Integrative review: intersecting conceptions of environmental education with a Marxian theoretical framework

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436961

Keywords:

Environmental education, Concept, Bibliometrics, Marxism

Abstract

The objective of this article is to analyze in the light of the systematic review the concept of environmental education intersecting conceptions of environmental education with the Marxian theoretical reference. To do so, the bibliometric analysis was performed from a systematic search in the Scopus database. As a result, it has been identified that research emerges from Medicine; Social Sciences; Environmental Science; Agrarian and Biological Sciences; Energy; Biochemistry, Genetics and Molecular Biology; Psychology; Engineering; Arts and Humanities; Nursing; Economics, Econometrics and Finance; Earth and Planetary Sciences; Health Professions; Mathematics; Business, Management and Accounting; Chemistry; Multidisciplinary; Immunology and Microbiology; Decision sciences; Pharmacology, Toxicology and Pharmaceuticals; Physics and Astronomy; Veterinary; Computer science; Materials science; Neuroscience; Chemical Engineering and Dentistry. The analysis showed that although the environmental concernis in the most diverse areas, the contribution of Marxian thought has not yet been assimilated, even among those who dedicate themselves to the theme of environmental education in a "critical" perspective. What has been verified is that the environmental issue and the environmental education proposals are treated with an idealistic bias (change of values, of individual behaviors) and politicist, relegating to the State and to the political will the decisive role on this theme.

Author Biographies

Andreia de Bem Machado, UNIASSELVI

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, habitat de inovação, empreendedorismo,incubadora, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Gestão do Conhecimento. Atua também como professora formadora, palestrante, docente no ensino superior, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos

João Vicente Alfaya dos Santos, UFSC

Possuo graduação em Ciências Biológicas (2009) e em Filosofia (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Trabalhei como designer educacional no curso de licenciatura a distância da Universidade Federal de Santa Catarina de 2010 a 2012. Fui professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina, no departamento de Metodologia do Ensino, atuando nos cursos de Ciências Biológicas, em disciplinas como Tópicos em Biologia e Educação, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e estágio Supervisionado no ensino de Ciências. Atualmente, sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, estágio supervisionado, educação escolar, ensino de evolução biológica e formação de professores, ontologia e filosofia da ciência

References

ANDRIOLI, Antônio Inácio. A atualidade de Marx para o debate sobre tecnologia e meio ambiente. Crítica Marxista, n.27, p.11-25, 2008

BENSAÏD, Daniel. Marx, manual de instruções. Tradução de Nair Fonseca. São Paulo: Boitempo, 2013. 190 p.

BRASIL. Constituição (1999). Lei nº No 9.795, de 27 de abril de 1999. Educação Ambiental: Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília.

BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.

BUFFA, Ester. Educação e cidadania burguesas. In: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Gaia, 2010. 327 p.

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, v. 20, n. 3), p. 780-788, 2004.

DANTAS, Gilson. Natureza atormentada, marxismo e classe trabalhadora. Brasília: Centelha Cultural, 2012. 144 p.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 2013. 254 p.

ENGELS, Friedrich. Sobre a questão da moradia. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2015. 158 p.

ENGELS, Friedrich. A dialética da natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 240 p.

FEATHER, John; STURGES, Rodney Paul. International encyclopaedia of information and library science. [2003]. Disponível em: http://mlisuok.weebly.com/uploads/2/6/9/0/26907671/international_encyclopedia_of_information_ind_librrary_science.pdf . Acesso em: 21 maio 2015.

FOSTER, John Bellamy. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. Tradução de Maria Teresa Machado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 418 p.

FOSTER, John Bellamy. A ecologia da economia política marxista. Lutas Sociais, São Paulo, n.28, p.87-104, 1o sem. 2012.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo v. XVII, n. 1 n p. 23-40 n jan.-mar. 2014.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronal de Souza (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 179-219. Disponível em: https://lieas.fe.ufrj.br/download/artigos/ARTIGO-CICLISMO_RECICLAGEM-2016.pdf. Acesso em: 30 dez. 2018.

LIMA, Gustavo da Costa. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade - Ano II – n. 5, 1999.

KAHN, Peter Henrique.; WEISS, Thea; HARRINGTON, Kit. Modeling Child–Nature Interaction in a Nature Preschool: a proof of concept. Frontiers In Psychology, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 205-215, 29 maio 2018. Mensal. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00835.

KERR, Wesley Gustavo; THOMPSON, Marjorie Acceptance of disability of sudden onset in paraplegia. Spinal Cord, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 94-102, maio 1972. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/sc.1972.16.

MARCONI, Marconi. de Andrade.; LAKATOS, Eva. Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008. 288 p.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Expressão Popular, 2009. 128 p.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. In: MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de José Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. São Paulo: Expressão Popular, 2015. 496 p.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011. 174 p.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Tradução de Álvaro Pina e Ivana Jinkings. São Paulo: Boitempo, 2010. 271 p.

MARX, Karl. Glosas críticas marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social: de um prussiano”. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 80 p.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro 1: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle: São Paulo: Boitempo, 2017a. 894 p.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro III: o processo global de produção capitalista. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017b. 980 p.

NASEER, Menson. Maria.; MAHMOOD, Ketly. Use of bibliometrics in LIS research.LIBRES: Libraryof Information Science Research Eletronic Journal, v. 19, n.2, p. 1-11, sept. 2009.

NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Editora Cortez, 2010. p. 13-34.

O’DELL, Carlos.; GRAYSON, Crayson. Jackson (1998). If only we knew what we know: identification and transfer of internal best practices. [s. n.], n. 40/3, p. 154-174.

PINKER, Steven, O novo Iluminismo: em defesa da razão, da ciência e do humanismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. 686 p.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; KOBASHI, Nair Yumiko (2009). Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 155-172, Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/21. Acesso em: 12 maio 2017.

SARTORI, Vitor Bartoletti. Direito e politicismo no Brasil; para uma análise da conjuntura nacional pré e pós golpe.Revice - Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 107-144, ago./dez. 2017.

SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p. 110-129, 2011.

SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; JUNIOR, Luiz AntonioFerraro. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.

TRENTIN, Guglielmo(2017). Telematics and on-line teacher training: the POLARIS Project. Journal Of Computer: Assisted Learning. Genova, p. 261-270. Disponível em: http://luigi-nt.itd.cnr.it/Share. Acesso em: 12 maio 2017.

TONET, Ivo. Educação e meio ambiente. REBELA, v.5, n. 3,. p. 479 – 491, 2015.

TONET, Ivo. Cidadania ou liberdade. Perspectivas, São Paulo, 22: 85-94, 1999.

TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade? Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 469-484, jul./dez. 2005

WELLMAN, Jerry. Luiz (2009. Organizational learning. [s. l.]: Palgrave MacMillian. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1057/9780230621541.

Published

2020-06-24

How to Cite

Machado, A. de B., & Santos, J. V. A. dos. (2020). Integrative review: intersecting conceptions of environmental education with a Marxian theoretical framework. Education, 45(1), e62/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644436961