Pedagogical bullying as an expression of authoritarianism in the classroom

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468518

Keywords:

Authoritarianism, Moral Harassment, Classroom

Abstract

Pedagogical moral harassment is a complex phenomenon of teaching relations. This research defines it and characterizes it as an expression of authoritarian practices in the classroom and presents the perceptions of students in the engineering area of a public higher education institution in Bahia. This is a qualitative, exploratory research, which used the semi-structured individual interview and the application of questionnaires as techniques for data collection. 280 students from different engineering courses participated in the survey. To analyze the content of the interviews, we used the Discourse of the Collective Subject - DCS method. The study identified the perceptions of students regarding the practice of pedagogical moral harassment by teachers and its consequences in their lives. As a result, it was found that pedagogical moral harassment affects physical, emotional and social health, as well as compromises the general conditions of the body and the metabolism of students, including harming the emotional quality of life, psychological, cognitive and the ability to relate to other people.

Author Biographies

Acimarney Correia Silva Freitas, Instituto Federal da Bahia

Acimarney Freitas é advogado e professor da área de direito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Doutor em Ensino, Mestre em Teologia, Bacharel em Direito e Teologia, Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Educação Profissional e de Jovens e Adultos - IFBA; Especialista em Direito Educacional - FTC; Especialista em Direito do Trabalho - FF; Especialista em Administração Pública Municipal - Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Especialista em Direito Constitucional - FF; Especialista em Mídias na Educação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Especialista em Direito Administrativo - FF; Atualmente é avaliador do MEC/INEP/Seres e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Atuou como Diretor Geral do Instituto Federal da Bahia campus de Brumado de 2011 a 2017. Atuou como professor/tutor em cursos de pós-graduação e extensão universitária na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Foi professor de Teologia no Instituto Teológico no Centro Evangelístico Urbano - ITCEU. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Direito, Educação, Filosofia e Teologia, com ênfase nos seguintes temas: liderança e oratória, gestão escolar, assédio moral, educação inclusiva e direitos da pessoa com deficiência, direito educacional, educação de jovens e adultos. Cursou Mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

José Claudio Del Pino, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Published

2023-06-27

How to Cite

Freitas, A. C. S., & Pino, J. C. D. (2023). Pedagogical bullying as an expression of authoritarianism in the classroom. Education, 48(1), e66/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644468518