O contexto de implementação do Ensino Técnico Integrado em Meio Ambiente no Centro Paula Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470007

Palavras-chave:

Crise ambiental, Formação integral, Políticas neoliberais

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os contextos sociais, econômicos e políticos nos quais ocorreu a implementação do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (Etim) do Centro Paula Souza, no Estado de São Paulo. Tal objetivo se justifica visto que estamos diante de uma crise sistêmica na qual os processos de exploração, extração e degradação da natureza têm culminado na desestabilização das relações ecológicas e na ameaça à existência da vida na Terra. Assim, a sociedade, diante da urgência da aquisição de outros valores e comportamentos socioambientais em substituição ao utilitarismo, tem visto os campos da Educação e da Educação Ambiental – EA - como potenciais articuladores para o enfrentamento dessa crise. Implementar a formação técnica é fundamental; no entanto, parece não ser o suficiente sem que se problematize as complexas inter-relações socioambientais com vistas à formação integral e omnilateral. A investigação foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, adotando como procedimentos de coleta de dados a análise documental e entrevista semiestruturada. Como ferramenta analítica utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD. A partir dos resultados, compreendemos que a constituição do currículo do Etim em Meio Ambiente ocorreu sob a influência das políticas neoliberais em contextos sociopolítico e econômico de contradições entre a formação para as competências e a autonomia. Observamos um curso constituído em um mosaico de aspectos sociopolíticos e estruturais condicionantes do processo formativo com foco na questão ambiental.

 

Biografia do Autor

Marco Aurélio Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Educador, Biólogo, Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade ESCAS – Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa: Educação Ambiental, do Instituto de Biociências UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. Experiente em educação. Atuou como tutor no curso de Pós Graduação a distância - Lato Sensu em Educação Ambiental na Universidade Federal de Lavras – UFLA. Coordenou o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Escola Técnica Estadual, Centro Paula Souza, São Paulo, onde ministra aulas. Como docente tem experiência em relacionar teoria a prática, tanto no Ensino Fundamental – ciclo II, quanto no Ensino Médio, Técnico e Ensino Superior.

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Rosa Maria Feiteiro Cavalari, São Paulo State University

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à L' environnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM) - (2010). Professora Livre-Docente em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências, UNESP, da Univ. Estadual Paulista Câmpus de Rio Claro (2018). É professora aposentada do Departamento de Educação e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação Ambiental, do Instituto de Biociências UNESP - Univ Estadual Paulista, Câmpus de Rio Claro. Participa da Comissão Organizadora dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), desde 2001 e do Grupo de Trabalho Educação Ambiental da ANPED (GT22) e é uma das editoras do periódico Pesquisa em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: a temática ambiental e o processo educativo e educação ambiental: concepções e práticas.

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Pereira, M. A., & Cavalari, R. M. F. (2023). O contexto de implementação do Ensino Técnico Integrado em Meio Ambiente no Centro Paula Souza. Educação, 48(1), e103/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644470007