O ensino da luta marajoara: por uma teoria inovadora para a prática regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489350

Palavras-chave:

Estudos culturais, Ensino, Luta marajoara

Resumo

Este estudo é a produção acadêmica realizada como Trabalho de Conclusão de Curso para título de Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal, vinculada à Universidade do Estado do Pará. A ideia central é o debate sobre uma proposição indicativa relativa à sistematização do ensino da luta marajoara na escola, por meio de abordagem inovadora a chamada Abordagem da Ação Crítica (AAC). O objetivo geral é propor um indicativo teórico metodológico para o ensino da luta marajoara em escolas do ensino médio. A pesquisa trata-se de um estudo de campo, numa abordagem teórica qualitativa, alinhada ao método dialético. Feita a revisão da literatura estão considerados artigos e trabalhos acadêmicos científicos e publicados nos periódicos que tratam do conteúdo lutas, práticas sociais nas manifestações sociais e práticas corporais interculturais. Os instrumentos utilizados são a entrevista narrativa e a tabulação da produção do conhecimento publicado nos periódicos institucionais, categorizado pelos descritores: currículo, teoria pedagógica, lutas e Luta Marajoara. Considera que a aprendizagem a partir da identidade cultural resulta em conhecimento crítico e sentimento de pertença.

Biografia do Autor

Luanna da Silva Lima, Universidade do Estado do Pará

Professora de Educação Física, Formada pela Universidade do Estado do Pará.Especialista em Pedagogia da Cultura Coporal pela Universidade do Estado do Pará. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Participante voluntária duas vezes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Participante Bolsista do Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Pará. Foi estagiária da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer no período de dois anos (2019-2021). Participante do projeto de Extensão "Estudando em Casa" no ano de 2018 e "Diálogos sobre a escolha profissional em Educação Física" em andamento, ambos na Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Formação de professores, sobretudo estudos sobre lutas e práticas regionais.

Marta Genú Soares, Universidade do Estado do Pará

Pós Doutora pela Université de Montpellier/França (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1998). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, no Eixo Docência, Formação de Professores e Práticas Educativas, e no Curso de Graduação em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Movimento- GEPEM/UFRN. Pesquisadora do Coletivo Motricidade Vital (Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal). Pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área da Educação com as temáticas: formação de professores, currículo e prática pedagógica. Bolsista Pós-doutorado Sênior/CNPq.

Tiago Tendai Chingore, Universidade Licungo

Pós-doutorado na Universidade do Estado do Pará-Brasil (2023); Bolsista da CAPES. Doutor em Filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2017). Mestre em Educação/Ensino de Filosofia (2012), Licenciado em Ensino de Filosofia (2008) e Bacharel em Ensino de Filosofia (2006). Docente afeto ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Curso de Filosofia desde 2008. Desde 2018, é professor convidado no Programa de Pós-graduação em Filosofia Profissional da Universidade Federal do Piauí (PROFI-UFPI), leciona a disciplina Filosofia Política e Social, com ênfase em temas contemporâneos de filosofia política africana. Consultor no Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior, onde tem participado na avaliação externa de cursos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Ética Política, Filosofia e Educação na perspectiva Antiracial, e em Programas de graduação e Pós-graduação, nas IES em Moçambique, docente dos Programas Stricto Senso: Desenvolvimento Comunitário; Educação/Ensino de Filosofia e Ciências Políticas e Estudos Africanos; atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Democracia Lida a partir de Jürgen Habermas, pensamento político africano (negritude, pan-africanismo, governação, interculturalidade e comunitarismo); Contrato, governabilidade, Estado, Liberdade e Sociedade; Deus, Muntu, Africano, Religião e Filosofia, Gestualidade Empática (expressões de sentimentos); Alteridade, Justiça. Estratégia pedagógica, ensino, história. Outros temas de interesse: Saberes e Práticas Culturais Africanas, com destaque nas moçambicanas.

Anibal Correia Brito Neto, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2018), com período sandwich na Universidade de Edimburgo/Escócia (2017). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2007-2009). Especialista em Educação Física Escolar (2005-2006) e Lazer (2004-2005) pela UEPA. Licenciado Pleno em Educação Física pela UEPA (2000-2004) e Bacharel em Direito pela Faculdade Ideal/Wyden (2018-2023). Professor Adjunto II do Departamento de Ginástica, Arte Corporal e Recreação (DGAC), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA. Foi Diretor de Desenvolvimento à Pesquisa e Representante Institucional de Iniciação Científica da UEPA (06/2021 - 05/2024), Chefe do DGAC/CCBS/UEPA (11/2020-062021). Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPA no PARFOR (06/2012-12/2013). Atualmente exerce o segundo mandato de conselheiro do Conselho Universitário da UEPA (2021-2023/2023-2025). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Política Educacional, Formação de Professores e Prática Pedagógica

Alessandra Ferreiras Marinho, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém

Doutoranda em Educação pelo Programa de pós graduação em Educação na Amazônia - PGEDA, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará/ PPGED - UEPA, especialista em Educação Para as Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará - IFPA (2011) e graduada em letras- língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2006). Pesquisadora da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias decoloniais na Amazônia. Professora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação e Cultura no município de Belém- PA e no Cursinho popular TF livre. Integro e colaboro com a associação cultural "Eu Sou Angoleiro - Belém-PA", projeto que desenvolve o ensino da Capoeira Angola com crianças e adolescentes do bairro da Terra-Firme e com o coletivo de mulheres capoeiristas "Angoleiras Cabanas

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

Lima, L. da S., Soares, M. G., Chingore, T. T., Neto, A. C. B., & Marinho, A. F. (2024). O ensino da luta marajoara: por uma teoria inovadora para a prática regional. Educação, 50(1), e65/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644489350