Estado de conhecimento e questões do campo científico

Marilia Costa Morosini

Resumo


Este texto objetiva desvelar questões sobre a construção de Estados de Conhecimento na área da Educação e apontar posições teóricas fundamentadoras dessas questões com vista à prática de pesquisa articulada à realidade nacional. Parte de tematizações encima de experiências, ao longo de quatro anos, em um curso de pós-graduação de excelência. Identifica categorias de análise na perspectiva do campo cientifico (Bourdieu): Políticas públicas do Estado-nação e da área disciplinar; Finalidades do Estado de Conhecimento para a ruptura de pré-conceitos (Quivy e Capenhoudt); Qualidade interna do Estado de Conhecimento (Lovitts) marcado pela originalidade; e Metodologia de aprendizagem colaborativa. Conclui pela complexidade da produção de um Estado de Conhecimento decorrente das inúmeras inter-relações sócio-científicas e resgata sua importância para a inserção no campo cientifico e na área do objeto de pesquisa.


Palavras-chave


educação superior; campo científico; estado de conhecimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644415822

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

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