Educação Ambiental e Agroecologia: O papel das Escolas do Campo de Quedas do Iguaçu-PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470149Palavras-chave:
Educação, Sustentabilidade, Escola públicaResumo
As Escolas do Campo desempenham papel central na disseminação da Agroecologia e Educação Ambiental. Sua potencialidade de atingir diretamente o aluno que vive no e do campo traz em seu bojo relações políticas, sociais, éticas e, principalmente, formativas que unem educação e Agroecologia. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar como a Educação Ambiental e a Agroecologia estão sendo trabalhadas nas Escolas do Campo do município de Quedas do Iguaçu-PR. A pesquisa foi realizada nas sete Escolas Estaduais do Campo de Quedas do Iguaçu, localizadas em sete comunidades rurais do município. A abordagem metodológica utilizada foi quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados aos diretores das escolas. Os dados obtidos foram tabulados com auxílio do software Microsoft Office Excel, a partir do método análise de conteúdo. Adicionalmente, foi realizada pesquisa documental e levantamento de informações junto às escolas e bancos de dados de diferentes instituições para compor os dados secundários do estudo. Constatou-se que a Educação Ambiental está presente em quase a totalidade das instituições de ensino (85,71%), com exceção de apenas uma dentre as sete estudadas. A abordagem dessa temática está diretamente relacionada a projetos de Educação Ambiental desenvolvidos com os estudantes. Desta forma, é possível concluir que a Educação Ambiental está prevista e, de fato, vem sendo trabalhada nas Escolas Estaduais do Campo de Quedas do Iguaçu-PR. Entretanto, a Agroecologia está muito pouco presente nestas instituições de ensino, quer seja nas ações, quanto nos documentos norteadores.
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