O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466412Palavras-chave:
Educação Superior, Organismos Internacionais, Os Futuros da Educação.Resumo
O trabalho discute proposições atuais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior, desvelando o conceito de desenvolvimento sustentável em diversos movimentos. A metodologia utilizada para a análise dos dados é o estado do conhecimento e tem como base documentos emblemáticos disponibilizados no site da UNESCO. Três movimentos foram identificados: 1) Agenda E2030 (2015) – transposição do conceito de desenvolvimento sustentável (ONU) para a educação; 2) Os Futuros da Educação (2019...) – princípios do desenvolvimento sustentável para a educação. Aprender a se transformar (UNESCO); e 3) Conferência Mundial de Educação Superior (CMES2022) – aprendizagem para o desenvolvimento sustentável. Constrói-se uma espiral de proposições constitutivas desses movimentos destacando a sua interconexão, seus antecedentes históricos e os diversos formatos que foram se constituindo. Constata-se, nesta segunda década do século, a presença marcante do conceito de desenvolvimento sustentável nas proposições da UNESCO, para atingir o desenvolvimento humano sustentável, marcado por uma concepção de humanismo ampliado com extensão ao planeta.
Referências
AKKARI, A. A agenda internacional para educação 2030: consenso “frágil” ou instrumento de mobilização dos atores da educação no século XXI? Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 937-958, 2017. Disponível em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/8495/17775. Acesso em: 05 abr. 2022.
ALTBACH, Philip G.; DE WIT, Hans. Postpandemic outlook for higher education is bleakest for the poorest. International Higher Education. Boston, n. 102, special issue, 2020. Disponível em: https://www.internationalhighereducation.net/api-v1/article/!/action/getPdfOfArticle/articleID/2904/productID/29/filename/article-id-2904.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
BENHAYOUN, Jamal Eddine. The new global university in the post-covid-19 world. In: University World News. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200704092348232. Acesso em: 17 jun. 2021.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O conceito histórico de desenvolvimento econômico. Textos para discussão. São Paulo, n. 157, 2006. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/1973. Acesso em: 17 jun. 2021.
CARDIEL, Hugo Casanova (Coord.). Educación y pandemia: una visión académica. México: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), 2020. Disponível em:https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
CICARÉ, Adriana C. ¿Hacia dónde van las políticas públicas en educación? Una mirada internacional y mercosureña. Revista de la Secretaría del Tribunal Permanente de Revisión, Asunción, v. 7, n. 14, p. 295-312, 2019.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
COMMON WORLDS RESEARCH COLLECTIVE (CWRC). Aprender a transformarse con el mundo: educación para la supervivencia futura. Investigación y Prospectiva en Educación – Documentos de trabajo 28. Paris, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374923_spa/PDF/374923spa.pdf.multi. Acesso em: 17 jun. 2021.
COMPARATIVE EDUCATION SOCIETY OF ASIA (CESA); UNESCO BANGKOK.
Asia-Pacific Forum on the Progress Update of the International Commission on the Futures of Education. Bangkok: UNESCO, 2021. Disponível em: https://bangkok.unesco.org/content/asia-pacific-forum-progress-update-international-commission-futures-education. Acesso em: 19 maio 2021.
FACER, Keri. It’s not (just) about jobs: education for economic wellbeing. Education Research and Foresight Working Paper 29. Paris, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376150/PDF/376150eng.pdf.multi. Acesso em: 17 jun. 2021.
FAURE, Edgar et al. (Ed.). Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid/Paris: Alianza Editorial; Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciência y la Cultura, 1973.
FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
GAZCA HERRERA, Luis Alejandro. Implicaciones del coronavirus covid-19 en los processos de ensenanza en la educacion superior. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo. Guadalajara, v. 11, n. 21, jul./dic., 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672020000200137&lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2021.
INSTITUTO INTERNACIONAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA AMERICA LATINA Y CARIBE (IESALC/UNESCO). Covid-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después – análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Caracas: IESALC/UNESCO, 2020. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/COVID-19-ES-130520.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
INSTITUTO INTERNACIONAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA AMERICA LATINA Y CARIBE (IESALC/UNESCO). Declaración. In: CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (CRES), 3., 2018, Córdoba. Anais eletrônicos [...] Caracas: IESALC/UNESCO, 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/2018-07/doc_declaracaoCRES_2018.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
INSTITUTO INTERNACIONAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA AMERICA LATINA Y CARIBE (IESALC/UNESCO). Pensar más allá de los limites: perspectivas sobre los futuros de la educación superior hasta 2050. Paris: IESALC/UNESCO, 2021a. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org/en/wp-content/uploads/2021/05/Pensar-ma%CC%81s-alla%CC%81-de-los-li%CC%81mites_ES_Format_FINAL.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
INSTITUTO INTERNACIONAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA AMERICA LATINA Y CARIBE (IESALC/UNESCO). Webinar. In: PENSAR MÁS ALLÁ DE LOS LIMITES: PERSPECTIVAS SOBRE LOS FUTUROS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR HASTA 2050, 2021. Anais eletrônicos [...] Caracas: IESALC/UNESCO, 2021b. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/evento/webinar-y-lanzamiento-del-informe-pensar-mas-alla-de-los-limites-perspectivas-sobre-los-futuros-de-la-educacion-superior-hasta-2050. Acesso em: 28 maio 2021.
INAYATULLAH, Sohail. Co-creating educational futures: contradictions between the emerging future and the walled past. Education Research and Foresight Working Papers 27. Paris, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373581/PDF/373581eng.pdf.multi. Acesso em: 17 jun. 2021.
LIGAMI, Christabel. Targets and indicators necessary to track progress on SDGs. In: University World News. [S. l.], 20 May 2021. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20210519185517949. Acesso em: 17 jun. 2021.
MAUÉS, Olgaíses. Internacionalização, regulação e formação docente. In: SEMINÁRIO UNIVERSITAS: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS, 28., 2021, Anápolis. Anais eletrônicos... Anápolis: Rede Universitas, 2021. Disponível em: https://youtu.be/0fPt-qkowqQ. Acesso em: 17 jun. 2021.
MAUES, Olgaises. Ensino Superior na ótica dos organismos internacionais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 75, p. 13-30, mai./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66009/39096. Acesso em: 09/04/2022
MAUES , O. C. A Agenda Global da Educação no contexto da Covid-19. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 187 - 216, 2021a. DOI: 10.5965/1984723822492021187. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20679. Acesso em: 09/04/2022
MCCOWAN, Tristan. Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, [s. l.], 72, p. 505-523, 2016.
MIRANDA, Estela M.; TAMARIT, Francisco. Calidad, internacionalización y reconocimiento de derechos en la agenda de la investigación sobre la educación superior: Una mirada desde las conferencias regionales. Educación Superior y Sociedad, Caracas, v. 33, n. 1, p. 57-84, 2021.
MOROSINI, Marilia. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822/pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
MOROSINI, Marilia; MENTGES, Manuir José. Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 632-650, 2020.
OFICINA REGIONAL DE EDUCACIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (OREALC/UNESCO). Guía educación en emergencias en la E2030. Perfiles Educativos, Ciudad de México, v. 42, n. 168, abr./jun., 2020a. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v42n168/0185-2698-peredu-42-168-176.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
OFICINA REGIONAL DE EDUCACIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (OREALC/UNESCO). La educación en América Latina y el Caribe ante el COVID-19. Santiago, 2020b. Disponível em: https://es.unesco.org/node/322376. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. In: ONU. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em: 8 abr. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación. Los futuros de la educación: aprender a convertirse. Paris: UNESCO, 2021a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375746_spa.locale=en. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Conferencia Mundial de Educación Superior (WHEC2021): reinventando el rol y el lugar del aprendizaje en la educación superior para un futuro sostenible. Paris: UNESCO: 2021b. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/whec2021-concept-note-es.pdf Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior 2009: La nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo, communiqué. Paris: UNESCO, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000183277_spa. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el siglo XXI: visión y acción. Paris: UNESCO, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000113878_spa). Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação da Educação. Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. [S. l.]: UNESCO, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1996. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Global citizenship education: preparing learners for the challenges of the 21st century. Paris: UNESCO, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Los futuros de la educación: aprender a transformarse. (septiembre 2019 – agosto 2020). Paris, c2019a. Disponível em http://unesco.org/futuresofeducation. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Los futuros de la educación: visión y marco de los futuros de la educación. Paris: UNESCO, 2020a. Disponível em:
https://en.unesco.org/futuresofeducation/sites/default/files/2020-03/Visi%C3%B3n%20y%20marco%20de%20los%20Futuros%20de%20la%20educaci%C3%B3n.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Seminários web sobre los futuros de la humanidade y el planeta: aprender a transformar-se. Paris: UNESCO, c2019b. Disponível em: https://es.unesco.org/futuresofeducation/webinars. Acesso em: 17 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). UNESCO in brief - Mission and Mandate. Paris: UNESCO, c2021. Disponível em: https://en.unesco.org/about-us/introducing-unesco. Acesso em: 19 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Unesco world conference on education for sustainable development. Paris: UNESCO, 2020b. Disponível em: https://es.unesco.org/events/ESDfor2030. Acesso em: 17 jun. 2021.
PROGRAMA DAS NACIONES UNIDAS PARA EL DESAROLLO HUMANO (PNUD). Desarollo humano informe 1990. Colombia: Tercer Mundo Editores, 1990. Disponível em: http://desarrollohumano.org.gt/wp-content/uploads/2016/04/HDR-1990.pdf. Acesso em 17 jun. 2021.
REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. A framework to guide an education response to the covid-19 pandemic of 2020. Paris: OECD, 2020. Disponível em: https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
RIGG, Paul. Skilling for the future is the way to fight inequality. In: University World News. [S. l.], 20 May 2021. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20210519064312462. Acesso em: 17 jun. 2021.
RISTOFF, Dilvo. Rumo à Conferência Mundial de Educação. In: Educa 2022. [S. l.], 2021. Disponível em:
https://www.educa2022.com/post/rumo-%C3%A0-confer%C3%AAncia-mundial-de-educa%C3%A7%C3%A3o-superior. Acesso em: 17 jun. 2021.
SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
SANTOS et al. Prioridades para a Agenda internacional da educação, aprendizagem, qualidade do ensino e avaliação. Temas em educação e saúde, Araraquara, v.16, n.2, p.689 – 704, jul-dez. 2020.
SEN, Amartya. The idea of justice. Cambridge: Belknap Press of Harvard University Press, 2011.
WORLD BANK GROUP. The covid-19 crisis response: supporting tertiary education for continuity, adaptation, and innovation. Washington, DC: World Bank Group, 2020. Disponível em: http://pubdocs.worldbank.org/en/621991586463915490/WB-Tertiary-Ed-and-Covid-19-Crisis-for-publicuse-April-9.pdf. Acesso em: 12.04.21
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________