Ensino de Ciências nos Anos Iniciais em salas multisseriadas: revisitando trajetórias e concepções
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489465Palavras-chave:
Ensino de ciências, Salas multisseriadas, Prática pedagógicaResumo
Este estudo é uma produção de natureza teórica, do tipo estado do conhecimento, com abordagem qualitativa. Seu objetivo central é refletir sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em Salas Multisseriadas. Em vista disso, buscou-se investigar o que foi produzido em pesquisas científicas sobre a temática, no catálogo de teses e dissertações da CAPES, no período de 2012 a 2022. Os resultados indicaram buscas significativas por alternativas pedagógicas que auxiliem o processo de ensino em Salas Multisseriadas, o que demonstra que essa realidade necessita ainda de atenção perante os inúmeros desafios do ensino público. Do mesmo modo, foi possível compreender que essas buscas fazem parte de um movimento maior, de resistências e lutas pela garantia de acesso ao direito à educação nesses contextos. Nesta direção, é relevante salientar a percepção sobre a notável reprodução de paradigmas tradicionais no campo educacional, uma vez que esses se perpetuam e se camuflam em novas roupagens, dando continuidade a práticas fortalecedoras de preconceitos e restritas sobretudo a interesses mercadológicos. A partir dos resultados obtidos, acredita-se ser necessária uma reflexão sobre o Ensino de Ciências em Salas Multisseriadas, de forma a evidenciar a discussão da temática como um movimento impulsionador na luta por uma educação crítica na educação básica.
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