Identidade e Currículo de formação docente com ênfase na área de Ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486934Palavras-chave:
Professores, Bibliometria, FormaçãoResumo
Esta revisão objetiva analisar o estado das pesquisas sobre Identidade Docente e Currículo com ênfase na Área de Ensino de Ciências da Natureza no período de 2001 a 2022, a fim de repensar possibilidades para a formação inicial do professor desta área. Seguindo o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fizemos uso de indicadores bibliométricos e Análise Textual Discursiva – ATD para análise dos resultados, que culminaram em três categorias: Identidade Docente e Formação Inicial do professor da Área de Ensino de Ciências da Natureza conforme a ótica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente e qualidade para a Formação Inicial do professor da Área de Ensino de Ciências da Natureza e Criticidade e Criatividade como força motriz para a Formação Inicial do professor da Área de Ensino de Ciências da Natureza e construção da Identidade Docente. Concluímos que experiências formativas com as Tecnologias da Informação e Comunicação, escuta e reflexão em um currículo interdisciplinar e transdisciplinar parecem ser o ensejo para construção desta identidade profissional coetâneo.
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