O contexto e a produção curricular em uma experiência formativa deslocadora - Pedagogia do Campo, das águas e das florestas em uma área de conservação no estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485374

Palavras-chave:

Currículo, Formação, Amazônia

Resumo

Este artigo tem como objetivo, trazer reflexões sobre uma experiência curricular em construção no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo da Escola Normal Superior/Universidade do  Estado do Amazonas- UEA que vem se construindo a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC), traz à tona o desafio de uma construção curricular no processo formativo com a Educação do Campo, das águas e das florestas iniciado em 2019  em uma área protegida no estado do Amazonas na parceria entre a UEA, os movimentos sociais presentes no  Fórum do Território do Médio Juruá – Fórum TMJ e Capes. Fundamenta-se teoricamente em uma perspectiva de currículo como enunciação, operando com as ideias de Bhabha, Lopes, Frangella, Macedo e Arroyo.  Na articulação com a questão ambiente e sustentabilidade mobiliza as deias de Diegues, Sachs e Leff.  Opera ainda com as ideias de educação Popular mobilizadas por Freire, Molina e Caldart. Nos procedimentos metodológicos do trabalho envereda-se pela abordagem qualitativa na problematização dessa  experiência curricular apontando possibilidades na formação de professores em comunidades ribeirinhas no/do interior da Amazônia, causando efeitos deslocadores para além da sua proposta curricular quebrando com a lógica da prescrição contida nos intentos prescritivos da BNCC e BNC da formação, que poderão contribuir na problematização sobre a produção curricular da região frente aos desafios desta do/no contexto amazônico.

Biografia do Autor

Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura, University of the State of Amazonas

Doutora em Educação - PROPED-UERJ (2022)-Linha de Pesquisa em Currículo, Conhecimento e Cultura. Possui Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2005). É especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela ULBRA(2001). É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Atua como professora concursada efetiva da Universidade do Estado do Amazonas - UEA - Escola Normal Superior - Curso de Pedagogia, nas disciplinas Didática, Estágio e Pesquisa e Prática Pedagógica. Atuou como coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia/Parfor/UEA(2012-2015). Coordenadora pedagógica do Curso de Especialização em Gestão de Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas (2015-2016). Atua como professora no/Parfor/UEA.

Lucinete Gadelha da Costa, University of the State of Amazonas

Doutorado em Educação, Mestrado em Educação, Especialização em Educação Popular, Licenciatura em Pedagogia. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia – GEPEC. Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campo. Trabalhando com ensino e pesquisa na formação de professores e Currículo

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Moura, M. E. F. P. de, & Costa, L. G. da. (2024). O contexto e a produção curricular em uma experiência formativa deslocadora - Pedagogia do Campo, das águas e das florestas em uma área de conservação no estado do Amazonas. Educação, 49(1), e109/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644485374

Edição

Seção

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais

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