral pedagógico como expressão do autoritarismo em sala de aula: percepções de estudantes de engenharia. Educação, 48(1), e66/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644468518