Revisão integrativa: intersectando concepções de educação ambiental com referencial teórico marxiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436961

Palavras-chave:

Educação ambiental, Conceito, Bibliometria, Marxismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar à luz da revisão sistemática o conceito de educação ambiental intersectando concepções de educação ambiental com o referencial teórico marxiano. Para tanto, realizou-se a análise bibliométrica a partir de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge da Medicina; Ciências Sociais; Ciência Ambiental; Ciências Agrárias e Biológicas; Energia; Bioquímica, Genética e Biologia Molecular; Psicologia; Engenharia; Artes e Humanidades; Enfermagem; Economia, Econometria e Finanças; Ciências da Terra e Planetárias; Profissões da Saúde; Matemática; Negócios, Gestão e Contabilidade; Química; Multidisciplinar; Imunologia e Microbiologia; Ciências da decisão; Farmacologia, Toxicologia e Farmacêutica; Física e Astronomia; Veterinária; Ciência da Computação;  Ciência dos Materiais; Neurociência; Engenharia Química e Odontologia. A análise mostrou que embora a preocupação ambiental esteja nas mais diversas áreas, a contribuição do pensamento marxiano ainda não assimilada, mesmo entre aqueles que se dedicam à temática da educação ambiental em uma perspectiva “crítica”. O que se constatou é que a questão ambiental e as propostas de educação ambiental são tratadas com viés idealista (mudança de valores, de comportamentos individuais) e politicista, relegando ao Estado e à vontade política o papel decisório sobre essa temática.

Biografia do Autor

Andreia de Bem Machado, UNIASSELVI

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, habitat de inovação, empreendedorismo,incubadora, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Gestão do Conhecimento. Atua também como professora formadora, palestrante, docente no ensino superior, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos

João Vicente Alfaya dos Santos, UFSC

Possuo graduação em Ciências Biológicas (2009) e em Filosofia (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Trabalhei como designer educacional no curso de licenciatura a distância da Universidade Federal de Santa Catarina de 2010 a 2012. Fui professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina, no departamento de Metodologia do Ensino, atuando nos cursos de Ciências Biológicas, em disciplinas como Tópicos em Biologia e Educação, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e estágio Supervisionado no ensino de Ciências. Atualmente, sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, estágio supervisionado, educação escolar, ensino de evolução biológica e formação de professores, ontologia e filosofia da ciência

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Machado, A. de B., & Santos, J. V. A. dos. (2020). Revisão integrativa: intersectando concepções de educação ambiental com referencial teórico marxiano. Educação, 45(1), e62/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644436961