Ensino de Ciências nos Anos Iniciais em salas multisseriadas: revisitando trajetórias e concepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489465

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Salas multisseriadas, Prática pedagógica

Resumo

Este estudo é uma produção de natureza teórica, do tipo estado do conhecimento, com abordagem qualitativa. Seu objetivo central é refletir sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em Salas Multisseriadas. Em vista disso, buscou-se investigar o que foi produzido em pesquisas científicas sobre a temática, no catálogo de teses e dissertações da CAPES, no período de 2012 a 2022. Os resultados indicaram buscas significativas por alternativas pedagógicas que auxiliem o processo de ensino em Salas Multisseriadas, o que demonstra que essa realidade necessita ainda de atenção perante os inúmeros desafios do ensino público. Do mesmo modo, foi possível compreender que essas buscas fazem parte de um movimento maior, de resistências e lutas pela garantia de acesso ao direito à educação nesses contextos. Nesta direção, é relevante salientar a percepção sobre a notável reprodução de paradigmas tradicionais no campo educacional, uma vez que esses se perpetuam e se camuflam em novas roupagens, dando continuidade a práticas fortalecedoras de preconceitos e restritas sobretudo a interesses mercadológicos. A partir dos resultados obtidos, acredita-se ser necessária uma reflexão sobre o Ensino de Ciências em Salas Multisseriadas, de forma a evidenciar a discussão da temática como um movimento impulsionador na luta por uma educação crítica na educação básica.

Biografia do Autor

Simiane Anselmo, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela instituição FACIBRA. Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEA), desenvolvendo pesquisa em ensino de ciências no contexto de salas multisseriadas. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC). Atua profissionalmente como assessora pedagógica na Divisão Distrital Sul, SEMED-Manaus.

Lucinete Gadelha da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Especialização em Educação Popular (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2001), Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (2012) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia Programa de Pós-Graduação de Educação da UEA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA). Participante do Comitê Estadual da Educação do Campo e Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) com experiência na área da Educação, com ênfase em formação de professores nos seguintes temas: Currículo, formação docente, prática pedagógica, Educação popular, Educação do campo, pesquisa, Educação de jovens e adultos, Gestão educacional e Ensino de Ciências.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Anselmo, S., & Costa, L. G. da. (2025). Ensino de Ciências nos Anos Iniciais em salas multisseriadas: revisitando trajetórias e concepções. Educação, 50(1), e104/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644489465