O ensino da luta marajoara: por uma teoria inovadora para a prática regional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489350Palavras-chave:
Estudos culturais, Ensino, Luta marajoaraResumo
Este estudo é a produção acadêmica realizada como Trabalho de Conclusão de Curso para título de Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal, vinculada à Universidade do Estado do Pará. A ideia central é o debate sobre uma proposição indicativa relativa à sistematização do ensino da luta marajoara na escola, por meio de abordagem inovadora a chamada Abordagem da Ação Crítica (AAC). O objetivo geral é propor um indicativo teórico metodológico para o ensino da luta marajoara em escolas do ensino médio. A pesquisa trata-se de um estudo de campo, numa abordagem teórica qualitativa, alinhada ao método dialético. Feita a revisão da literatura estão considerados artigos e trabalhos acadêmicos científicos e publicados nos periódicos que tratam do conteúdo lutas, práticas sociais nas manifestações sociais e práticas corporais interculturais. Os instrumentos utilizados são a entrevista narrativa e a tabulação da produção do conhecimento publicado nos periódicos institucionais, categorizado pelos descritores: currículo, teoria pedagógica, lutas e Luta Marajoara. Considera que a aprendizagem a partir da identidade cultural resulta em conhecimento crítico e sentimento de pertença.
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