Identidade e Currículo de formação docente com ênfase na área de Ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486934

Palavras-chave:

Professores, Bibliometria, Formação

Resumo

Esta revisão objetiva analisar o estado das pesquisas sobre Identidade Docente e Currículo com ênfase na Área de Ensino de Ciências da Natureza no período de 2001 a 2022, a fim de repensar possibilidades para a formação inicial do professor desta área. Seguindo o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fizemos uso de indicadores bibliométricos e Análise Textual Discursiva – ATD para análise dos resultados, que culminaram em três categorias: Identidade Docente e Formação Inicial do professor da Área de Ensino de Ciências da Natureza conforme a ótica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente e qualidade para a Formação Inicial do professor da Área de Ensino de Ciências da Natureza e Criticidade e Criatividade como força motriz para a Formação Inicial do professor da Área de Ensino de Ciências da Natureza e construção da Identidade Docente. Concluímos que experiências formativas com as Tecnologias da Informação e Comunicação, escuta e reflexão em um currículo interdisciplinar e transdisciplinar parecem ser o ensejo para construção desta identidade profissional coetâneo.

Biografia do Autor

Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Instituto Federal de Educação

Graduação em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual da Paraíba (2002), Especialização em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais (2017), Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA (2007), Especialização em Saúde Pública (2005), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (2017) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Rede REAMEC na área de ensino de ciências e matemática. Atualmente sou docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR, pertencendo ao Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e suas Tecnologias, atuando na linha de pesquisa: O Ensino da Matemática e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) . Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação e em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, formação de professores para o ensino de ciências.

Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima

Minicurriculo de Patrícia: Graduada em Biologia Marinha (Bacharelado) pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza (FAMATH), Mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC). Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática UEA-UFMT-UFPA (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH). Desenvolve pesquisas e produtos educacionais na área de Ensino de Ciências com as seguintes temáticas: Educação em Ciências; Educação Ambiental; Formação inicial e continuada de Professores; Espaços não Formais, Alfabetização Científica e Metodologias para o Ensino de Ciências. Possui experiência em gestão pública tendo ocupado cargos de direção e assessoramento, como: Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UERR; Coordenação do PPG Ensino de Ciências e Matemática/UERR; Reitora da Universidade Estadual de Roraima; Representante Estadual da Reamec.

Ricardo Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Roraima

Graduação e Mestrado em Química–UFRR, Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE) e especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Professor Adjunto na área de Química da Universidade de Roraima-UFRR e lotado no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Gilberto Francisco Alves de Melo, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre-UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ( EBTT) do Colégio de Aplicação da-Universidade Federal do Acre. Atuou como: docente na licenciatura de matemática; Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática; Supervisor de PIBID e Pró-Docência. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT. Membro dos Grupos: GEPLIMAC -UFAC; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática-UFMT e, do MANCALA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente-UFSCAR. Representante Estadual da UFAC na REAMEC ( Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( Docente do Doutorado da REAMEC e, do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em Rede ( RedECIM). Parecerista de vários periódicos nacionais. .Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Diretor da SBEM/AC (2021-2023). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada ; Desenvolvimento Curricular , Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Santos, V. M. da S. A. dos, Castro, P. M. de, Santos, R. C. dos, & Melo, G. F. A. de. (2025). Identidade e Currículo de formação docente com ênfase na área de Ensino de Ciências da Natureza. Educação, 50(1), e39/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644486934