O contexto e a produção curricular em uma experiência formativa deslocadora - Pedagogia do Campo, das águas e das florestas em uma área de conservação no estado do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644485374Palavras-chave:
Currículo, Formação, AmazôniaResumo
Este artigo tem como objetivo, trazer reflexões sobre uma experiência curricular em construção no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo da Escola Normal Superior/Universidade do Estado do Amazonas- UEA que vem se construindo a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC), traz à tona o desafio de uma construção curricular no processo formativo com a Educação do Campo, das águas e das florestas iniciado em 2019 em uma área protegida no estado do Amazonas na parceria entre a UEA, os movimentos sociais presentes no Fórum do Território do Médio Juruá – Fórum TMJ e Capes. Fundamenta-se teoricamente em uma perspectiva de currículo como enunciação, operando com as ideias de Bhabha, Lopes, Frangella, Macedo e Arroyo. Na articulação com a questão ambiente e sustentabilidade mobiliza as deias de Diegues, Sachs e Leff. Opera ainda com as ideias de educação Popular mobilizadas por Freire, Molina e Caldart. Nos procedimentos metodológicos do trabalho envereda-se pela abordagem qualitativa na problematização dessa experiência curricular apontando possibilidades na formação de professores em comunidades ribeirinhas no/do interior da Amazônia, causando efeitos deslocadores para além da sua proposta curricular quebrando com a lógica da prescrição contida nos intentos prescritivos da BNCC e BNC da formação, que poderão contribuir na problematização sobre a produção curricular da região frente aos desafios desta do/no contexto amazônico.
Referências
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, Outras Pedagogias.2 ed. Petrópolis, RJ; Vozes,2014.
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (Org.) Por uma educação do Campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
BARROS, Rosival. Localização da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari . Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Localizacao-da-Reserva-de-Desenvolvimento-Sustentavel-Uacari-AM-Fonte_fig1_277029656. Acesso 05 out. 2020.
BHABHA, Homi. O Bazar Global e o clube dos cavalheiros ingleses. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte – MG: Editora UFMG, 2013.
BRASIL – Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC- Lei nº9.985, de 18 de Julho de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm#:~:text=LEI%20No%209.985%2C%20DE%2018%20DE%20JULHO%20DE%202000.&text=Regulamenta%20o%20art.,Natureza%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso 30 mar.2020.
BRASIL – Resolução Nº 02/CNE/CP – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019. Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em 20/03/2022.
CALDART, Roseli Salete. (Org.). Por uma Educação do Campo. 4 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
COLCHESTER, Marcus. Resgatando a Natureza: comunidades tradicionais e áreas protegidas In: DIEGUES, Antonio Carlos. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Annablume – NUPAUB – USP, 2000.
COSTA, Lucinete Gadelha da. Educação do Campo: Uma Experiência de Formação do (a) do Educador (a) no Estado do Amazonas. 2012. 179 f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal da Paraíba, Joao Pessoa. 2012.
DIAS, Genebaldo freire. Educação Ambiental Princípios e práticas. 8ª edição,Editora: Gaia Ltda SP,2003.
DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada, 3 ed. São Paulo: Hucitec, Núcleo de Apoio à pesquisa sobre populações humanas e Áreas Úmidas brasileiras, USP, 2000.
DIEGUES, Antonio Carlos; MOREIRA, André de Castro C. (Orgs). Espaços, recursos naturais e uso comum. São Paulo: Núcleo de apoio à pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras – NUPAUB – USP, 2001.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. Políticas curriculares e formação de professores: isto, aquilo? Ou o mesmo? In: ______; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de (Orgs). Currículo e formação de professores – sobre fronteiras e atravessamentos. Curitiba: CRV, 2017.
GOOGLE MAPS. Manaus- Carauari. . Disponível em: https://www.google.com/maps. Acesso em 12 Julho. 2021.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Notas sobre o trajeto aporético da noção de experiência no pensamento de Derrida. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 259-274, jan./jun. 2013.
IBGE. Histórico de Carauari. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/carauari.html>. Acesso 06 nov. 2020.
JESUS, Sonia Meire S. A. de; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo.5º Vol. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2009.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental, Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Editora Vozes. Petrópolis Rio de Janeiro. 2004.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Verônica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa (online), v. 45, n. 157, p. 486-507, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053143065.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LOPES Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel de. A teoria do discurso em Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.
MEDINA, N. M. Relações históricas entre sociedade, ambiente e educação. Pub. Esp. MEC, Brasília, 1996.
MOURA, Maria Edeluza Ferreira Pinto de; FARIA, Nívia Cursino. O contexto de produção de políticas curriculares e afixação da identidade na formação docente: Tensões, enunciações e escapes. In: FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres(Org).Políticas curriculares, alfabetização e infância – Por outras passagens. Curitiba: CRV, 2021.
PAIVA, Edil V. de; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres; DIAS, Rosanne Evangelista. Políticas curriculares no foco das investigações. In: MACEDO Elizabeth; LOPES, Alice Casimiro (Organizadoras). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006 (Série cultura, memória e currículo: v.7).
PINTO, Maria Edeluza Ferreira. Educação e sustentabilidade em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Amazonas- Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Manaus, 2005.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável sustentado. Editora Garamond. Rio de Janeiro. 2004.
Universidade do Estado do Amazonas – Escola Normal Superior – Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do Campo/ Carauari. Manaus, 2018.
UNIDADES DE conservação do Brasil. Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari. Disponível em: https://uc.socioambiental.org/pt-br/arp/4334. Acesso 25 abr.l 2020.
Regimento do Fórum de Desenvolvimento do Médio Juruá. Carauari – AM, 2014.
VIOLA, Eduardo. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania: desafios para as ciências sociais. São Paulo Cortez, 1991.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________