<b>Educação Superior: universidade e o projeto de formação cidadã</b>

Autores

  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Cleoni Maria Barboza Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442974

Palavras-chave:

Higher education, pedagogy university, social commitment, CEES.

Resumo

Este texto é resultante de reuniões de estudo e de pesquisa no Centro de Estudos de Educação Superior – CEES e de diferentes produções nos grupos de pesquisa  das autoras e se propõe a fazer uma discussão sobre a Educação Superior, universidade, a sociedade e a democratização das práticas sociais, compreendendo que é necessário mirar para processos de internacionalização do campo da Educação e, especialmente neste texto, do campo da Pedagogia Universitária. Contextualiza a temática na crise da modernidade, sinalizando implicações para o compromisso ético-político da universidade, da formação pedagógica de professores e sinaliza para condicionantes socioeconômicos, políticos e culturais.


Palavras-chave: Educação Superior, Pedagogia Universitária, compromisso social; CEES.

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2011). <b>Educação Superior: universidade e o projeto de formação cidadã</b>. Educação, 36(3), 465–481. https://doi.org/10.5902/198464442974

Edição

Seção

Dossiê: Docência na Educação Superior