La enseñanza de la lucha Marajoara: por una teoría innovadora para la práctica regional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489350

Palabras clave:

Estudios Culturales, Enseñanza, Pelea de Marajoara

Resumen

Este estudio es la producción académica realizada como Trabajo de Finalización del Curso para el título de Especialista en Pedagogía de la Cultura Corporal, vinculado a la Universidad del Estado de Pará. La idea central es el debate sobre una propuesta indicativa sobre la sistematización de la enseñanza de la lucha Marajoara en la escuela, a través de un enfoque innovador, el llamado Enfoque de Acción Crítica (CAA). El objetivo general es proponer un indicador teórico y metodológico para la enseñanza de la lucha marajoara en las escuelas secundarias. La investigación es un estudio de campo, en un enfoque teórico cualitativo, alineado con el método dialéctico. Después de la revisión de la literatura, se consideran artículos académicos científicos y trabajos que se publican en revistas que tratan el contenido de las luchas, las prácticas sociales en las manifestaciones sociales y las prácticas corporales interculturales. Los instrumentos utilizados son la entrevista narrativa y la tabulación de la producción de conocimiento publicada en revistas institucionales, categorizada por los descriptores: currículo, teoría pedagógica, luchas y Lucha Marajoara. Considera que el aprendizaje de la identidad cultural da como resultado un conocimiento crítico y un sentido de pertenencia.

Biografía del autor/a

Luanna da Silva Lima, Universidade do Estado do Pará

Professora de Educação Física, Formada pela Universidade do Estado do Pará.Especialista em Pedagogia da Cultura Coporal pela Universidade do Estado do Pará. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Participante voluntária duas vezes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Participante Bolsista do Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Pará. Foi estagiária da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer no período de dois anos (2019-2021). Participante do projeto de Extensão "Estudando em Casa" no ano de 2018 e "Diálogos sobre a escolha profissional em Educação Física" em andamento, ambos na Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Formação de professores, sobretudo estudos sobre lutas e práticas regionais.

Marta Genú Soares, Universidade do Estado do Pará

Pós Doutora pela Université de Montpellier/França (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1998). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, no Eixo Docência, Formação de Professores e Práticas Educativas, e no Curso de Graduação em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Movimento- GEPEM/UFRN. Pesquisadora do Coletivo Motricidade Vital (Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal). Pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área da Educação com as temáticas: formação de professores, currículo e prática pedagógica. Bolsista Pós-doutorado Sênior/CNPq.

Tiago Tendai Chingore, Universidade Licungo

Pós-doutorado na Universidade do Estado do Pará-Brasil (2023); Bolsista da CAPES. Doutor em Filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2017). Mestre em Educação/Ensino de Filosofia (2012), Licenciado em Ensino de Filosofia (2008) e Bacharel em Ensino de Filosofia (2006). Docente afeto ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Curso de Filosofia desde 2008. Desde 2018, é professor convidado no Programa de Pós-graduação em Filosofia Profissional da Universidade Federal do Piauí (PROFI-UFPI), leciona a disciplina Filosofia Política e Social, com ênfase em temas contemporâneos de filosofia política africana. Consultor no Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior, onde tem participado na avaliação externa de cursos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Ética Política, Filosofia e Educação na perspectiva Antiracial, e em Programas de graduação e Pós-graduação, nas IES em Moçambique, docente dos Programas Stricto Senso: Desenvolvimento Comunitário; Educação/Ensino de Filosofia e Ciências Políticas e Estudos Africanos; atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Democracia Lida a partir de Jürgen Habermas, pensamento político africano (negritude, pan-africanismo, governação, interculturalidade e comunitarismo); Contrato, governabilidade, Estado, Liberdade e Sociedade; Deus, Muntu, Africano, Religião e Filosofia, Gestualidade Empática (expressões de sentimentos); Alteridade, Justiça. Estratégia pedagógica, ensino, história. Outros temas de interesse: Saberes e Práticas Culturais Africanas, com destaque nas moçambicanas.

Anibal Correia Brito Neto, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2018), com período sandwich na Universidade de Edimburgo/Escócia (2017). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2007-2009). Especialista em Educação Física Escolar (2005-2006) e Lazer (2004-2005) pela UEPA. Licenciado Pleno em Educação Física pela UEPA (2000-2004) e Bacharel em Direito pela Faculdade Ideal/Wyden (2018-2023). Professor Adjunto II do Departamento de Ginástica, Arte Corporal e Recreação (DGAC), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA. Foi Diretor de Desenvolvimento à Pesquisa e Representante Institucional de Iniciação Científica da UEPA (06/2021 - 05/2024), Chefe do DGAC/CCBS/UEPA (11/2020-062021). Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPA no PARFOR (06/2012-12/2013). Atualmente exerce o segundo mandato de conselheiro do Conselho Universitário da UEPA (2021-2023/2023-2025). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Política Educacional, Formação de Professores e Prática Pedagógica

Alessandra Ferreiras Marinho, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém

Doutoranda em Educação pelo Programa de pós graduação em Educação na Amazônia - PGEDA, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará/ PPGED - UEPA, especialista em Educação Para as Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará - IFPA (2011) e graduada em letras- língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2006). Pesquisadora da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias decoloniais na Amazônia. Professora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação e Cultura no município de Belém- PA e no Cursinho popular TF livre. Integro e colaboro com a associação cultural "Eu Sou Angoleiro - Belém-PA", projeto que desenvolve o ensino da Capoeira Angola com crianças e adolescentes do bairro da Terra-Firme e com o coletivo de mulheres capoeiristas "Angoleiras Cabanas

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018.

CASTIANO, Jose P. Os saberes locais na academia: condições e possibilidades da sua legitimação. Maputo: Educar, 2013.

FALCÃO, José L. O jogo da capoeira em jogo e a construção da praxis capoeirana. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de educaçao, Universidade federal da Bahia, Bahia, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: atlas, 2002.

Gonzalez, Fernando J. O estudo do esporte na formação superior em

Educação Física: construindo novos horizontes. Movimento, Porto Alegre v.10, n.1, p. 213-229, 2004. Disponível em: pri2602+ano10-n1-2004-espaberto.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024.

LIMA, George Almeida; MILLEN NETO, Álvaro Rego. A luta marajoara e os processos de esportivização e de curricularização: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 16, n. 34, p. 1-20, 2022. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/5187. Acesso em: 7 abr. 2023.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, Marcel (org.). Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 401-407.

MAKUMBA, Maurice M. Uma Introdução à Filosofia Africana: passado e presente. São Paulo: Paulinas, 2014.

MIRANDA FILHO, Vamberto; SANTOS, Igor dos. Mídia, mercadorização esportiva e o movimento de popularização do MMA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 865-877, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28881. Acesso em: 10 jun. 2024.

NEIRA, Marcos Garcia; GRAMORELLI, Lilian Cristina. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Pensar a prática, v. 20, n. 2, p. 321-332, abr./jun. 2017.

PINTO, Luis Felipe; ANTUNES, Marcelo. O espetáculo das artes marciais. O que estamos comprando? Lecturas: Educacíon Física y deportes, v.26, n. 283, p. 18-30, 2021.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Metodologia do ensino de lutas na escola. Londrina: Educacional S.A, 2018.

SANTOS, Carlos Afonso; GOMES, Ivan Carlos; FREITAS, Rogério. Luta marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-24, jan./mar., 2020.

SANTOS, Antonio Nilton Gomes dos. Pelas veredas do currículo escolar do ensino fundamental anos iniciais da escola indígena Manoel Francisco dos Santos: saberes e fazeres do povo Kanindé. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2022.

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves. “Conheço bem mais uma arte do outro lado do mundo que uma aqui do outro lado do rio”: luta marajoara e reconhecimento em academias de ginástica. Kinesis, v. 39, n.1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/64667. Acesso em: 7 abr. 2023.

SEABRA, Jéssica Portal; CAMPOS, Italo Sérgio Lopes; ANTUNES, Marcelo Moreira. Luta marajoara: uma perspectiva a partir do discurso de atletas. Revista Valore, [S.l.], v. 5, e-5024, p. 1-17, 2021.. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/454/418. Acesso em: 7 abr. 2023. doi: https://doi.org/10.22408/reva502020454e-5024.

SOARES, Marta Genú. A abordagem da Ação Crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Revista do PPGE da UECE, v. 3, n.9, p. 55-70, 2018. Disponível em: http://seer.uece.br/redufor. Acesso em: 7 abr. 2023.

SOARES, Marta Genú; CRUZ, Ingrid Rodrigues da Rosa. Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 257-280, set./dez. 2019. Disponível em:https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019257/pdf. Acesso em: 7 abr. 2023.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. v.5, n.1, p. 6-39, jan./jul. 2019.

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Lima, L. da S., Soares, M. G., Chingore, T. T., Neto, A. C. B., & Marinho, A. F. (2024). La enseñanza de la lucha Marajoara: por una teoría innovadora para la práctica regional. Educación, 50(1), e65/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644489350