Atividades formativas curriculares: desafios, possibilidades e proposições para a formação de professores para o ensino jurídico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473493

Palavras-chave:

Formação didático-pedagógica, Ensino jurídico, Currículo, Mestrado, Doutorado

Resumo

A formação didático-pedagógica dos professores do ensino jurídico é um grande desafio na área. Não existem resoluções que tratem da formação de professores para o Ensino Superior, apenas o indicativo do artigo 66 da LDB, que aponta os cursos de mestrado e doutorado como responsáveis prioritários por essa formação. Nesse contexto, questiona-se: de que maneira os egressos percebem a formação didático-pedagógica oferecida por meio das atividades formativas curriculares nos cursos de mestrado e doutorado em Direito e, consequentemente, quais são suas implicações para o ser e fazer docente dos professores do ensino jurídico? Assim, o objetivo desta investigação consiste em analisar criticamente as implicações da formação didático-pedagógica oferecida por meio das atividades formativas curriculares dos cursos acadêmicos de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, tendo como premissa as percepções dos egressos em relação às atividades vivenciadas. A pesquisa bibliográfica e de campo, o tratamento qualitativo dos dados e a análise de conteúdo foram os encaminhamentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas a partir de questionário semiestruturado com 90 professores do ensino jurídico que são egressos dos cursos de mestrado ou doutorado em Direito localizados no estado do Paraná, no período de 2017 a 2020. Nas considerações finais, verifica-se que não basta apenas oferecer atividades formativas curriculares; é importante construir uma cultura institucional de participação dos estudantes nessas atividades, bem como um processo contínuo de avaliação das estratégias adotadas e da intencionalidade formativa na consecução do projeto educacional almejado, seja para conservá-lo ou transformá-lo.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Discente do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do grupo de pesquisas e estudos Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) cadastrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do Programa de stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Curriculo, Formação e Trabalho Docente.

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

Tiroli, L. G., & Santos, A. R. de J. (2024). Atividades formativas curriculares: desafios, possibilidades e proposições para a formação de professores para o ensino jurídico. Educação, 49(1), e61/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644473493