O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466412Parole chiave:
Educação Superior, Organismos Internacionais, Os Futuros da Educação.Abstract
O trabalho discute proposições atuais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior, desvelando o conceito de desenvolvimento sustentável em diversos movimentos. A metodologia utilizada para a análise dos dados é o estado do conhecimento e tem como base documentos emblemáticos disponibilizados no site da UNESCO. Três movimentos foram identificados: 1) Agenda E2030 (2015) – transposição do conceito de desenvolvimento sustentável (ONU) para a educação; 2) Os Futuros da Educação (2019...) – princípios do desenvolvimento sustentável para a educação. Aprender a se transformar (UNESCO); e 3) Conferência Mundial de Educação Superior (CMES2022) – aprendizagem para o desenvolvimento sustentável. Constrói-se uma espiral de proposições constitutivas desses movimentos destacando a sua interconexão, seus antecedentes históricos e os diversos formatos que foram se constituindo. Constata-se, nesta segunda década do século, a presença marcante do conceito de desenvolvimento sustentável nas proposições da UNESCO, para atingir o desenvolvimento humano sustentável, marcado por uma concepção de humanismo ampliado com extensão ao planeta.
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