O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466412

Palavras-chave:

Educação Superior, Organismos Internacionais, Os Futuros da Educação.

Resumo

O trabalho discute proposições atuais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior, desvelando o conceito de desenvolvimento sustentável em diversos movimentos. A metodologia utilizada para a análise dos dados é o estado do conhecimento e tem como base documentos emblemáticos disponibilizados no site da UNESCO. Três movimentos foram identificados: 1) Agenda E2030 (2015) – transposição do conceito de desenvolvimento sustentável (ONU) para a educação; 2) Os Futuros da Educação (2019...) – princípios do desenvolvimento sustentável para a educação. Aprender a se transformar (UNESCO); e 3) Conferência Mundial de Educação Superior (CMES2022) – aprendizagem para o desenvolvimento sustentável. Constrói-se uma espiral de proposições constitutivas desses movimentos destacando a sua interconexão, seus antecedentes históricos e os diversos formatos que foram se constituindo. Constata-se, nesta segunda década do século, a presença marcante do conceito de desenvolvimento sustentável nas proposições da UNESCO, para atingir o desenvolvimento humano sustentável, marcado por uma concepção de humanismo ampliado com extensão ao planeta.

Biografia do Autor

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutora Educaçao UFRGS. PD Universidade do Texas at Austin. Professora Titular PUCRS. Professora aposentada UFRGS. Pesquisadora A1 CNPq. PPGedu. Coord.a CEES - Centro de Estudos em Educaçao Superior; Coord.a Rede RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educaçao Superior.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Morosini, M. C. (2022). O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO. Educação, 47(1), e92/1–33. https://doi.org/10.5902/1984644466412