Educação Ambiental e Agroecologia: O papel das Escolas do Campo de Quedas do Iguaçu-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470149

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Escola pública

Resumo

As Escolas do Campo desempenham papel central na disseminação da Agroecologia e Educação Ambiental. Sua potencialidade de atingir diretamente o aluno que vive no e do campo traz em seu bojo relações políticas, sociais, éticas e, principalmente, formativas que unem educação e Agroecologia. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar como a Educação Ambiental e a Agroecologia estão sendo trabalhadas nas Escolas do Campo do município de Quedas do Iguaçu-PR. A pesquisa foi realizada nas sete Escolas Estaduais do Campo de Quedas do Iguaçu, localizadas em sete comunidades rurais do município. A abordagem metodológica utilizada foi quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados aos diretores das escolas. Os dados obtidos foram tabulados com auxílio do software Microsoft Office Excel, a partir do método análise de conteúdo. Adicionalmente, foi realizada pesquisa documental e levantamento de informações junto às escolas e bancos de dados de diferentes instituições para compor os dados secundários do estudo. Constatou-se que a Educação Ambiental está presente em quase a totalidade das instituições de ensino (85,71%), com exceção de apenas uma dentre as sete estudadas. A abordagem dessa temática está diretamente relacionada a projetos de Educação Ambiental desenvolvidos com os estudantes. Desta forma, é possível concluir que a Educação Ambiental está prevista e, de fato, vem sendo trabalhada nas Escolas Estaduais do Campo de Quedas do Iguaçu-PR. Entretanto, a Agroecologia está muito pouco presente nestas instituições de ensino, quer seja nas ações, quanto nos documentos norteadores.

Biografia do Autor

Neuza Félix França, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Pedagogia - Centro Universitário Internacional (2011), com Licenciatura em Filosofia - Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018) e Licenciatura em História - Centro Universitário Internacional – UNINTER (2020).  Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, campus de Laranjeiras do Sul - PR.

Maude Regina de Borba, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Aquicultura pela mesma universidade (1997), doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e pelo Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentares - IRTA/Espanha (2018). 

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Publicado

2024-02-25

Como Citar

França, N. F., & Borba, M. R. de. (2024). Educação Ambiental e Agroecologia: O papel das Escolas do Campo de Quedas do Iguaçu-PR. Educação, 49(1), e44/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644470149

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